“Saiam da zona de conforto”. Essa foi a recomendação expressa do evangelizador de novas tecnologias da IBM Brasil, Cezar Taurion, para os participantes do Floripa TICs Fórum, organizado pela Dígitro, e que acontece em Florianópolis.
Taurion, que apresentou a palestra ‘TIC 2020: realidade, tendências e desafios’, mostrou que a computação está em lugares inimagináveis, entre eles, no recente modelo de carro elétrico. “São mais de 10 milhões de linhas de código. Muito mais do que em muitas empresas”, sustentou.
Para o executivo da IBM Brasil, o momento atual da Tecnologia é desafiador para quem produz TI e mais ainda para as empresas, que consomem. “As ondas tecnológicas – mobilidade, computação na nuvem, computação social e big data – estão vindo de forma avassaladora. Isso assusta, mas é bom que tira o gestor de TI da zona de conforto”, disse.
Esse, aliás, é um ponto crítico. Pesquisa realizada pela IBM mostra que o CIO está hoje na 8ª posição na tomada de decisão do negócio, perdendo voz para executivos de Marketing e de Negócios. “Não é nada bom. Ser operacional é uma qualidade, mas é preciso fazer mais. É questão de sobrevivência. Não há TI alinhada ao negócio. Isso é bobagem. O CIO precisa, sim, vender o negócio da sua companhia. Tecnologia é meio. É obrigação”, completou o evangelizador da IBM Brasil.