p0ng » Dom Nov 13, 2011 12:23 am escreveu:Acho que o maior problema em relação ao Unity (e o Gnome 3) é a mudança. Eu mesmo fiquei indignado quando instalei o Gnome 3 e mal pude customizá-lo, como fazia no Gnome 2. A partir disso, todo e qualquer problema eu já pensava em mudar, voltar ao XFCE, tudo isso porque eu não estava acostumado com o novo ambiente.
Hoje eu já uso o Gnome 3 no meu sistema (no PC e notebook) e estou bem satisfeito. Até acho o Unity mais agradável. Garanto que isso não aconteceria caso eu tivesse mudado do Gnome 2 para o Unity.
O mesmo aconteceu comigo. Torci o nariz quando da ideia de haver um GNOME 3, acompanhei o desenvolvimento sem maior interesse, fiquei satisfeito por saber que o Ubuntu naquele momento não o adotaria -- mas criaria seu próprio shell. Usei pouco no Natty, mas desde o Alpha 3 que venho usando o Unity e, realmente, mesmo no 2D, tenho sido bem mais produtivo que antes.
Só tenho a agradecer a todos os voluntários que trabalham arduamente para nos darem algo que funciona! E que funciona cada vez melhor. Eu instalo o Ubuntu e poucas alterações faço. Ele já traz quase tudo o que preciso. Sim, não sou um "power user", mas acho que para o utilizador comum (que navega pela web, ouve música, escreve uns textos, vê uns filmes e gere a sua biblioteca digital de fotografias), o Ubuntu serve perfeitamente.
Como um Ubuntu Leader, eu tenho que dizer que é a você e aos demais usuários que devemos ser gratos. Pois é o feedback de toda a comunidade que faz o Projeto saber que rumo tomar, para o bem da Comunidade Ubuntu. O Projeto Ubuntu é tão bem-sucedido que até mesmo outras distribuições mais antigas começam a adotar procedimentos e estruturas similares à nossa (não vou citar nomes, mas apenas uma cor: azul
)
Acredita que esse foi o motivo que me fez mudar do Ubuntu para o Arch Linux (fui do Arch para o Ubuntu e depois voltei para o Arch)? Não que o Ubuntu seja ruim. Muito pelo contrário, ele é muito bom. E é bom até demais!!! Não conseguia fazer nada. E isso é fundamental para um usuário iniciante em Linux.
Uma amiga minha está entusiasmada com o Ubuntu 11.10. Já esteve em palestra de lançamento do Ubuntu aqui na cidade, baixou uma VM, instalou e está adorando o sistema. Se isso fosse com outra distribuição, aposto como ela ficaria menos interessada. E acho que é isso que falta: um pouco de boa vontade na hora de julgar um sistema novo, diferente do que já foi feito e que, como foi dito, não voltará atrás.
Eu também prefiro ter o controle no que o Ubuntu faz, e eu tenho esse controle. Claro, são cinco anos devorando tudo o que posso sobre o Linux e sua administração sob o Ubuntu, e isto faz diferença.
Sem querer fugir do tópico, mas eu particularmente não usaria uma distribuição rolling release, sendo novato no Linux; me parece ser menos estável para usar como um usuário comum.
O sistema irá melhorar, naturalmente. Mas acho que o principal é olhá-lo com uma visão otimista.
Bom que você pensa assim!
Desculpem se falei besteira. Me senti bastante à vontade aqui, debatendo sobre Linux e em português!!
Nunca se fala besteira. Estamos aqui para construir o conhecimento!