Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 15:17 Pesquisa avançada

O Fuduntu chegou ao fim.

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

O Fuduntu chegou ao fim.

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 18 de Abril 2013, 15:06

O Fuduntu, distribuição que está na estrada desde 2010 e vinha mantendo um ambiente baseado no GTK2 e que há 10 dias lançou sua nova versão, não terá mais novos recursos adicionados (exceto alguns já em andamento), lançará apenas mais a próxima versão, e encerrará as atualizações e suporte já no final de setembro.

Fuduntu é uma distribuição Linux que mescla características do Fedora com Ubuntu. Em poucas palavras, Fuduntu tenta se encaixar em algum lugar entre o Fedora e Ubuntu, ela usa pacotes RPM como o Fedora e é focada no software de ponta (desde que não interfira com a estabilidade) como o Ubuntu.

A razão é a própria situação do GTK2 e do GNOME 2: por mais que haja usuários interessados neles (e há), o desenvolvimento de aplicativos e dos próprios componentes essenciais dos sistemas está sendo interrompido, em alguns casos já até mesmo sem disponibilidade de correções e atualizações de segurança, conforme os desenvolvedores adotam o GTK3 ou outros sistemas.

Parte dos integrantes do projeto está discutindo a possibilidade de continuar trabalhando em conjunto em outro software, e já se falou numa variante do Fuduntu baseada no KDE. A conferir.

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: O Fuduntu chegou ao fim.

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 18 de Abril 2013, 15:15

Já ouvi por aí, que iam adoptar uma base OpenSUSE... É aguardar!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 18 de Abril 2013, 15:40

Claudio Novais (18-04-2013, 14:33) escreveu:Entretanto, só queria dizer isto: 8)

Em minha defesa, lembrei-me do trevo, não tenho culpa de não ser o único :upsiu:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor abdo » Qui, 18 de Abril 2013, 23:13

Não vejo porque encerrar?
Se não gostam das modernas interfaces como unity, gnome shell o que impede de mudar para uma interface que continua evoluindo e tem similariedade gom o gnome2, me refiro no caso ao XCFE, ou então optam por uma outra, porque simplesmente parar o desenvolvimento deixando orfão uma legião de utilizadores (mesmo que fossem poucas dezenas) que acreditavam/gostavam do projeto.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 18 de Abril 2013, 23:31

Eu estive a testar essa distro e até gostei por ser rolling distro e por ser bastante fluída mas é uma pena o suporte a essa distro acabar e até tinha instalado no meu pc numa partição a parte, mas com a seguinte noticia eu apaguei logo essa distro do meu pc e mudei para outra rolling distro e deixei o ubuntu na outra partição como estava.
nuno_nunes

Voltar para Notícias