Bem-vindo: Qui, 28 de Novembro 2024, 7:24 Pesquisa avançada

Programa determina idade e sexo de utilizadores do Twitter

Secção dedicada a Noticias que não estejam diretamente relacionadas com Software OpenSource! Partilhe aqui notícias sobre Internet, Curiosidades, Guiness, Desporto, Astronomia... resumidamente de tudo! :)

Programa determina idade e sexo de utilizadores do Twitter

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 15 de Maio 2013, 17:40

Uma universidade e um instituto de língua e cultura holandeses lançaram, esta semana, um programa na Internet que permite determinar a idade e o sexo de um utilizador da rede social Twitter através das suas mensagens.

A Universidade de Twente, no leste da Holanda, contribuiu com o conhecimento informático e o Instituto Meertens com o linguístico. Dong Nguyen, aluna do doutoramento em informática na universidade, explicou à agência France Presse que, a partir da análise de cerca de 3.000 contas Twitter, os investigadores criaram listas de palavras ou conjuntos de palavras correspondentes a uma faixa etária ou a um determinado género.

A estudante, que participou no projeto, assegurou que apenas foi tido em conta o conteúdo dos 'tweets' (que só podem ter um máximo de 140 caracteres) e não a imagem do perfil, por exemplo.

Aos interessados basta entrarem no 'site' tweetgenie.nl e inserirem o seu nome de utilizador para o programa fazer a avaliação, comparando as suas últimas 200 mensagens (apenas em holandês) com a base de dados.

Dong Nguyen disse que a distinção entre géneros "é, de facto, muito, muito estereotipada". De acordo com os exemplos dados no 'site', os homens utilizam frequentemente as palavras "futebol" e "cerveja", enquanto as mulheres preferem "unhas" e "haha".

"Quanto à idade, os jovens falam mais deles próprios e utilizam muitos 'emoticons' (símbolos gráficos de emoções), enquanto as pessoas mais velhas utilizam palavras e frases mais longas", adiantou. O programa tem uma margem de erro de quatro anos, que é menor para os jovens e maior para os mais velhos.

A estudante assinalou que a linguagem dos utilizadores é "mais uniforme" depois dos 35 anos, adiantando existirem "muito mais diferenças entre um utilizador de 15 anos e um de 20 anos, do que entre um de 45 e um de 55 anos". Segundo Dong Nguyen, a equipa que trabalhou no programa pretende agora adaptá-lo a outras línguas e a outras redes sociais, como o Facebook.

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Programa determina idade e sexo de utilizadores do Twitt

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 15 de Maio 2013, 18:53

No meu caso, falhou por 4 anos (falhou por excesso)... xD

Mas no caso do Ubuntued... Já é assim tão velho?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Bitetti » Qua, 15 de Maio 2013, 21:44

No meu caso faio por 10 anos a menos. E testei com o twitter de uns amigos e tb faiou, dando a todos 25~26 anos! Nesse caso deve ser pq usamos a mesma linguagem.
O pior foi o genero q ficou na metade da barra! (em todos).
Acho q eu tenho q parar de usar hastags como #elfen #girl #fantasy #rpg e usar mais #elfa #gostosa #peitão
Bitetti

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 15 de Maio 2013, 21:45

Bitetti (15-05-2013, 20:44) escreveu:No meu caso faio por 10 anos a menos. E testei com o twitter de uns amigos e tb faiou, dando a todos 25~26 anos! Nesse caso deve ser pq usamos a mesma linguagem.
O pior foi o genero q ficou na metade da barra! (em todos).
Acho q eu tenho q parar de usar hastags como #elfen #girl #fantasy #rpg e usar mais #elfa #gostosa #peitão

:lol: :lol: :lol: :rox:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 15 de Maio 2013, 21:49

Tenham calma que o programa apenas funciona bem para o idioma holandês.

Acredito que quando acrescentarem outras línguas a coisa mude de figura!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor samuelmesq » Qua, 15 de Maio 2013, 23:22

No meu caso ele acertou em cheio.
samuelmesq

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 16 de Maio 2013, 0:04

No meu caso errou a idade por 26 anos a mais :D
nuno_nunes

Voltar para Notícias Gerais