Bem-vindo: Dom, 1 de Dezembro 2024, 0:07 Pesquisa avançada

Zuckerberg e outros empresários da web criam grupo político

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Zuckerberg e outros empresários da web criam grupo político

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 11 de Abril 2013, 19:39

Foi anunciado hoje o nascimento do grupo de lobby político FWD.us (pronuncia-se Foward U.S.). O grupo foi fundado por grandes nomes do setor tecnológico, como Zuckerberg, Drew Houston (fundador e CEO do Dropbox) e Reid Hoffman (co-fundador do LinkedIn), dentre outros. A intenção dos empresários é adquirir força e apoio popular para influir em grandes decisões políticas nos EUA, não só no setor de internet, mas também na educação e até imigração, por exemplo.

A notícia saiu no Tech Crunch. Imigração, aliás, é o principal foco de influência para o FWD.us no momento, uma vez que no próximo dia 17 o senado americano vai ter uma audiência a respeito da reforma no setor. Além do poder de seus fundadores, o grupo conta ainda com o apoio do Google, Yahoo, Instagram, Netflix, PayPal e assim por diante, numa lista de tamanho surpreendente. Essa associação provavelmente ainda vai dar muito assunto, pois, dada a popularidade que a maioria desses sites tem com o público geral, a tendência do FWD.us é crescer cada vez mais.


Referências:



Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011

Re: Zuckerberg e outros empresários da web criam grupo polít

Mensagempor Rafael Schonberg » Qui, 11 de Abril 2013, 20:32

Ainda mais poder para essas potências? Eles já têm o monopólio e ainda querem mais.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: Zuckerberg e outros empresários da web criam grupo polít

Mensagempor Bitetti » Sex, 12 de Abril 2013, 15:01

De uma certa forma isso pode ser bom, pelo menos é um grupo "mais ou menos" identificado com o proposito e necessidade geral da web.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Zuckerberg e outros empresários da web criam grupo polít

Mensagempor samuelcsouza » Seg, 29 de Abril 2013, 2:32

Um tema de pesquisa para pensar no futuro: a ascensão política de atores ligados às novas empresas surgidas com a internet nos últimos 30 anos. Penso se aqueles que controlam essas empresas fazem parte daquilo que poderia ser a "Elite do Poder" (conceito criado pelo sociólogo Charles Wright Mills) norte-americana, a classe social que controla as principais posições nas empresas, os principais cargos no governo e no exército, que concentra muito poder político e vem mantendo seu status ao longo dos últimos 100 anos. Sem saber a origem social desses novos atores (como Zuckerberg ou Page) não dá para inferir muita coisa, mas pensando serem eles de origem diversa da Elite do Poder, eles seriam outsiders que estariam mudando a balança de poder, com implicações econômicas, políticas e em termos de uma mudança da visão de mundo que se desenvolve com a nova economia que tais atores criaram e que são protagonistas. Acho isso muito interessante :yeah:
Avatar do usuário
samuelcsouza
 
Mensagens: 69
Registrado em: 03 Fevereiro, 2013
Localização: São Carlos, SP - Brasil

Re: Zuckerberg e outros empresários da web criam grupo polít

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 30 de Abril 2013, 0:24

É interessante, mas tem um risco associado enorme, de beneficiar as próprias empresas.

Estes grupos políticos sejam eles públicos como este ou privados como as máfias têm sempre objetivos claros de beneficiar as empresas e não funcionar com um objetivo democrático. Creio que a médio prazo, com o escalar das dívidas de todos os países (praticamente!), muito por culpa destes benefícios que dão a grupos de empresas, vai fazer com que haja um boom, onde a solução open-source terá de ser executada.

Outrora tínhamos um funcionamento monárquico, completamente fora do povo. Depois veio o modo democrático em que o povo participa na eleição de grupos políticos mas não de personalidades políticas. E creio que o futuro será algo mais objetivo, mais direcionado a pessoas e não grupos políticos e sempre com forma de atuar totalmente transparente. A informática terá sem dúvida uma influência enorme para proceder à execução de ações por parte de empresas, sob a forma de leilão para o público.

Aí no Brasil não sentem os problemas de corrupção pois o dinheiro abunda (claro que sentem, mas se calhar não sentem as consequências, apenas vivem algo que podia ser melhor). No entanto a maioria dos países está falido. Completamente. Europa, mesmo a Alemanhã está assim. Estados Unidos da América nem se fala. Todos os países têm problemas financeiros e têm dívidas.

Muitas destes dívidas são claramente para beneficiar empresas. Quando existir um modo open-source de associação de empresas a trabalhos públicos toda essa problemática da corrupção será desmoronada.

Falo claro ao nível financeiro, não pensei nas áreas da política! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes