Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 20:23 Pesquisa avançada

ath5k não acha rede e/ou fica desativado por hardware

Secção relativa a ajustes! Divulgue aqui qualquer tipo de ajuste que possa melhorar/agilizar o sistema ou algum programa. Seja o mais detalhado possível na descrição do procedimento! Em caso de dúvida em algum ajuste pergunte nesta secção!

ath5k não acha rede e/ou fica desativado por hardware

Mensagempor mcsfilho » Ter, 30 de Abril 2013, 2:55

Olá senhores...

Troquei recentemente a placa Wifi do meu note (Microboard Ultimate) (De uma 3DSP (Uma porcaria diga-se de passagem) por uma Atheros 5007) e agora a rede sem fio não funciona.

Segue o comando lspci

Código: Selecionar todos
mauricio@ULNB-Mauricio:~$ lspci
00:00.0 Host bridge: Intel Corporation Core Processor DRAM Controller (rev 18)
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Core Processor Integrated Graphics Controller (rev 18)
00:1a.0 USB controller: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset USB2 Enhanced Host Controller (rev 06)
00:1b.0 Audio device: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset High Definition Audio (rev 06)
00:1c.0 PCI bridge: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset PCI Express Root Port 1 (rev 06)
00:1c.2 PCI bridge: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset PCI Express Root Port 3 (rev 06)
00:1d.0 USB controller: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset USB2 Enhanced Host Controller (rev 06)
00:1e.0 PCI bridge: Intel Corporation 82801 Mobile PCI Bridge (rev a6)
00:1f.0 ISA bridge: Intel Corporation Mobile 5 Series Chipset LPC Interface Controller (rev 06)
00:1f.2 SATA controller: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset 4 port SATA AHCI Controller (rev 06)
00:1f.3 SMBus: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset SMBus Controller (rev 06)
00:1f.6 Signal processing controller: Intel Corporation 5 Series/3400 Series Chipset Thermal Subsystem (rev 06)
02:00.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8101E/RTL8102E PCI Express Fast Ethernet controller (rev 02)
04:00.0 Ethernet controller: Atheros Communications Inc. AR242x / AR542x Wireless Network Adapter (PCI-Express) (rev 01)
ff:00.0 Host bridge: Intel Corporation Core Processor QuickPath Architecture Generic Non-core Registers (rev 05)
ff:00.1 Host bridge: Intel Corporation Core Processor QuickPath Architecture System Address Decoder (rev 05)
ff:02.0 Host bridge: Intel Corporation Core Processor QPI Link 0 (rev 05)
ff:02.1 Host bridge: Intel Corporation Core Processor QPI Physical 0 (rev 05)
ff:02.2 Host bridge: Intel Corporation Core Processor Reserved (rev 05)
ff:02.3 Host bridge: Intel Corporation Core Processor Reserved (rev 05)

E o comando Rfkill List:

Código: Selecionar todos
mauricio@ULNB-Mauricio:~$ rfkill list
0: phy0: Wireless LAN
   Soft blocked: no
   Hard blocked: yes

Já tentei a maioria das dicas, dentre as principais... sudo rfkill unblock all, sudo modprobe ath5k e o máximo que consegui foi alterar o status de "Wifi desativado por Hardware" para "Desconectado" mas sem achar nenhuma rede.

Vale ressaltar, na BIOS não tem opção de ativar o Wifi e por combinações de teclas não funcionou! (Fn + F3)

mcsfilho

Re: ath5k não acha rede e/ou fica desativado por hardware

Mensagempor Rafael Schonberg » Ter, 30 de Abril 2013, 10:43

Funciona no Windows?
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 30 de Abril 2013, 11:28

Olá mcsfilho,

Felizmente para mim e infelizmente para quem precisa de ajuda, eu nunca tive problemas de placas wireless, aliás, só me deparei com um há uns anos de um computador de um amigo, em que a solução era emular os drivers do Windows (através do ndiswrapper).

Por isso não lhe posso ajudar muito. Em todo o caso, fui dar uma vista de olhos pela internet e parece-me que talvez esta conversa o possa ajudar:
http://www.vivaolinux.com.br/topico/Red ... 04-64-bits
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor mcsfilho » Ter, 30 de Abril 2013, 11:43

Rafael Schonberg (30-04-2013, 9:43) escreveu:Funciona no Windows?

No Windows (7 e 8 ) não funcionou, mas no mesmo ubuntu já funcionou por 1 dia inteiro, ai depois caiu e não voltou mais. Será problemas de Hardware?

Claudio Novais (30-04-2013, 10:28) escreveu:Olá mcsfilho,

Felizmente para mim e infelizmente para quem precisa de ajuda, eu nunca tive problemas de placas wireless, aliás, só me deparei com um há uns anos de um computador de um amigo, em que a solução era emular os drivers do Windows (através do ndiswrapper).

Por isso não lhe posso ajudar muito. Em todo o caso, fui dar uma vista de olhos pela internet e parece-me que talvez esta conversa o possa ajudar:
http://www.vivaolinux.com.br/topico/Red ... 04-64-bits

Aqui já tentei por ndiswrapper, mas sem sucesso.
Essa página ai foi uma das que segue do começo ao fim.
Eu não tinha pensado que poderia ser o Hardware, mas de todo caso já estou providenciando outra placa pra testar, só que antes de trocar e gerar gastos, gostaria de esgotar as possibilidades...

mcsfilho

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 30 de Abril 2013, 11:50

Pois, se não funciona no windows parece-me que tem altas probabilidades de não ser problema do Ubuntu. Isso não tem nenhuma tecla de ativação? Como você trocou agora é difícil de saber se funciona, mas na maioria dos notebooks você tem um botão de lado para ligar/desligar.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor mcsfilho » Ter, 30 de Abril 2013, 12:16

Claudio Novais (30-04-2013, 10:50) escreveu:Pois, se não funciona no windows parece-me que tem altas probabilidades de não ser problema do Ubuntu. Isso não tem nenhuma tecla de ativação? Como você trocou agora é difícil de saber se funciona, mas na maioria dos notebooks você tem um botão de lado para ligar/desligar.

Tem sim! Só que ela não funcionou com essa placa, não sei o motivo...
A minha esperança era de ter uma forma de ativar por hardware ou algo assim.

mcsfilho

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 30 de Abril 2013, 21:27

Não funcionou pois provavelmente era para a placa anterior. Eu creio que o problema não está associado ao Ubuntu. :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor mcsfilho » Qua, 1 de Maio 2013, 2:08

Claudio Novais (30-04-2013, 20:27) escreveu:Não funcionou pois provavelmente era para a placa anterior. Eu creio que o problema não está associado ao Ubuntu. :|

Mas então tem alguma solução ou arrumei um casamento com essa maldita placa 3DSP?
Vi em vários lugares o pessoal trocando a mesma placa por outras e não tiveram problemas.

----

Coloquei a Realtek 8187B nele e continua a mesma coisa... Até pegou um tempo, mas depois de reiniciar caiu! e a combinação de teclas (Fn + F3) não funciona!

mcsfilho

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 2 de Maio 2013, 12:40

@mcsfilho, sinceramente não faço ideia do que estará a acontecer. :|

Apenas recomendo que vá testando também no Windows para ver se o problema é só do Ubuntu ou do hardware. Se for do hardware, se calhar o melhor seria ir a uma loja e pedir para resolverem o problema :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor mcsfilho » Qui, 2 de Maio 2013, 21:50

Olá amigo.

Troquei a Atheros por uma Realtek 8187b e ela funcionou perfeitamente. Então logo era problema de Hardware.

Só acontece uma coisinha chata que acredito ser alguma configuração no Ubuntu. Ele não inicia com a placa de rede ativada, ai sempre tenho que ativar manualmente.
Acontece que no rfkill list não consta nenhuma entrada nem antes de ativar e nem depois, será que é possível colocar ele pra iniciar via software? Pois não achei config na BIOS para tal ação.

mcsfilho

Próximo

Voltar para Tweaks/Ajustes ao sistema ou a programas