Colégio Pedro II
O Colégio Pedro II é uma tradicional instituição de ensino público federal, localizada no estado do Rio de Janeiro, no Brasil. É o segundo mais antigo dentre os colégios em atividade no país (o mais antigo é o Atheneu Norte-Riograndense). É nomeado em homenagem ao imperador do Brasil D. Pedro II.
Fundado na época do período regencial brasileiro, integrava um projeto civilizatório mais amplo do império do Brasil, do qual faziam parte a fundação do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o Arquivo Público do Império, seus contemporâneos. No plano da educação pretendia-se a formação de uma elite nacional. Deste modo, a instituição propunha-se formar quadros políticos e intelectuais para os postos da alta administração, principalmente pública.
Conta com 12 unidades escolares na cidade do Rio de Janeiro nos bairros do Centro, São Cristóvão (3 unidades), Humaitá (2 unidades), Tijuca (2 unidades), Engenho Novo (2 unidades) e Realengo (2 unidades). Também possui uma unidade em Niterói e outra em Duque de Caxias. (Fonte:
Wikipédia - Colégio Pedro II)
O que me deslumbra no aluno do Pedro II não é o estudante, mas o tipo humano. (...) mas que natureza cálida, que apetite vital, que ferocidade dionisíaca. Olhem para nossas ruas. Em cada canto há alguem conspirando contra a vida. Não o aluno do Pedro II. Há quem diga, e eu concordo, que ele é a única sanidade mental do Brasil. E realmente, não há por lá os soturnos, os mercenários, os augustos dos anjos. Os outros brasileiros deviam aprender a rir com os alunos do Pedro II. (Nelson Rodrigues)
Vídeo feito pelos alunos da unidade de São Cristóvão. Formandos de 2012.O Colégio Pedro II é a escola mais querida do estado do Rio de Janeiro. Apesar de ser uma escola pública, os alunos que querem ingressar lá, devem fazer uma prova, como um vestibular.