Claudio Novais (29-05-2013, 18:58) escreveu:Também não há problema em apagar as listas Edson, elas voltam a aparecer ao fazer update
Mas certo, talvez a solução seja sim a mais adequada e até a mais perfeita!
Eu sei que não tem problema Cláudio, mas dependendo do pacote vai ficar uma sujeira enorme no sistema, talvez até causando conflito em instalações futuras, se pacotes com procedência já causam este tipo de problema imagine um que não se sabe de onde veio.
Neste quesito acho que o formato rpm leva uma vantagem sobre o .deb, pois um pacote corrompido simplesmente não é instalável por causa da checagem de MD5 feito no momento da instalação.
O pacote deb por ser simples tem esta desvantagem, já que ele foi feito para ser manipulado em qualquer sistema, você pode explorar o conteúdo de um .deb ou .rpm com o file-roller por exemplo tendo a librpm instalada, mas você não consegue instalar um pacote rpm sem o comando.
já um deb é tão simples que bastaria.
ar -x pacote.deb
tar -xvf data.tar.xz¹ -C /
tar -xvzf data.tar.gz¹ -C /
¹ - pode ser .gz para os antigos ou .xz para os mais novos, isto deixaria o pacote instalado, e caso o sistema possua as dependências ele funcionara sem problemas.