Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 23:14 Pesquisa avançada

Comparação de lentidões entre Xubuntu e Kubuntu.

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Comparação de lentidões entre Xubuntu e Kubuntu.

Mensagempor portaro » Sáb, 1 de Junho 2013, 20:51

Amigos após longo tempo de tentativa de saber o proquê da lentidão dos meus Xubuntus e Lubuntus após as releases 11.10.

Optei por fazer mais uma experiência que também fiz questão de relatar no fórum oficial Ubuntu - http://ubuntuforums.org/showthread.php? ... st12672727 -
no qual abri algumas questões sobre essa lentidão em laptops e desktops conforme fui descobrindo coisas.

A primeira como também já escrevi aqui no fórum para arquitecturas com ATI a lentidão e os congelamentos resolvem-se com a instalação dos mesa-utils.

Mas por alguma razão (recordo tanto em Lubuntus como Xubuntus) quando em laptops e em modo bateria de vez em quando os pcs congelam, porque será? foi essa a quetão que nunca me chegaram a elucidar, então meti na cabeça de experimentar o kubuntu, e voilá tanto em modo bateria como eléctrico nunca há paragens.

A questão é porquê? Porque em Lubuntus Xubuntus existe esse problema e em Kubuntus não.

Referir que também testei distros LXDE e XFCE exclusivamente derivadas de Debian e só num caso o crunhcbang não tive paragens em modo bateria, de resto todas as outras - MInino Galpon por exemplo dão congelamentos mas coisas mesmo de minutos.

Porquê alguém tem uma ideia?

portaro

Re: Comparação de lentidões entre Xubuntu e Kubuntu.

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 1 de Junho 2013, 22:04

Talvez por terem o mesmo gestor de energia (Lubuntu e Xubuntu): xfce4-power-manager.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor portaro » Sáb, 1 de Junho 2013, 22:31

Já é uma pista, nesse caso seria um bug em determinadas arquitecturas ou em função de placas ATI.

portaro

Mensagempor Rafael Schonberg » Sáb, 1 de Junho 2013, 23:34

O kernel é o mesmo?
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor portaro » Dom, 2 de Junho 2013, 0:19

Em alguns testes que fiz não é mesma versão, caso do lubuntu 12.04 e do último, dos xubuntu, do galpom,etc.

O Kernel em sí não deve ser senão afectaria o kubuntu, foi por acaso que testei o kubuntu e reparei nisso depois de o colocar no hd, o meu problema agora é que secalhar vou migrar o desktop para kde também pois gosto de manter o mesmo ambiente nos dois, no laptop e no desk.

Mas o kde e gnome não são a minha preferência gosto do xfce, mas é a vida.

É de apontar que me parece mais razoável a opção do Luís, eu já havia mexido no xfce-power-manager e no jupiter e nunca obtive nehum resultado no laptop.
Pensei que não fosse isso mas é uma opção bem viável já que o kubuntu provou que não é o kernel de certeza.

portaro

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 2 de Junho 2013, 14:06

portaro (01-06-2013, 22:31) escreveu:Já é uma pista, nesse caso seria um bug em determinadas arquitecturas ou em função de placas ATI.

Procure pelo gestor de energia e ATI, penso que ontem me deparei com um bug associado a ele. Possivelmente a placa ATI vai para o modo poupança de energia por alguma resposta dada pelo xfce4-power-manager e provocar essa lentidão, porque o mesmo não informa a placa ATI de que é para voltar a usar todo o seu poder.

Eu já me deparei com algo semelhante numa Nvidia, mas aqui o problema era da placa Nvidia e não do Gestor de Energia, porque acontecia tanto em Windows como em Linux (tivesse Gnome, LXDE, Xfce ou até KDE).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Dom, 2 de Junho 2013, 14:15

Já agora, o LXDE em si é quase um fork do Xfce, já que algumas ferramentas foram inspiradas neste (até o script de arranque da sessão LXDE/Lubuntu é baseado no script do Xfce, basta ver os comentários presentes nesse script), por isso, se afecta um e outro, o melhor é ver apenas o que existe em comum com esses dois ambientes. Para além do Gestor de energia, tem o script de sessão e a gestão de variáveis do ambiente. Algumas aplicações, como o Leafpad são comuns, mas não estou a ver onde este poderia interferir...

Faça um levantamento de todas as aplicações comuns com todos os sabores Ubuntu e deixe-as de parte, concentre-se nas diferenças e nos comuns entre Lubuntu e Xubuntu.
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor portaro » Dom, 2 de Junho 2013, 15:02

Já abri um tema no fórum do XFCE para alertar um pouco e saber se alguém determinou a mesma suspeita -

http://forum.xfce.org/viewtopic.php?pid=29925#p29925

eu no passado andei a ver e rever o xfce-power-manager mas na interface ele não tem muito a definir, no entanto existe um applet xfce-goodies dedicado à frequência do cpu, onde também mexi e não obtive resultados nenhuns.

A questão que o Luís coloca é astante interessante porque assim é a única maneira de entender como o galpon por exemplo (feito para máquians pouco pudentes) trava tanto quanto o xubuntu ou mais.

portaro

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 5 de Junho 2013, 1:29

Um dos problemas que pode haver de diferente é precisamente no GTK, talvez o GTK3 (por ser uma evolução do GTK2) tenha atrelado muita coisa do GTK2, o que provavelmente faz com que fique mais lento.

Já o Qt em princípio deve ter as coisas bem mais limpas em termos de código, o que provavelmente o torna mais rápido numa comparação balanceada (com grafismos idênticos).

Em todo o caso essa questão do gestor de energia é bastante interessante. Aliás, instalar o jupiter sempre foi uma das minhas prioridades, pois ele efetivamente fazia uma excelente gestão no que toca a utilização de bateria ou de energia da corrente elétrica. Pena é o Jupiter ter sido descontinuado agora para o Ubuntu 13.04, alegando que não fazia sentido para o novo kernel, o que eu discordo completamente.

Não só seria importante para o kernel atual, como seria interessantíssimo incluírem primitivas para funcionarem com o sistema optimus da nvidia e, já agora, com o sistema híbrido das ATIs. Em que ligar à corrente ou não significaria ligar ou desligar as placas de vídeo dedicadas, respetivamente.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 5 de Junho 2013, 2:34

Claudio Novais (05-06-2013, 1:29) escreveu:Um dos problemas que pode haver de diferente é precisamente no GTK, talvez o GTK3 (por ser uma evolução do GTK2) tenha atrelado muita coisa do GTK2, o que provavelmente faz com que fique mais lento.

Isso fazia sentido se estivesse a falar do Gnome... LXDE e Xfce → GTK2
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Questões gerais