Pois bem, a notícia que saiu no blog da Google diz que a Google via começar a rastrear os nossos routers através do SSID que cada um tem e apenas os utilizadores que editarem o nome do Router adicionando o sufixo "_nomap" é que não serão rastreados (que parece-me que na verdade nem esses vão escapar). Tal como na referência onde eu vi diz, os utilizadores comuns nem sequer a password admin mudam, quanto mais o nome do Router. Creio que estamos perante um problema enorme que devemos ter muito cuidado. Um dia a Google começa a fazer leis se isto continuar assim!
Tradução (via Google Translator) da notícia original:
Estamos introduzindo um método que permite que você optar por ter o seu ponto de acesso sem fio incluído no Servidor de Localização do Google. De optar por sair, visitar suas configurações de ponto de acesso e alterar o nome da rede sem fio (ou SSID) de modo que termina com "_nomap." Por exemplo, se o seu SSID é "Network", você precisará alterá-lo para "Network_nomap. "
Ótimo. Ótimo. Google será agora rastreamento meu ponto de acesso sem fios a menos que eu acrescentar "_nomap" para o SSID. Quantas pessoas você acha que vai fazer isso? Quantas pessoas já mudaram de padrão de login do AP "admin: admin"? Google está se aproveitando de pessoas, e eles sabem disso. Espero que a reação é grave, porque acho que este é um abuso de confiança. O que aconteceu com "Não fazer o mal"?
Notícia original:
Google Wants To Track Your Physical Location escreveu:We’re introducing a method that lets you opt out of having your wireless access point included in the Google Location Server. To opt out, visit your access point’s settings and change the wireless network name (or SSID) so that it ends with “_nomap.” For example, if your SSID is “Network,” you’d need to change it to “Network_nomap.”
Great. Just great. Google will now be tracking my wireless access point unless I append “_nomap” to the SSID. How many people do you think are going to do this? How many people have even changed their default AP login from “admin:admin”? Google is taking advantage of people, and they know it. I hope the backlash is severe, because I find this to be a breach of trust. Whatever happened to “Do No Evil”?
Referências:
Google Wants To Track Your Physical Location