Luis Cardoso » Qui Nov 24, 2011 10:25 am escreveu:Miguel72 » 24 Nov 2011, 03:28 escreveu:(...)
Caso do Beatbox (que uso no Ubuntu 11.10), do projecto Elementary OS. Que embora apenas seja um "player" de música (não de vídeo), seria uma hipótese tão boa como qualquer outra! Para não falar do Amarok, etc.
(...)
Concordo com a inclusão do Beatbox, mas tenha atenção que este ainda precisa de evoluir, porque ao contrário de mim (que adoro este programa pela sua simplicidade e leveza) há utilizadores que gostam de um leitor com alguns "tweaks" como é o caso do Banshee, Amarok, SongBird e Rhythmbox...
Sem dúvida Luís. Mas para um projecto tão recente, está muito bom e, se tivesse o apoio da Canonical ao ser incluído numa votação deste género a nível global, seria sem dúvida um "empurrão" enorme para um mais rápido desenvolvimento deste "player"!
E quando falo deste, falo de todos os "players" que existem! É sem dúvida um estímulo para quem desenvolve estes projectos, ter o nome do mesmo reconhecido pela comunidade e pelas empresas responsáveis pelas distribuições. Isso acontece com outras distribuições que "arriscam" nas novas aplicações (software), como é o caso do Mint (mantendo um fork do gnome 2 e estando empenhados na implementação do Mate), indo desta maneira ao encontro dos gostos da comunidade!
Como temos visto ultimamente, a Canonical decidiu não fazer isso, com a desculpa da estabilidade!
Uma desculpa esfarrapada! Porquê?! Porque o Unity não é o exemplo de estabilidade! Ora, se arriscaram com o Unity, porque não arriscar com outras aplicações?!
O Sr. Mark já está a parecer o Sr. Jobs, com megalomania exarcebada! Somente leva para a frente os projectos que ELE quer! Sem ouvir a comunidade!
Se nas versões LTS (normal e servidor), a Canonical podia apostar e bem, somente no software estável, que é isso que também quer quem utiliza o Ubuntu e não quer problemas, nas versões intermédias (não LTS), deveria apostar no novo software (como, repito, fez com o Unity!) de maneira a ir ao encontro dos gostos da comunidade, ajudar no impulso ao desenvolvimento de novas aplicações e, quem sabe, conseguir ganhar novas e mais estáveis aplicações em todo o segmento de software que existe! (desculpem a redundância do uso da palavra software e aplicações neste parágrafo)!
Somente assim é possível continuar a cescer, senão, qualquer dia, estamos a enfrentar as mesmas limitações do software proprietário! Do mesmo género da Apple. Em que o que se utiliza é cuidadosamente escolhido para os seus utilizadores.
É apenas a minha opinião, é claro e um desabafo ao que tenho visto se passar neste último ano na Canonical.
Mas penso que baseio esta minha opinião (testamento) em factos! E, se a Canonical não mudar o caminho que está a seguir, então penso que a comunidade em massa se irá afastar dela! A Canonical, penso eu, quer, através de um marketing agressivo, tomar o mercado das empresas ao nível dos servidores e tomar de assalto o segmento móvel, smartphones e tablets. O comum utilizador de software livre habituado a diversidade já não parece fazer parte dos planos para o futuro desta empresa! Ou seja, o grosso da comunidade que quer sempre desafios e coisas novas para experimentar e conhecer!
Bem, já me alonguei demais e, por isso, peço desculpa.
Cumps.