Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 5:43 Pesquisa avançada

Empresa lança HD com apenas 5 mm de espessura

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Re: Empresa lança HD com apenas 5 mm de espessura

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 2 de Maio 2013, 17:11

Claudio Novais (02-05-2013, 15:58) escreveu:Só desvantagens quais? Daqui a 6 ou 7 ou até mais anos ficas sem o disco? E depois? Quantos discos de portátil tens tu com essa idade e que funcionam bem? Poucos, ou então deste pouco uso e isso o SSD também teria essa idade ou mais.

Um SSD só te dá vantagens, acredita! ;)

Acredita em mim quando digo que o SSD ainda tem muito que melhorar! Quanto a HDD, tenho alguns com mais de 6 ou 7 anos e ainda trabalham!

Quanto aos SSD, eu sei o que está por detrás daquilo, estou até farto de trabalhar com isso e o que mais irrita, é ao fim de umas quantas utilizações em sistemas embutidos, ter de trocar, porque começam a surgir posições de memória danificada, levando a erros nos dados armazenados e provocando notificações de mau funcionamento (ainda bem que faço detecção de erros, senão já poderia ter provocado alguns estragos)!

Não é por acaso, que para algumas aplicações são usadas EEPROM em vez do SD...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 2 de Maio 2013, 17:50

Claudio Novais (02-05-2013, 16:24) escreveu:Tu é que sabes dos teus problemas, por isso, fica na tua que eu fico na minha: 8)

Pois, isso é porque tens o controlador a fazer-te a papinha organizando os dados por todas as posições de memória (que gasta tempo e energia). Em sistemas embutidos opta-se por não se usar isso, porque se quer velocidade e porque se acaba por consumir toda a memória (tal como acontece com as câmaras) diversas vezes!

E já agora, não são problemas meus, são problemas gerais, daí o SSD não ter entrado em grande força... Os problemas que te estava a falar, são problemas técnicos, não são problemas que o utilizador comum ande muito preocupado (pelo menos até o SO começar a relatar falhas em determinados segmentos) e com esta tua reacção é possível observar bem o porquê do utilizador se sentir tão confortável...

Já agora, vou fazer o teste do arranque no meu portátil com HDD, para ver se é muito diferente do teu com SSD.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 2 de Maio 2013, 18:04

Mas que me interessa a mim ou qualquer outra pessoa que compra um SSD para o seu computador tais problemas técnicos? Funciona. Perfeito.

Sobre problemas e entrar em força, as primeiras gerações de SSDs sim, tinham vida curta. Agora? Num portátil em que se usa a sério, como eu, arrisco-me a dizer que deve durar bem mais, por estar sempre a ser utilizado e abanar com alguma frequência.

Sobre diferenças, podes ver bem aqui nas imagens:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 2 de Maio 2013, 18:10

Luis Cardoso (02-05-2013, 16:50) escreveu:Já agora, vou fazer o teste do arranque no meu portátil com HDD, para ver se é muito diferente do teu com SSD.

Fiz agora o teste: 0m 38.62s
Como a mim não me aparece o GRUB (porque só tenho este SO), contei a partir do logo do fabricante, isto é, antes do GRUB poder aparecer... Aos 24s já tinha um híbrido de Unity com Plymouth de fundo... Aos 28s surgira o Firefox... Só parei quando o Firefox acabou de carregar a página do fórum do Ubuntued.

SPECS:
  • CPU: Intel Celeron 575 @ 2GHz
  • RAM: 2GB
  • HDD: 160GB
  • Gráfica: Mobile Intel® GM45 Express Chipset x86/MMX/SSE2
  • SO: Ubuntu 13.04 32 bit
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 2 de Maio 2013, 18:12

E já agora, eu ainda não fiz nenhuma optimização!
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 2 de Maio 2013, 18:12

Foi relativamente rápido, mas o HDD é de desktop, certo? Ou seja, 7200?
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 2 de Maio 2013, 18:22

Claudio Novais (02-05-2013, 17:12) escreveu:Foi relativamente rápido, mas o HDD é de desktop, certo? Ou seja, 7200?

É de portátil (@ 5400 rpm) com tecnologia que infelizmente não é totalmente suportada pelo Linux, o que torna tudo um pouco mais lento como se tivesse o disco ligado por USB. É que este possui um sistema que acelera bastante a transferência mesmo em modo de bateria, em Windows notava-se bem a diferença para um HDD normal, mas em Linux, fica com esta funcionalidade desligada, agindo como um normal :\
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 2 de Maio 2013, 18:29

É de 5400 rotações? se sim, até está bem rápido.

Em todo o caso, um SSD não é bom apenas pelo arranque. Há toda uma velocidade incomparável para um disco normal. Completamente e nisso, podes dizer todas as coisas boas de um HDD, que elas nunca vão ultrapassar esta vantagem do SSD que eu dou muito mais valor que coisas técnicas que não interessam sequer ao pai-natal que usa Ubuntu. xD Segurança dos dados? Volto a frisar, o tempo de vida de um SSD é mais que suficiente para passado uns anos, se for preciso, comprar um igual a um preço extremamente baixo. Se segurança dos dados? Sim, estou a repetir, até prefiro o SSD porque pelas vibrações garante bastante mais confiabilidade.

Por isso, pouco me interessa problemas técnicos. Os SSDs funcionam muito bem e são consideravelmente mais rápidos. Tal como no link que mostrei, no mesmo hardware, o computador ficou 6 vezes mais rápido, acho que não há maior motivo que isto mesmo. E esta vantagem não é só no arranque, é em qualquer parte do sistema! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 2 de Maio 2013, 18:47

Sim, é de 5400 rpm (adicionei posteriormente, mas parece que não fui a tempo e não viste essa info).

:OK: fica cada um na sua. Eu como sei o que está por detrás, sei que para mim não traz vantagens (ainda), por isso irei aguardar mais, até as coisas ficarem mais maduras!
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Anterior

Voltar para Notícias Gerais