Os laptops superaram os desktops na preferência dos consumidores residenciais brasileiros, invertendo a proporção de um ano atrás. Agora, os portáteis representam 55,6% dos equipamentos nos lares do país, contra 42,4% dos desktops e 2% dos tablets, aponta um estudo da consultoria CVA Solutions.
A pesquisa ainda indica que a Positivo é a marca de desktop mais presente nas residências do Brasil, representada por 12,1% dos equipamentos existentes.
A participação somada das empresas brasileiras chega a quase 35%. Entre os notebooks, a participação das marcas nacionais cai para 21,4% e a liderança do segmento fica com a americana Dell.
Sandro Cimatti, sócio diretor da CVA, explica que as marcas brasileiras conseguem bons números no ramo de PCs de mesa desktops porque oferecem preços baixos. O mercado de laptops, no entanto, exige produtos de mais qualidade e privilegia marcas mais fortes.
"No desktop, o conceito de marca é fraco: o monitor, por exemplo, pode ser da Samsung e a CPU, não" , explica o executivo, em reportagem da Folha de S. Paulo. "No dispositivo móvel a marca dá status. Como as estrangeiras são mais fortes que as nacionais, levam vantagem. É mais legal exibir um Apple que um Positivo", conclui.