Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 22:55 Pesquisa avançada

Computador dedicado a downloads com acesso remoto

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Computador dedicado a downloads com acesso remoto

Mensagempor daniellfranco » Sex, 31 de Maio 2013, 15:54

Olá pessoal,
Eu gostaria de deixar um computador de baixo consumo apenas para downloads normais e torrent, e também se possível um servidor nuuvem particular (mas a prioridade é em por pra fazer downloads remotamente), porem após configurado eu gostaria de retirar o monitor e os outros periféricos e deixar o acesso a ele apenas através de um link ou um programa de acesso remoto (igual a um servidor).
Gostaria também de poder acessa-lo não apenas em rede local, mas também de meu celular ou notebook para poder por algum arquivo para baixar bem remotamente :upsiu:

Enfim, eu gostaria de fazer isso porque meu computador atual consome cerca de 600w, e eu moro em um lugar aonde a internet não é la muito boa (não pega mais que 2mb e a minha é de 1,5mb), então para baixar um arquivo de 20gb (jogos principalmente agora com essa mania de mídia virtual) eu teria que deixar o PC ligado por uns 3~4 dias direto (se for torrent então... com a flutuação da velocidade leva muito mais tempo) e como ele é muito consumista isso acaba me trazendo terrores pela conta de luz...

Então pessoal, alguém tem uma ideia de como eu poderia fazer isso se tornar realidade??? :yeah:

Muito Obrigado a todos e t+ :yeah: :yeah: :yeah:

daniellfranco

Re: Computador dedicado a downloads com acesso remoto

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 31 de Maio 2013, 22:15

Bem, pode colocá-lo para aceder via SSH... Mas deixe ver o que os outros utilizadores dizem.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor daniellfranco » Sex, 31 de Maio 2013, 23:34

Tava pesquisando... e essa minha ideia seria quase uma mistura de NAS (Network-Attached Storage) com um download center... só não sei se apenas com esse NAS é possível acessar remotamente fora da rede local...

Achei alguns programas para ruWindows que fazem o computador funcionar tipo um servidor nuuvem de arquivos... porem não teria a função de downloader que eu preciso.

Aguardando mais dicas/ideias....

daniellfranco

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 31 de Maio 2013, 23:45

@daniellfranco, um serviço desses é primordial uma firewall muito restringedora! Limititar completamente tudo o que não interessa. Caso não vá usar serviços (que creio que existem) para esse fim, ao partilhar uma determinada pasta eu sugiro que o faça numa partição em separado. Ou seja, partilha uma partição que vai ter umas características muito concretas. Uma das características é o noexec, para que seja qualquer o exploit que possa tentar fazer alguma coisa, não vai conseguir executar.

Sobre periféricos, o computador não vai arrancar sem eles, mas depois de ligar e fazer boot, já pode tirar os cabos todos e deixar apenas a alimentação e rede. Quanto a SSH, qual é o problema?

Entretanto sobre serviços para esse fim, você pode começar por usar o Deluge. Ele tem uma versão server! E pode aceder pelo smartphone ou outro pc de qualquer parte do mundo. Quanto ao acesso de fora para dentro, recomendo que utilize o DynDNS. Outrora já usei e funciona perfeitamente. na altura era Livre de utilizar, mas agora ao ir ao site, não vi a palavra "free". Em todo o caso veja, investigue e caso não seja mais de graça procure outro serviço equivalente, pois é sempre mais barato que ter de pagar um domínio:

Para além disso, talvez a ownCloud seja o que você procura, no entanto, tenha em atenção que tudo o que eu disse anteriormente não deve ser descartado, principalmente a firewall! Sobre a OwnCloud:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor daniellfranco » Sex, 31 de Maio 2013, 23:56

Claudio Novais (31-05-2013, 22:45) escreveu:@daniellfranco, um serviço desses é primordial uma firewall muito restringedora! Limititar completamente tudo o que não interessa. Caso não vá usar serviços (que creio que existem) para esse fim, ao partilhar uma determinada pasta eu sugiro que o faça numa partição em separado. Ou seja, partilha uma partição que vai ter umas características muito concretas. Uma das características é o noexec, para que seja qualquer o exploit que possa tentar fazer alguma coisa, não vai conseguir executar.

Sobre periféricos, o computador não vai arrancar sem eles, mas depois de ligar e fazer boot, já pode tirar os cabos todos e deixar apenas a alimentação e rede. Quanto a SSH, qual é o problema?

Entretanto sobre serviços para esse fim, você pode começar por usar o Deluge. Ele tem uma versão server! E pode aceder pelo smartphone ou outro pc de qualquer parte do mundo. Quanto ao acesso de fora para dentro, recomendo que utilize o DynDNS. Outrora já usei e funciona perfeitamente. na altura era Livre de utilizar, mas agora ao ir ao site, não vi a palavra "free". Em todo o caso veja, investigue e caso não seja mais de graça procure outro serviço equivalente, pois é sempre mais barato que ter de pagar um domínio:

Para além disso, talvez a ownCloud seja o que você procura, no entanto, tenha em atenção que tudo o que eu disse anteriormente não deve ser descartado, principalmente a firewall! Sobre a OwnCloud:

Ok, vou dar uma pesquisada nisso e ver oque me cai melhor...

em relação aos periféricos o meu PC de alto consumo aqui xD liga sem periférico algum (já fiz o teste algum tempo atrás) creio que qualquer placa mãe que utilize periféricos USB ao invés dos antigos PS/2 liga sem eles estarem conectados... (servidores não usam periféricos e funcionam perfeitamente também...)

daniellfranco

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 31 de Maio 2013, 23:58

independentemente de dar ou não essa é sempre a solução que funciona! ;)

Sobre as conclusões que tirar, depois diga o que fez! É sempre interessante ver depois o que fazem e como fazem! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor daniellfranco » Sáb, 1 de Junho 2013, 1:14

Tava vendo e essas aplicações tipo o ownCloud realmente não vão resolver a parte do gerenciamento de download que é exatamente o que eu quero...

Esse computador seria apenas para download (utorrent, http...) e a parte do NAS seria para acessar os arquivos baixados pelo downloader localmente, eu não iria hospedar nele nenhum arquivo de muita alta importância... e a parte de acesso remoto pela internet seria mais para por algo para fazer download enquanto estou na faculdade (por exemplo) para quando eu chegar em casa já ter o arquivo la me esperando ou mesmo para verificar se o download já terminou ou como está seu progresso... (é pra ser um computador de baixo consumo pra ficar ligado 24hrs e 365/6 dias fazendo up/down load de arquivos torrent e também downloads normais de sites).

Esse SSH, ele mostra no computador remoto a desktop do outro computador? ou apenas permite que seja feito comandos do terminal remotamente? (ouve algumas divergências de informações no Google...)

O Ubuntu Server não possui alguma aplicaçãozinha simples para acesso remoto que mostre a desktop e tudo mais???
EDIT: não gosto de comparar nada do windows com o linux mas enfim... no windows tem nativamente no painel de controle a aplicação: Conexão de área de trabalho remota. que consiste em digitar o ip da maquina (geralmente um servidor) remota e depois o login e senha e enfim o programa se conecta e mostra a area de trabalho do servidor... praticamente a mesma função que o programa TeamViewer tem, mas consome menos recursos... O Ubuntu (normal ou o server) possui algo do mesmo gênero???

Vc me deixou com mais algumas duvidas em relação ao seu post anterior:
em relação ao usar firewall: e aquela afirmação nos sites de que o ubuntu é resistente contra: vírus, invasões e etc???
é tão fácil interceptar uma conexão assim no ubuntu??? o sistema de criptografia de dados que vem como opçao ao instalar o ubuntu nao resolveria o problema de invasão? esse sistema de criptografia não deixaria o sistema muito mais lento (como o sistema vai ser de baixo consumo ele também vai ter uma performance muuuito baixa mas que é suficiente para fazer download de arquivos e gerenciamento de torrents)?????

daniellfranco

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 1 de Junho 2013, 2:52

Estou indo dormir agora Daniel, amanhã poderei ser mais específico, mas quando falo em segurança, falo em segurança a sério. Repare, vou fazer uma analogia:
    Há um nadador que é amador mas que até costuma nada melhor que os seus amigos, então um dia resolve comprar um fato para conseguir nadar muito mais rápido; ele gasta algum dinheiro e consegue bons resultados. Por outro lado, um nadador profissional, que tem uma caixa toráxica acima do normal e uma experiência em natação muito superior, não vai ficar pelo simples fato. Provavelmente ele sem fato consegue nadar mais rápido que o amador. Na verdade o profissional vai comprar um fato altamente otimizado À natação desportiva, simplesmente para ganhar pequenos segundos.

Neste caso a segurança é a mesma coisa, no windows há segurança que se pode aplicar. No ubuntu ele tem isso muito mais. Mas nada é seguro no mundo digital, portanto mesmo sendo algo altamente enriquecido com primitivas de segurança, um pouco que podemos acrescentar é sempre algo melhor. Repare que não falei em anti-virus nem anti-setenta-mil-coisas. Falei apenas na firewall! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor daniellfranco » Sáb, 1 de Junho 2013, 3:10

Claudio Novais (01-06-2013, 1:52) escreveu:Estou indo dormir agora Daniel, amanhã poderei ser mais específico, mas quando falo em segurança, falo em segurança a sério. Repare, vou fazer uma analogia:
    Há um nadador que é amador mas que até costuma nada melhor que os seus amigos, então um dia resolve comprar um fato para conseguir nadar muito mais rápido; ele gasta algum dinheiro e consegue bons resultados. Por outro lado, um nadador profissional, que tem uma caixa toráxica acima do normal e uma experiência em natação muito superior, não vai ficar pelo simples fato. Provavelmente ele sem fato consegue nadar mais rápido que o amador. Na verdade o profissional vai comprar um fato altamente otimizado À natação desportiva, simplesmente para ganhar pequenos segundos.

Neste caso a segurança é a mesma coisa, no windows há segurança que se pode aplicar. No ubuntu ele tem isso muito mais. Mas nada é seguro no mundo digital, portanto mesmo sendo algo altamente enriquecido com primitivas de segurança, um pouco que podemos acrescentar é sempre algo melhor. Repare que não falei em anti-virus nem anti-setenta-mil-coisas. Falei apenas na firewall! ;)

Ah sim... nesse caso é logico que nada é realmente 100% seguro... e um profissional trabalhando em um sistema serio que precise ser beem seguro logicamente que não iria usar apenas um simples software firewall mas sim uma verdadeira maquina dedicada apenas para firewall (eu vi umas da dell que são somente para isso)... enfim, acho que eu nunca cheguei a procurar um firewall pro ubuntu pois me falavam que realmente não era necessário... tem algum firewall que você me recomende que seja free???

daniellfranco

Mensagempor Exploit » Sáb, 1 de Junho 2013, 4:05

o ubuntu tem firewall e é o melhor que há.. o problema são os programas-servidor..
Exploit

Próximo

Voltar para Questões gerais