Bem-vindo: Dom, 24 de Novembro 2024, 0:06 Pesquisa avançada

Servidor Linux

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Servidor Linux

Mensagempor Rogergalvao » Sex, 31 de Maio 2013, 13:09

Pessoal queria tirar uma dúvida em relação a linux junto com windows.Existem algumas aplicações as quais eu preciso utilizar o windows mas recentemente abri um servidor de jogos, manter o Linux em dual boot com windows pode comprometer a segurança do servidor? Ou não interfere em nada já que o servidor será aberto pelo linux

Rogergalvao

Re: Servidor Linux

Mensagempor Rogergalvao » Sex, 31 de Maio 2013, 13:26

Só mais uma coisa eu já tenho o windows 7 instalado, se eu criar uma nova partição com formato nfts da pra instalar o ubuntu normalmente nela?

Rogergalvao

Mensagempor nuno_nunes » Sex, 31 de Maio 2013, 16:22

Rogergalvao (31-05-2013, 12:26) escreveu:Só mais uma coisa eu já tenho o windows 7 instalado, se eu criar uma nova partição com formato nfts da pra instalar o ubuntu normalmente nela?

O ubuntu não dá para instalar em nenhuma partição NTFS mas sim EXT4
nuno_nunes

Mensagempor daniellfranco » Sex, 31 de Maio 2013, 17:56

Rogergalvao escreveu:Pessoal queria tirar uma dúvida em relação a linux junto com windows.Existem algumas aplicações as quais eu preciso utilizar o windows mas recentemente abri um servidor de jogos, manter o Linux em dual boot com windows pode comprometer a segurança do servidor? Ou não interfere em nada já que o servidor será aberto pelo linux

Creio que se tiver com o sistema de criptografia ativado na partição seja impossível haver algum tipo perigo.
Enfim, mesmo se tiver tudo normal, já é bem difícil (pra não dizer extremamente raro) de que ocorra algum problema, pois você teria que estar com o ruWindows rodando com algum vírus raro que consiga enxergar partições EXT4... normalmente os vírus para ruWindows apenas enxergam partições FAT/FAT32/NTFS.

daniellfranco

Mensagempor Rogergalvao » Sex, 31 de Maio 2013, 17:58

mas em se tratando em proteção DDoS ter o windows instalado não prejudicaria o linux ne? Já que o unico sistema aberto seria o linux?

Rogergalvao

Mensagempor daniellfranco » Sex, 31 de Maio 2013, 19:16

Rogergalvao (31-05-2013, 16:58) escreveu:mas em se tratando em proteção DDoS ter o windows instalado não prejudicaria o linux ne? Já que o unico sistema aberto seria o linux?

Sugiro você pesquisar melhor sobre ataques DDoS...
Me corrijam se eu estiver errado mas que eu saiba proteção contra ataques DDoS não tem a ver com o sistema operacional utilizado...

Enfim... respondendo a pergunta ignorando o DDoS... o ruwindows não vai interferir quando vc estiver com o servidor linux ligado nesse computador... (obs: se vc usar um programa para rodar no linux aplicações do ruwindos, fique ciente que esse mesmo programa pode fazer funcionar (alem dos programas do windows) os vírus do ruwindows também...)

daniellfranco

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 4 de Junho 2013, 12:49

Rogergalvao (31-05-2013, 13:09) escreveu:Pessoal queria tirar uma dúvida em relação a linux junto com windows.Existem algumas aplicações as quais eu preciso utilizar o windows mas recentemente abri um servidor de jogos, manter o Linux em dual boot com windows pode comprometer a segurança do servidor? Ou não interfere em nada já que o servidor será aberto pelo linux

Dificilmente você corre riscos de perda dos seus dados no Linux uma vez que a partição provavelmente é ext4, ora é muito improvável que um virus contenha código pronto para ler esse tipo de dados. Primeiro porque iam dar-se ao trabalho de algo muito pouco comum e segundo porque o tamanho do ficheiro do virus passaria a ser bastante maior. Em todo o caso, aparte disso ele podia efetivamente alterar o que quisesse.

Portanto apesar de improvável, não é impossível.

Rogergalvao escreveu:Só mais uma coisa eu já tenho o windows 7 instalado, se eu criar uma nova partição com formato nfts da pra instalar o ubuntu normalmente nela?

Você não consegue instalar o ubuntu numa partição ntfs, no entanto, se precisar poderá instalar através do Wubi, mas a instalação não é ótima, ficando um sistema mais lento, e não é uma instalação que funcione atualmente a 100%.

nuno_nunes escreveu:O ubuntu não dá para instalar em nenhuma partição NTFS mas sim EXT4

Ntfs não dá, mas dá muitos outros formatos livres, em que um deles é Ext4. Apesar do Ext4 ser o recomendável (quase por ser mainstream na comunidade) existe vários outros, aliás, cheguei a usar durante dois anos (ainda há não muito tempo) o RaiserFS.

daniellfranco escreveu:Creio que se tiver com o sistema de criptografia ativado na partição seja impossível haver algum tipo perigo.
Enfim, mesmo se tiver tudo normal, já é bem difícil (pra não dizer extremamente raro) de que ocorra algum problema, pois você teria que estar com o ruWindows rodando com algum vírus raro que consiga enxergar partições EXT4... normalmente os vírus para ruWindows apenas enxergam partições FAT/FAT32/NTFS.

Exatamente a única forma de vocÊ garantir que os seus ficheiros estarão a salvo é encriptando-os. No entanto, mesmo isso não garante a 100%, uma vez que, na instalação, quando você pede ao UBuntu para encriptar os seus dados, na verdade ele apenas encripta a sua Pasta PEssoal conforme a sua senha. Isto ocorre para que se houver outros utilizadores possam encriptar também e não seja possível aceder aos dados entre utilizadores.

Ora isto quer dizer que tudo o resto do sistema não é encriptado. Daí que se houvesse realmente um virus que viesse do windows e fosse comprometer o Linux, ele podia efetivamente causar estragos. Desde que ele conseguisse funcionar no sistema de ficheiros Linux, ele poderia alterar os binários do sistema Linux e quando você iniciasse a sessão ele estaria em controlo do seu sistema e portanto poderia fazer o que quisesse com os seus dados.

Claro que isto é tudo hipotético, mas na verdade é possível.

Rogergalvao escreveu:mas em se tratando em proteção DDoS ter o windows instalado não prejudicaria o linux ne? Já que o unico sistema aberto seria o linux?

DDOS? Esse ataque é extremamente simples e não requer virus nem nada do género. Um ataque DDOS simplesmente é um conjunto vasto de servidores a criarem constantemente acessos ao seu servidor/computador sem fechá-los. A determinada altura, o seu computador ou servidor fica com tantas ligações pendentes que bloqueia por falta de memória. No geral é isto que acontece.

Nada tem a ver com Windows ou Linux, nem com virus. O computador bloquearia e você provavelmente teria de o reiniciar.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Questões gerais