Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 5:27 Pesquisa avançada

Brasil terá um computador por habitante em 2016

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Re: Brasil terá um computador por habitante em 2016

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 23 de Abril 2013, 11:25

Fixo? WTF?

Vou a uma loja e digo assim: "olhe quero comprar um fixo!". Sabes o que me dizem? "Aguarde uns minutos que vou telefonar para a casa dos tolos"! 8)

Computador sempre foi o dispositivo que nós conhecemos, apenas começaram a dotar funcionalidades iguais aos smartphones e depois fizeram crescer os smartphones para tablets. É como dizeres agora que um tablet é um celular (telemovel). Ok, podes dizer, mas estás a chamar nomes a uma tecnologia que tem outro nome.

Tal como o exemplo do carro esta tua ideia também se aplica. Aliás, aqui até podemos evoluir para algo ainda mais sem noção: um carro agora é um computador. Não faz sentido Luís. Podes dizer que é dotado de tecnologia à mesma imagem e até podes chamar-lhe disso se quiseres, mas verdade é que não é o nome desse dispositivo nem muito menos uma categoria. Eu não chamo fixo.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 23 de Abril 2013, 11:30

Claudio Novais (23-04-2013, 10:05) escreveu:Não me parece que estejas correto Luís. São tudo dispositivos capazes de computar, ok, mas computador sempre foi um dispositivo de processamento munido monitor+teclado+mouse. Não estritamente mas isto.

Já agora, nem sempre o computador esteve munido de monitor+teclado+mouse :sneaky: (isso é na computação moderna e denominado de PC xD ) ou já te esqueceste dos antigos computadores em que o INPUT era feito com cartões perfurados e a saída através de simples lâmpadas a acender e a apagar, ou então uma tira de papel perfurada com o resultado?

Claudio Novais (23-04-2013, 10:05) escreveu:E de facto, se assim fôssemos englobar tudo no mesmo saco chamarias a tudo carros/veículos, ok, mas não distinguias. O mesmo acontecia com outros aspetos da vida. Quando se dá nome a uma coisa não vamos generalizar a tudo o que é parecido. Caso contrário dizes que vais vestir calçado ou calçar roupa ou, no caso dos computadores, vais fazer uma chamada telefónica com o teu computador da Nokia. Não faz sentido. :|

VoIP, Skype, Ekiga? Quem disse que não podias fazer chamadas por computador? :sneaky:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 23 de Abril 2013, 11:34

Portanto, as tuas placas de eletrónica são computadores, é essa a tua conclusão?

Eu não disse que não podias fazer chamadas por computador, ora lê bem. ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 23 de Abril 2013, 11:42

Claudio Novais (23-04-2013, 10:25) escreveu:Fixo? WTF?

Vou a uma loja e digo assim: "olhe quero comprar um fixo!". Sabes o que me dizem? "Aguarde uns minutos que vou telefonar para a casa dos tolos"! 8)

Computador sempre foi o dispositivo que nós conhecemos, apenas começaram a dotar funcionalidades iguais aos smartphones e depois fizeram crescer os smartphones para tablets. É como dizeres agora que um tablet é um celular (telemovel). Ok, podes dizer, mas estás a chamar nomes a uma tecnologia que tem outro nome.

Tal como o exemplo do carro esta tua ideia também se aplica. Aliás, aqui até podemos evoluir para algo ainda mais sem noção: um carro agora é um computador. Não faz sentido Luís. Podes dizer que é dotado de tecnologia à mesma imagem e até podes chamar-lhe disso se quiseres, mas verdade é que não é o nome desse dispositivo nem muito menos uma categoria. Eu não chamo fixo.

Podes ir a uma loja e pedir um Computador Fixo sem que te chamem de tolo! :roll:

A tecnologia de que falas, desconheço, porque o nome dado a cada um destes dispositivo não passa de questões técnicas e processos de meter tudo o que antigamente se encontrava espalhado numa típica Motherboard, num único CI. Tal como os primeiros "PC" que passaram de gigantescos computadores do tamanho de uma sala, para um gabinete pequeno que pode estar na nossa secretária... :|

A tecnologia tal como a vemos, está a cada passo a tornar o carro num autêntico computador com rodas, de maneira que os seus passageiros não tenham de fazer absolutamente nada senão usufruir da viagem! E no caso do carro, é um Computador Embarcado/Embutido, já que o computador tem como periféricos tudo o que é vital para que o carro funcione!

Já há carros, em que se tu deres cabo do seu CPU, tens de abrir um buraco por baixo e fazer como os Flintstones, ou não sais do sítio.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 23 de Abril 2013, 11:49

Claudio Novais (23-04-2013, 10:34) escreveu:Portanto, as tuas placas de eletrónica são computadores, é essa a tua conclusão?

Não, errado. Nem todas as placas que faço possuem algum CPU, logo dificilmente seriam computadores! :sneaky: Não confundas as coisas!

Mas por exemplo as impressoras e scanners, são Computadores Embarcados/Embutidos, já que têm de descodificar/codificar, descomprimir/comprimir dados de/para periféricos.

Claudio Novais (23-04-2013, 10:34) escreveu:Eu não disse que não podias fazer chamadas por computador, ora lê bem. ;)

Foste tu que disseste isto:
(...) vais fazer uma chamada telefónica com o teu computador da Nokia. Não faz sentido.
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 23 de Abril 2013, 12:46

Mas os computadores a válvulas tinham CPU? (eu sei que na prática o conjunto podia dar isso) O que fazia desses computadores mais que computadores que as tuas placas!?

Lá está sobre a impressora. Então tal como pedes um computador fixo, vai a uma loja e pede um computador impressora. ¬¬

Precisamente! Estava a chamar computador a um celular (telemovel) nokia propositadamente. Sarcasmo!? :p
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 23 de Abril 2013, 13:22

Claudio Novais (23-04-2013, 11:46) escreveu:Mas os computadores a válvulas tinham CPU? (eu sei que na prática o conjunto podia dar isso) O que fazia desses computadores mais que computadores que as tuas placas!?

Lá está sobre a impressora. Então tal como pedes um computador fixo, vai a uma loja e pede um computador impressora. ¬¬

Precisamente! Estava a chamar computador a um celular (telemovel) nokia propositadamente. Sarcasmo!? :p

Computador impressora? Não coloquei nenhuma categoria chamada impressora? o.0

Até agora só tens dado desculpas, mas nada de concreto, ou seja, andas a contornar algo que sabes que é uma condição verdadeira!

Os computadores actuais não têm válvulas, é certo, mas têm milhões de transístores no seu lugar! Posso construir um CPU simples, com centenas de transístores, mas nem todas as placas electrónicas têm transístores! Aliás, eu fiz um sistema de controlo inteligente de um motor de tracção, mas não requer CPU e nem computa nada. Apesar de ser apelidado de inteligente, ele apenas ajusta a saída tendo em conta a entrada, mas não há nada de inteligente naquilo a não ser a mente que o projectou xD Trata-se apenas de um simples circuito de electrónica de regulação e de comando!
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 23 de Abril 2013, 15:15

Luis Cardoso (23-04-2013, 10:49) escreveu:Mas por exemplo as impressoras e scanners, são Computadores Embarcados/Embutidos, já que têm de descodificar/codificar, descomprimir/comprimir dados de/para periféricos.

Luis Cardoso (23-04-2013, 12:22) escreveu:Computador impressora? Não coloquei nenhuma categoria chamada impressora? o.0

O que eu estava a dizer do "computador impressora" era a fazer uma analogia ao "pedido de computador fixo". Só isso.

Claro que podemos dizer que um smartphone é um resultado da evolução de um celular e de um desktop a convergirem. Claro que podemos dizer que um smartphone é um pequeno computador, mas ele chama-se computador.

Isto não são exemplos, desculpas. Isto é um facto. Um smartphone é um smartphone e um computador é um computador. Agora se podes dizer que um smartphone é um computador, ok, tudo bem, podes caracterizá-lo como tal, mas não metas tudo no mesmo saco porque se assim fosse todos os dispositivos com um pequeno chip processamento passariam a ser computadores. O que é errado.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Ter, 23 de Abril 2013, 16:06

Pronto, vejo que na tua mentalidade faz um pouco de confusão... Mas ok, desktop é na realidade um computador de secretária, entendido como fixo, mas na realidade também pode ser móvel, mas não convém enquanto ligado! Daí ser lógico pedir-se um COMPUTADOR FIXO, mas é mais chique usar os estrangeirismos e dizer DESKTOP...

Já viste como o marketing está tão bem feito? Está de tal maneira enraizado, que mesmo dizendo que uma pedra é uma pedra, mas que se o marketing diz que é um rubi, para ti não é mais uma pedra, quando na realidade é uma pedra da categoria preciosa, ficando: pedra preciosa rubi.

Tal como nós Humanos somos: Homo → Sapiens → Sapiens → ... → Masculino | Feminino

Tens:
... → Computador → Fixo | Portátil/Móvel | Embarcado/Embutido | Híbrido
No caso de Portátil/Móvel → Notebook | Netbook | PDA | Smartphone | Tablet | etc...

Mas pronto, se não consideras como computador, eu percebo! Também não estás dentro do ramo da electrónica, logo não és obrigado a saber estas coisas, mas partilhei apenas para cultura geral...
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 23 de Abril 2013, 16:13

Luís, para mim um computador é um computador e não um "fixo" ou um "computador fixo". Não é ser chique ou não. Computador entra no grupo dos portáteis e dos tais fixos, ok. Mas dizer que é um fixo? Qual fixo? É um computador, ponto. Se queres especificar, não dizes fixo, provavelmente dizes torre.

E agora a tua resposta, porque não compreendes analogias, vai ser: "torre? Mas isso não é uma coisa em pedra/cimento!?". Pois, verdade. São nomes que se dá! Tal como se dá a um smartphone o nome de smartphone e não de computador como queres e continuas a sugerir. Ok que é um "mini computador", mas chama-se smartphone. Claro que os smartphones têm um nível de processamento suficiente para utilizar um "UBuntu for desktop", ok, mas isso não significa que seja um computador.

Novamente repito, é como agora quereres dizer que um carro é um computador pois podes também pôr o Ubuntu no monitor central que ele tem. OK, podes chamar o que quiseres, mas não deixa de ser um carro.

São nomes que se dá para distinguir. E se são para distinguir não faz sentido andar a meter tudo no mesmo saco. É como agora chamar a um computador de calculadora. Ok novamente, há gente que o faz e certamente tu próprio o fazes. Mas faz algum sentido? Faz o pequeníssimo sentido quando se pode dizer que o computador é a evolução da calculadora, mas isso não deixa de ser algo errado chamar-lhe de "calculadora" quando essa palavra refere-se a máquinas de calcular, comuns nas escolas por exemplo.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

AnteriorPróximo

Voltar para Notícias Gerais