Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 5:43 Pesquisa avançada

Opera Processa Ex-Empregado por Passar Segredos para Mozilla

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Opera Processa Ex-Empregado por Passar Segredos para Mozilla

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 30 de Abril 2013, 19:56

A desenvolvedora Norueguesa do navegador Opera acaba de entrar com processo contra um ex-empregado da companhia por ter revelado segredos de negócios para seus competidores. A empresa está acusando seu antigo projetista e músico de 36 anos de idade, Trond Werner Hansen por ter passado ideias concebidas pela Opera para a Mozilla Foundation, que foram usadas durante o desenvolvimento de um navegador para dispositivos móveis. Nesta Segunda-feira, dia 29 de Abril de 2013, a publicação de negócios Norueguês chamada Dagens Næringsliv (DN) relatou que a Opera está exigindo danos de 20 milhões de Coroas Norueguesas (algo entre US$ 5 milhões e US$ 6 milhões) de Hansen.

De acordo com o portal The Next Web, Hansen trabalhou como um desenvolvedor junto a Opera de 199 até 2006, e como consultor freelancer para a mesma companhia entre 2009 e 2010. Em 2012 ele trabalhou como freelancer para a Mozilla em um navegador iOS chamado "Junior". Um vídeo de Junho passado (2012) mostra o empregado Alex Limi da Mozilla junto com Hansen, demonstrando uma versão-protótipo do navegador. No vídeo, Hansen atesta que gastou sete anos tentando simplificar o navegador Opera --- em vão. Ele atribui isso não apenas ao design do navegador, mas também a estrutura da companhia.

Maiores detalhes sobre quais funcionalidades o processo da Opera contra Hansen se refere não estão claros. Em sua publicação, o editorial DN se refere a funcionalidades como o botão de busca reprojetado e a inclusão do bookmark. Hansen também afirmou que a Opera está reclamando sobre uma funcionalidade chamada "Search Tabs", que é apresentada no mesmo video com o navegador Junior, mas não possui relação com o protótipo. Hansen atestou para o editorial Norueguês que ele o comportamento da Opera "triste e incompreensível". Ele alega que as ideias em questão são as mesmas que ele deu a Opera mas não foram implementadas, e que o direito dessas mesmas ideias nunca foram cedidos para a empresa.

Em um post feito em seu blog pessoal, Hansen fala mais sobre o assunto, alegando que após ter falhado em chegar a um acordo sobre suas ideias de um conceito de "navegador verde", ele informou ao CEO da Opera que iria dar continuidade as suas ideias junto a uma organização sem fins lucrativos como a Mozilla.

Ainda de acordo com o DN, a Opera se recusou a fornecer uma declaração, além de uma explicação do advogado da empresa, que confirma ter entrado com um processo contra Hansen. Porém, a empresa não quis ir à público com todos os detalhes antes do julgamento. E, de acordo com o site de notícias de TI Norueguês, o digi.no, o caso deverá ser ouvido por um tribunal no final de Agosto desse ano de 2013.

Saiba Mais: Opera sues ex-employee for passing secrets to Mozilla (em Inglês)

Fonte: Under Linux


Avatar do usuário
nuno_nunes
 
Mensagens: 3932
Registrado em: 28 Maio, 2012
Localização: Pampilhosa da Serra - Portugal

Re: Opera Processa Ex-Empregado por Passar Segredos para Moz

Mensagempor Rafael Schonberg » Qua, 1 de Maio 2013, 2:13

Isto é complicado. Estão a processá-lo porque querem que os ex-empregados não sejam transparentes nas novas empresas. Muito complicado.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Avatar do usuário
Rafael Schonberg
 
Mensagens: 901
Registrado em: 19 Novembro, 2012

Re: Opera Processa Ex-Empregado por Passar Segredos para Moz

Mensagempor Ron Alon » Qua, 1 de Maio 2013, 3:44

ESpero que consigam inocentá-lo!
Avatar do usuário
Ron Alon
Redator Geekzinho
 
Mensagens: 4145
Registrado em: 27 Julho, 2011
Localização: São Vicente-SP / Brasil

Re: Opera Processa Ex-Empregado por Passar Segredos para Moz

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 1 de Maio 2013, 15:57

Rafael Schonberg (01-05-2013, 1:13) escreveu:Isto é complicado. Estão a processá-lo porque querem que os ex-empregados não sejam transparentes nas novas empresas. Muito complicado.


Pois isto é algo muito complexo e tudo depende também dos contratos que assinam. É que efetivamente as grandes empresas exigem aos seus funcionários que sejam completamente fieis às empresas mesmo que elas os despeçam. E esse ponto de "não ser transparente" realmente é algo muito complicado de se viver. As empresas querem que os antigos funcionários sejam falso, omitam as suas ideias, para beneficiar as empresas que os despedem.

Mas se o contrato foi assinado com essas cláusulas, não há hipótese. :|
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Notícias Gerais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 93 visitantes