Bem-vindo: Dom, 24 de Novembro 2024, 0:37 Pesquisa avançada

Ajuda com GNOME 3.8

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Ajuda com GNOME 3.8

Mensagempor etimarques » Sex, 26 de Abril 2013, 12:56

Boa tarde pessoal
Acabei de instalar a actualização para o 13.04. Correu tudo bem, aproveite e fiz tambem a actualização para o gnome 3.8. Já não correu lá muito bem.
Só fiquei com uma extensão a funcionar. Obviamente alterou-me tudo.
Preciso de saber se posso fazer um "rool-back" para a versão que tinha (3.6), ou se é melhor ficar com esta e esperar que existam actualizações???
Já agora se for viável fazer um "roll-back", como se faz??

Obrigado

etimarques

Re: Ajuda com GNOME 3.8

Mensagempor Xterminator » Sex, 26 de Abril 2013, 13:37

1 - Faça um backup das extensões instaladas.
mv .local/share/gnome-shell/extensions /home/usuário/extensions.backup

2 - Reinicie o shell ALT+F2+r, a partir daí algumas extensões provavelmente voltarão a funcionar bastando ativá-las no gnome-tweak-tool, caso não funcione verifique se você tem o pacote gnome-shell-extensions instalado.

3 - Após fazer estes procedimentos,acesse o site http://extensions.gnome.org e verifique quais extensões já são compatíveis e instale-as.

4- Acesse o backup de extensões que você fez, e verifique quais realmente você precisa, que ainda não são compatíveis que eu posso te dizer como fazê-las funcionar, não funciona para todas, mas funciona para a maioria.

Boa sorte.
Xterminator

Mensagempor etimarques » Sex, 26 de Abril 2013, 13:46

Obrigado pela a ajuda. Entretanto já reparei nisso. Por exemplo a extensão do tempo não funciona, a dos temas funciona ao "pé coxinho". Ao seleccionar um tema diferente fico com o ambiente de trabalho branco, mas com icons corretos.

Já encontrei a resposta, pelo menos para já.

"Após a atualização, você terá mais recente versão do Gnome Shell disponível, com muitos aplicativos e utilitários da versão correspondente. Note que alguns ainda vão ficar na versão 3.6.x, pelo menos por enquanto.

Você não pode usar qualquer uma das extensões, temas GTK ou GS que você está usando no Gnome 3,6, devido à incompatibilidade de costume, mas você pode e deve testar a sua portabilidade, se você é um criador, para ser um dos primeiros a oferecer conteúdo para a versão 3.8."

Fonte:
World of Gnome

etimarques

Mensagempor Xterminator » Sex, 26 de Abril 2013, 14:05

etimarques (26-04-2013, 12:46) escreveu:Obrigado pela a ajuda. Entretanto já reparei nisso. Por exemplo a extensão do tempo não funciona, a dos temas funciona ao "pé coxinho". Ao seleccionar um tema diferente fico com o ambiente de trabalho branco, mas com icons corretos.

Já encontrei a resposta, pelo menos para já.

"Após a atualização, você terá mais recente versão do Gnome Shell disponível, com muitos aplicativos e utilitários da versão correspondente. Note que alguns ainda vão ficar na versão 3.6.x, pelo menos por enquanto.

Você não pode usar qualquer uma das extensões, temas GTK ou GS que você está usando no Gnome 3,6, devido à incompatibilidade de costume, mas você pode e deve testar a sua portabilidade, se você é um criador, para ser um dos primeiros a oferecer conteúdo para a versão 3.8."

Fonte:
World of Gnome

A Extensão do tempo é uma das minhas preferidas e funciona normalmente, basta instalar pelo site.
Quanto aos temas hoje deve ter uns 4 pelo menos que são compatíveis com o 3.8, sendo que um deles eu mantenho sempre atualizado, pois é o único que eu utilizo e foi modificado a partir do tema original, é um tema simples e adaptado para meu gosto.
http://gnome-look.org/content/show.php/ ... ent=155167

Quanto a testar a portabilidade, isto consiste em acessar o diretório da extensão, abrir o arquivo metadata.json, e alterar a versão do gnome-shell, por exemplo digite em um terminal.

gnome-shell --version
isto deve retornar algo como 3.8.0
se na extensão estiver

shell-version "3.6.2"
troque por "3.8.0" e veja se funciona, isto não vai gerar problema algum, o máximo que vai acontecer é a extensão não funcionar.
Editado pela última vez por Xterminator em Sex, 26 de Abril 2013, 14:15, em um total de 1 vez.
Xterminator

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 26 de Abril 2013, 14:09

E para quem gosta de ambientes claros (para além do tema padrão que gosto muito) existe um muito bonito que eu cheguei a partilhar no tópico dos desktops:

Sobre haver ainda muitas extensões sem compatibilidades, é normal que isso aconteça. É esperar um pouco que elas devem aparecer! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor etimarques » Sex, 26 de Abril 2013, 14:21

Obrigado pela ajuda.
o retorno é "shell-version 3.8.1.
E não consigo mesmo reactivar a shell do tempo. Já tentei do proprio site e continua a dar erro. Quanto ao tema já alterei.
Muito obrigado

etimarques

Mensagempor Xterminator » Sex, 26 de Abril 2013, 14:28

etimarques (26-04-2013, 13:21) escreveu:Obrigado pela ajuda.
o retorno é "shell-version 3.8.1.
E não consigo mesmo reactivar a shell do tempo. Já tentei do proprio site e continua a dar erro. Quanto ao tema já alterei.
Muito obrigado

Qual o erro, se for nas configurações você está com a versão errada da extensão.
Xterminator

Mensagempor etimarques » Sex, 26 de Abril 2013, 14:32

já removi, e voltei a instalar. Não sei que erro me dá, mas na pagina das extensões do gnome dá indicação de erro, e na ferramenta de ajuste dá indicação de "erro ao carregar a extensão"

etimarques

Mensagempor Xterminator » Sex, 26 de Abril 2013, 14:37

etimarques (26-04-2013, 13:32) escreveu:já removi, e voltei a instalar. Não sei que erro me dá, mas na pagina das extensões do gnome dá indicação de erro, e na ferramenta de ajuste dá indicação de "erro ao carregar a extensão"

Pode me enviar uma captura de tela com o erro?

pois aqui funciona perfeitamente.

Xterminator

Mensagempor etimarques » Sex, 26 de Abril 2013, 15:16

Desculpa a minha ignorância, mas como faço para colocar imagens?

etimarques

Próximo

Voltar para Questões gerais