Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 13:20 Pesquisa avançada

Ubuntu pode adotar novo formato de pacotes, chamados “Click”

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Ubuntu pode adotar novo formato de pacotes, chamados “Click”

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 9 de Maio 2013, 18:00

O Ubuntu está considerando adotar um novo formato de pacotes, definido internamente, que no momento tem o nome de Click. A intenção é adotá-lo nos pacotes para o Ubuntu de aplicativos desenvolvidos por terceiros, e não para o sistema em si, que continuará baseado no dpkg.

A descrição técnica do estado atual da proposta e de sua implementação inicial (que já está rodando, embora ainda em fase inicial do seu ciclo de vida) é interessante; por exemplo, os pacotes Click são puramente declarativos (nada de scripts para execução durante a instalação ou remoção), têm poucas dependência referentes ao sistema do empacotador (basta ter um ambiente Python na máquina), o que naturalmente facilita atrair a atenção de desenvolvedores externos, que não precisariam nem mesmo ter o Ubuntu instalado para empacotar seus aplicativos para ele. Como curiosidade, no momento a implementação inclui os pacotes Click em containers em formato .deb, o que facilita a integração com ferramentas existentes.

Os detalhes que mais me chamaram a atenção lembram bastante características (mas nem tanto a forma de implementação) do brasileiro e pioneiro Gobolinux, incluindo a ausência de dependências entre aplicativos (dependências entre cada aplicativo e o sistema base podem haver), a instalação de cada aplicativo em seu próprio diretório, e a possibilidade de instalação sem ser root.

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Ubuntu pode adotar novo formato de pacotes, chamados “Cl

Mensagempor Jeferson Oliveira » Qui, 9 de Maio 2013, 19:08

Excelente iniciativa da Canonical para trazer mais desenvolvedores para o Ubuntu, a única parte que preocupa é a instalação desses aplicativos sem a autorização do usuário ou root (administrador).

O GoboLinux é uma excelente distribuição para se estudar, pena estar muito parada no tempo (já estava muito desatualizada em 2007), provavelmente por falta de uma estrutura comunitária que o sustenta-se.
Jeferson Oliveira

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 9 de Maio 2013, 19:16

Evolução é sempre boa e portanto eu apoio-a. No entanto, apesar de eu não ser "xiita do Linux" nem nada que se pareça, eu não acho isto tão bom assim.

Primeiro, os pacotes Debian deviam ser um padrão. Se vão continuar a existir são mais uma prova que deviam ser o único padrão. Ao terem outros pacotes vão estar a fracionar mais um pouco o sistema. Para além disso os pacotes Debian já fazem tudo o que eles precisam. Na minha opinião faziam programas para simplificar a empacotação e pronto, estava feito.

"Ah e tal estes pacotes como não pedem autenticação serão mais seguros", poderão algumas pessoas dizer. Não acho! Se é para desconfiar mais vale nem instalar isso, visto que eu consigo facilmente pôr uma aplicação a funcionar como worm no ubuntu sem pedir autenticações e a arrancar com o sistema. Acreditem, é muito fácil.

Segundo, eles vão começar a fazer a asneira que é o Windows. No windows os programas são sempre grandes pois vêm carregados de dependências no pacote. Felizmente nos sistemas Linux tudo é muito estruturado, organizado. Por esse motivo as aplicações são muito pequenas.

Com isto não há redundância de bibliotecas no Linux, que me parece que vai acontecer deliberadamente, "apenas como segurança por parte dos programadores".
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Bitetti » Qui, 9 de Maio 2013, 20:17

WTF? eu já to super acostumado com os .deb
Bitetti

Mensagempor marcos.vargens » Sex, 10 de Maio 2013, 3:09

Pensei a mesma coisa que você Claudio. Mas acredito que a Canonical esteja pensando nisso e muito bem. Critiquei muito ela por ter criado algumas coisas para substituir os padrões, mas depois de experimentar o Gnome-Shell e ver como os desenvolvedores do mesmo tratam seus usuários, acabei entendendo porque fizeram o Unity entre outras coisas. Acho que devemos esperar uma definição deles e ver qual é a proposta final.

marcos.vargens

Mensagempor Rafael Schonberg » Sex, 10 de Maio 2013, 4:01

Também tenho essa opinião Marcos Vargens .
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 11 de Maio 2013, 13:10

Sim, também critiquei muitas vezes e acabei por ceder às ideias deles. Uma das coisas mais flagrantes é o Global Menu (em conjunto com o Maximus) que simplesmente adoro!

No entanto, toda a má ideia de aplicações pesadas mantém-se sobre a Canonical :p Sobre este clique, trazer dependências lá dentro não me parece nada nada saudável! Isto parece-me que é acima de tudo para criar pacotes proprietários, mas mais valia continuarem com os debs mesmo para isso, não vejo mal nenhum.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Registeel » Dom, 12 de Maio 2013, 2:44

Mas pela notícia parece que eles vão utilizar um script em Python para facilitar a instalação de um deb.
Registeel

Mensagempor marcos.vargens » Dom, 12 de Maio 2013, 21:12

Olha, não há duvidas de que a Canonical quer facilitar a entrada de código proprietário no sistema. O maior problema que vejo é que existe uma forma de trabalhar no linux que não deve agradar empresas que trabalham com o Windows. Não sei até que ponto vale sacrificar a eficiência do Linux a troco de mais aplicativos. Mas acredito que possa existir um meio termo. Quanto aos aplicativos da Canonical, ela pensa como a maioria das empresas fechadas. Primeiro lança depois arruma, o importante é lançar antes do concorrente.

marcos.vargens

Mensagempor portaro » Dom, 12 de Maio 2013, 21:58

São pacotes de código fechado, se assim é servem para quê?

Vai totalmente contra a visão que tenho do que deve ser um sistema que se diz aberto.

portaro

Próximo

Voltar para Notícias