Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 13:57 Pesquisa avançada

Lançado o primeiro smartphone com o Sailfish, pela Jolla.

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Lançado o primeiro smartphone com o Sailfish, pela Jolla.

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 21 de Maio 2013, 1:15

O Smartphone Jolla, o primeiro rodando o sistema Sailfish, foi anunciado hoje por US$ 512 e deve chegar ao mercado no final deste ano. A plataforma open-source Sailfish foi criada por ex-funcionários da Nokia, que tentaram resgatar o sistema MeeGo, mas após tentativas frustradas criaram a startup Jolla em 2012, apostando em uma plataforma aberta. O Jolla – se pronuncia “yo-la” – é o nome da empresa finlandesa e do novo smartphone. O dispositivo possui tela de 4,5 polegadas, processador de dois núcleos, 16GB de armazenagem (expansível por cartão microSD), suporte a rede 4G e câmera de 8 megapixels.

A carcaça do aparelho é bastante similar aos da Nokia, com diversas opções de cores. O sistema Sailfish também suporta a instalação de alguns aplicativos desenvolvidos para a plataforma Android. Não há detalhes de como isso irá funcionar, mas na prática os usuários poderão baixar apps da Play Store e os desenvolvedores Android terão facilidade para converter seus programas para o Sailfish. A empresa também liberou um esquema de pré-venda para o Smartphone Jolla a partir de 100 euros (cerca de 260 reais), permitindo que o usuário ajude na divulgação e no desenvolvimento do projeto. Quem realizar a pré-venda ganhará prioridade na compra e um voucher com desconto no valor final do Smartphone O aparelho será vendido inicialmente na Europa.

Imagens:

Vídeos (trailer e apresentação):

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Lançado o primeiro smartphone com o Sailfish, pela Jolla

Mensagempor Exploit » Ter, 21 de Maio 2013, 1:43

fiquei fascinado..

este video mostra o aparelho a ser usado. vejam o minuto 4..
Exploit

Mensagempor Ron Alon » Ter, 21 de Maio 2013, 1:46

Mas é MUITO lindo, gente! Fiquei babando agora.
Ron Alon
Redator Geekzinho

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 21 de Maio 2013, 1:53

Impressionante esse vídeo Exploit! O sistema é super ágil e tem "apenas" um dual core. Já agora, esse minuto 4 era sobre a miniatura a ser reproduzida, certo? Realmente é algo incrível!

Só pensei é que o aparelho iria custar menos. É um preço ainda alto, para algo que não se sabe ao certo da qualidade tanto de hardware como software. Em todo o caso, fiquei com MUITA vontade de comprara. Mesmo!!

Só um pequeno reparo que vi nos comentários desse mesmo vídeo e que realmente fazem muito sentido: é uma pena ter tanto espaço negro, sem qualquer tecla nem abrangido pele tela. Tal como dizem nos comentários, um sistema tão bonito como este merecia uma tela a aproveitar uma percentagem muito maior do smartphone!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Exploit » Ter, 21 de Maio 2013, 1:58

sim.. miniatura sem breaks..
Exploit

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 21 de Maio 2013, 2:08

ah, só mais uma coisa:

Depois de ver este último vídeo, não estou a ver o Ubuntu a ter uma interface assim tão inovadora. Tal como eu disse muitas vezes em Janeiro, a Canonical nunca devia ter mostrado as suas ideias 12 meses antes de publicar a sua versão final! Nunca! Assim deu ideias para a concorrência se prevenir e usar também essas ideias boas.

Com isto quero dizer que mais do que nunca a Canonical está a ficar com muito pouca margem de manobra, pois vai ter de confrontar-se com sistemas muito bons e não me parece que a andar contra a comunidade vai ser algo vantajoso também. Acho que atualmente o Ubuntu Touch só tem uma boa vantagem (o resto é tudo más, infelizmente): a integração num possível ecossistema.

De resto, outras vantagens que poderia ter cada vez perde-as mais, nomeadamente ter uma comunidade inteira (e bem grande) a apoiá-la. Com muitas das decisões que anda a tomar, com poucas explicações, acho que vai ter um trabalho mais difícil, pois quem conhece o mundo Linux cada vez mais fica com um pé atrás sobre o que a Canonical faz. Já para não falar que as propagandas no dash do Ubuntu Touch provavelmente vão aparecer, o que é mais um ponto negativo.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Rafael Schonberg » Ter, 21 de Maio 2013, 11:36

Genialmente bonito.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor Exploit » Qui, 23 de Maio 2013, 4:26

Exploit

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 23 de Maio 2013, 15:42

Já parecem a Canonical, muito marketing e para já pouco ou nada xD Se bem que eles aqui já têm o pequeno aparelho a funcionar! Só é pena é ser um pouco caro, mas fiquei muito contente com ele!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Notícias