O diretor de engenharia da Adobe para a plataforma web, Vincent Hardy, confirmou que a empresa não está tomando partido no fork do motor de renderização web Blink mas irá contribuir tanto para o WebKit como para o Blink, uma vez que se tratam de ferramentas open source. Em um post no blog oficial da empresa, Hardy destacou que a “Adobe contribui ativamente com os Web standards e implementações do navegador” – principalmente WebKit e Chromium, mas a empresa tem também algumas contribuições Gecko em seu nome.
Hardy faz referência a Brendan Eich, da Mozilla, que escreveu “A web necessita de várias implementações de seus padrões de evolução para mantê-los interoperáveis”. Hardy observa que “certificar-se que WebKit, Blink e outros motores de navegador interoperam é mais importante do que nunca” e que parte da iniciativa é garantir que a interoperabilidade possa ser alcançada pela contribuição em código livre a navegadores open source.
Entre as razões para as contribuições é que as ferramentas da Adobe Edge Tools tem utilizado o Chromium Embedded Framework (CEF) como plataforma de renderização por aproximadamente um ano e por isso é do interesse da Adobe contribuir para o Blink, que agora estará no core do CEF. A Adobe também quer garantir que novos recursos para a web estejam disponíveis em navegadores abertos; esta tem sido a principal razão para a colaboração com a Mozilla e agora é por isso também que irá contribuir com o WebKit, bem como com o Blink.
Hardy afirma que a política do Blink de não haver prefixos para recursos da web e a exigência de novos recursos experimentais para estar habilitado no navegador é algo bom para a web, uma vez que permitirá que projetos de características padrão sejam mantidos fora de web sites em produção e reduzirá as dores de cabeça relacionadas à compatibilidade de navegadores no futuro.
Com informações de The H Online