O MIT Game Lab liberou uma nova versão beta de seu jogo educativo "A Slower Speed of Light". O Spring 2013 Beta Release do jogo agora funciona em Linux, assim como no Windows e no Mac OS X e os desenvolvedores do MIT também abriram o código do motor e das ferramentas de desenvolvimento usadas na criação do jogo. As ferramentas do OpenRelativity foram projetadas para ajudar os desenvolvedores de jogos a criar experiências educativas que explicam e demonstram a relatividade restrita. O OpenRelativity está licenciado sob a licença MIT e é baseado no motor de jogo Unity3D, simulando os efeitos de viajar na velocidade da luz em um mundo lúdico.
Ao descrever o objetivo do motor e do jogo "A Slower Speed of Light", Rik Eberhardt, do MIT Lab, revelou em um artigo para o MIT News: "a educação pode ser assistido através do uso de jogos e outras mídias interativas, especialmente para temas que frequentemente são de difícil entendimento e visualização". Eberhardt comenta ainda que os pesquisadores têm observado a dificuldade para os recém-chegados ao campo da relatividade restrita de chegar a uma compreensão básica de como a física se comporta quando se aproxima da velocidade da luz. Por isso, o OpenRelativity foi projetado para ajudar a desenvolver uma compreensão intuitiva dos princípios envolvidos através da experimentação lúdica.
O código do OpenRelativity está disponível no GitHub e o README do projeto fornece uma breve introdução aos conceitos da relatividade e sua aplicação no motor do jogo. Usuários interessados no assunto podem baixar os binários para Windows, Mac OS X e Linux pelo site MIT Game Lab. O jogo precisa de um processador relativamente atual e placa gráfica 3D para executar, sendo recomendado 8GB de RAM.