Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 7:23 Pesquisa avançada

Portugal entre os países que faz mais pirataria de jogos atr

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Portugal entre os países que faz mais pirataria de jogos atr

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 14 de Maio 2013, 13:27

Portugal entre os países que faz mais pirataria de jogos através de torrent

Os portugueses são gamers dedicados mas isso não significa que as produtoras de jogos têm em Portugal um bom mercado. E a culpa pode estar nas boas ligações de Internet que existem no país.

Portugal faz parte do conjunto de países onde os níveis de pirataria de jogos através de torrents são os mais elevados. Os internautas portugueses são acompanhados neste ranking por vários países europeus como a Itália, Grécia, Israel e Ucrânia, onde a taxa de computadores dedicados ao download de jogos é superior a 1% do total de internautas que existe em cada nação.

A conclusão é de um estudo realizado por dois investigadores dinamarqueses, Anders Drachen e Robert Veitch. O relatório ainda vai ser publicado mas numa nota de imprensa já foram revelados os primeiros indicadores relativos à partilha ilegal de jogos através de BitTorrent.

Uma das principais conclusões da investigação coloca em "xeque" os estudos que são muitas vezes apresentados pelas produtoras e editoras de videojogos. Os académicos dinamarqueses referem que o número de jogos pirateados não é tão grande como aquele que as indústrias apresentam.

No período de monitorização ao BitTorrent foram analisados 12,6 milhões de peers únicos em mais de 250 países, que descarregaram todo o tipo de jogos de várias produtoras, não havendo ninguém que fique imune ao fenómeno da partilha de ficheiros online.

O estudo desmistificou ainda algumas ideias que são evocadas quando o tema é a pirataria de jogos. Uma das principais conclusões do estudo mostra por exemplo que não são só os "shooters" os jogos mais pirateados. Durante os três meses de investigação os dinamarqueses concluíram que todo o tipo de jogos são pirateados, incluindo jogos familiares e jogos dedicados para crianças.

O mesmo acontece com o tipo de plataformas. Foi possível encontrar indícios e vestígios de jogos partilhados referentes a quase todas as plataformas de jogo, mas continua a haver uma predominância para a pirataria dos jogos para PC. Os investigadores apontam como razão para esta tendência o facto de uma Playstation 3 ou Xbox 360 ter que ser alterada a nível de hardware e firmware para correr jogos pirateados, enquanto no PC basta algumas modificações a determinados ficheiros dos títulos.

A investigação concluiu ainda que os jogos aclamados pela crítica registaram níveis mais altos de downloads do que aqueles que recebem reviews menos positivas. Num outro ponto de análise, Anders Drachen e Robert Veitch parecem ter descoberto uma correlação entre a qualidade de ligação à Internet e o número de jogos pirateados nessa área geográfica.

O estudo analisou os downloads que foram feitos a 173 jogos durante três meses, nos anos de 2010 e 2011.

Fonte: Tek

nuno_nunes

Re: Portugal entre os países que faz mais pirataria de jogos

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 14 de Maio 2013, 23:28

Não é que eu apoie o material ilegal, que não apoio. No entanto compreendo perfeitamente toda esta situação! É inaceitável que o preço médio de um jogo mainstream para computador valha 15% do salário mínimo (valor não confirmado mas deve ser algo assim). Completamente inaceitável, na minha opinião.

Por isso compreendo perfeitamente que os utilizadores acabem por usar recursos alternativos. Tenho a certeza que quando a forma comercial mudar este valor irá descer. E não é preciso mudar muito. Acho que a maneira comercial como o Steam funciona é algo bastante razoável para diminuir a pirataria: vende jogos bastante mais baratos e faz muitas promoções.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor nuno_nunes » Ter, 14 de Maio 2013, 23:31

Claudio Novais (14-05-2013, 22:28) escreveu:Não é que eu apoie o material ilegal, que não apoio. No entanto compreendo perfeitamente toda esta situação! É inaceitável que o preço médio de um jogo mainstream para computador valha 15% do salário mínimo (valor não confirmado mas deve ser algo assim). Completamente inaceitável, na minha opinião.

Por isso compreendo perfeitamente que os utilizadores acabem por usar recursos alternativos. Tenho a certeza que quando a forma comercial mudar este valor irá descer. E não é preciso mudar muito. Acho que a maneira comercial como o Steam funciona é algo bastante razoável para diminuir a pirataria: vende jogos bastante mais baratos e faz muitas promoções.

Eu compro a BGamer as vezes e tem um jogo completo por 5 Euros :)
nuno_nunes

Mensagempor Rafael Schonberg » Qua, 15 de Maio 2013, 3:53

Claudio Novais (14-05-2013, 22:28) escreveu:Não é que eu apoie o material ilegal, que não apoio. No entanto compreendo perfeitamente toda esta situação! É inaceitável que o preço médio de um jogo mainstream para computador valha 15% do salário mínimo (valor não confirmado mas deve ser algo assim). Completamente inaceitável, na minha opinião.

Disseste tudo. Se descerem os preços aumentam as vendas e diminuem a pirataria.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Voltar para Notícias Gerais