Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 13:57 Pesquisa avançada

Lançado Linux Mint 15 "Olivia"

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Lançado Linux Mint 15 "Olivia"

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 30 de Maio 2013, 20:53

De acordo com algumas considerações do líder de desenvolvimento Clement Lefebvre, Linux Mint 15, que vem sob o codinome "Olivia", é a liberação mais ambiciosa já feita desde o início do projeto. O MATE 1.6 melhorou muito e o Cinnamon 1.8 oferece uma porção de novos recursos, incluindo um protetor de tela e um centro de controle unificado. A tela de login agora pode ser temática (HTML5), e duas novas ferramentas, "Sources Software" e "Driver Manager", fazem sua primeira aparição no Linux Mint.

Como os usuários do mundo Linux sabem, Linux Mint é uma distribuição baseada no Ubuntu, cujo objetivo é proporcionar aos seus entusiastas uma experiência mais completa em modo out-of-the-box, incluindo plugins, codecs de mídia, suporte para reprodução de DVD, Java e outros componentes.

Saiba Mais: http://blog.linuxmint.com/?p=2366

Fonte: Under Linux

nuno_nunes

Re: Lançado Linux Mint 15 "Olivia"

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 30 de Maio 2013, 20:58

Novidades no Linux Mint 15 "Olivia"

O Linux Mint 15, codinome "Olivia", de acordo com as notas de lançamento é o "lançamento mais ambicioso desde o início do projeto". Dentre suas novas funcionalidades, destacamos um Driver Manager para a instalação de drivers gráficos proprietários da AMD e NVIDIA. Diferente do programa incluído no Ubuntu, o Driver Manager apresenta os detalhes das versões disponíveis para cada driver. Outra adição interessante é um gerenciador de repositório de pacotes que também pode ser utilizado para gerenciar PPAs.

The Linux Mint 15's Driver Manager. Fonte: linuxmint.com

Cinnamon e MATE

Como de costume, um novo Linx Mint está disponível com os desktops Cinnamon e MATE. A variante Cinnamon utiliza o Cinnamon 1.8, que foi introduzido em meados de Maio último com várias novas funcionalidades que incluiam desklets, uma nova proteção de tela e sistema de travamento de tela, além de um software para gerenciamento de Spices (muitas extensões, desklets e temas). As novas funcionalidades presentes no Control Center do Cinnamon significam que os usuários não mais precisam depender do Control Center do GNOME para configurar certos componentes que o Cinnamon adotou do GNOME 3.

Já a variante MATE presente no Mint, um derivado do GNOME 2, agora utiliza a versão 1.6 que foi introduzida em meados de Abril, também desse ano corrente de 2013. O MATE já oferece melhoria no suporte a temas para aplicações em GTK3, e o gerenciador de arquivos Caja (baseado no Nautilus-2) vem com um sidebar "Places" melhorado.

O Gerenciador de Repositório de Pacotes. Fonte: linuxmint.com

As edições do Mint com cada desktop já estão disponíveis para as arquiteturas 32-bit e 64-bit para sistemas x86, além das variantes com e sem codecs multimídia já que podem representar problemas em alguns países. O "Olivia" está disponível sem custos através de vários servidores, com as imagens ISO em torno de 1 GB (GigaByte) de tamanho e podem ser utilizadas para a criação de mídias de instalação USB. As notas de lançamento informam que o EFI já é suportado, mas o Secure Boot precisa estar desabilitado por padrão.

O Linux Mint 15 é baseado no Ubuntu 13.04 "Raring Ringtail" e vem embarcado com muitas melhorias e versões atualizadas de pacotes, como por exemplo o uso do kernel Linux na versão 3.8 e Mesa 3D 9.1. Maiores informações sobre essa nova versão do Linux Mint pode ser encontrada nas notas de lançamento, no resumo das novas funcionalidades, nas notas de lançamento e na documentação geral do projeto.

Saiba Mais: Linux Mint 15 "Olivia" released (em Inglês)

Fonte: Under Linux

nuno_nunes

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 30 de Maio 2013, 22:19

Excelentes ideias fruto de um trabalho em comunidade. Tomara o Ubuntu volte novamente à forma de desenvolvimento mais integrada com a comunidade como outrora foi!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 30 de Maio 2013, 22:43

Claudio Novais (30-05-2013, 21:19) escreveu:Excelentes ideias fruto de um trabalho em comunidade. Tomara o Ubuntu volte novamente à forma de desenvolvimento mais integrada com a comunidade como outrora foi!

O mint está a evoluir muito a cada tempo que passa e está a cativar muitos utilizadores do ubuntu
nuno_nunes

Mensagempor Anderson Henrique » Qui, 30 de Maio 2013, 23:02

nuno_nunes (30-05-2013, 21:43) escreveu: O mint está a evoluir muito a cada tempo que passa e está a cativar muitos utilizadores do ubuntu

De fato, hoje estou utilizando-o em dual boot com o Ubuntu e não me arrependo nem um pouco. Me lembra um pouco os velhos tempos do Ubuntu.
Linux: mais que uma alternativa. Uma filosofia.
Imagem
Anderson Henrique

Mensagempor nuno_nunes » Qui, 30 de Maio 2013, 23:04

Anderson Henrique (30-05-2013, 22:02) escreveu:
nuno_nunes (30-05-2013, 21:43) escreveu: O mint está a evoluir muito a cada tempo que passa e está a cativar muitos utilizadores do ubuntu

De fato, hoje estou utilizando-o em dual boot com o Ubuntu e não me arrependo nem um pouco. Me lembra um pouco os velhos tempos do Ubuntu.

Pois muito deixaram o ubuntu desde que ele entrou na fase unity e fugiram para o mint
nuno_nunes

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 30 de Maio 2013, 23:57

nuno_nunes (30-05-2013, 22:04) escreveu:

Pois muito deixaram o ubuntu desde que ele entrou na fase unity e fugiram para o mint

Eu não fugi para o mint, fui para o Debian xD Passando ao patamar superior!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 31 de Maio 2013, 0:05

Luis Cardoso (30-05-2013, 22:57) escreveu:
nuno_nunes (30-05-2013, 22:04) escreveu:

Eu não fugi para o mint, fui para o Debian xD Passando ao patamar superior!

Eu passei para o pclinuxos, mint e manjaro
nuno_nunes

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 31 de Maio 2013, 0:08

Comece a partilhar o seu desktop então Nuno: ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 31 de Maio 2013, 0:13

Claudio Novais (30-05-2013, 23:08) escreveu:Comece a partilhar o seu desktop então Nuno: ;)

No mint já mostrei duas vezes :) mas vou mostrar os outros :)
nuno_nunes

Próximo

Voltar para Notícias