Bem-vindo: Dom, 24 de Novembro 2024, 0:42 Pesquisa avançada

Portas Linux

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Portas Linux

Mensagempor Rogergalvao » Dom, 2 de Junho 2013, 14:19

Pessoal tenho um servidor de games , queria saber como eu libero as portas 7171 e 7172 no linux para que as pessoas possam acessar o servidor.Minha conexão é sem fio através do modem wifi da virtua, que aparentemente funciona em bridge.

Rogergalvao

Re: Portas Linux

Mensagempor Rogergalvao » Seg, 3 de Junho 2013, 22:38

alguém da uma luz de como eu faço isso, testei no ruindows e consigo abrir o servidor normalmente já no linux fica aparecendo que as portas estão fechadas , meu iptables ta sem nenhuma regra usei iptables -F , e as portas do roteador já estão devidamente abertas.

Rogergalvao

Mensagempor Exploit » Ter, 4 de Junho 2013, 3:19

abre as portas com o gufw
Exploit

Mensagempor Claudio Novais » Ter, 4 de Junho 2013, 13:07

@Rogergalvao, tudo depende um pouco se você já tem regras ou não definidas.Você não tem regras ao executar este comando?
sudo iptables -L -n

Efetivamente o melhor é usar o Gufw, que você pode conhecer aqui. Recomendo vivamente que veja este tópico aqui no forum do Ubuntued, onde explica as regras do iptables e apresenta duas firewalls, em que uma delas é o GufW:

De salientar apenas que a verdadeira firewall é o iptables, os outros dois programas são apenas interfaces que funcionam sobre a firewall iptables. ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Rogergalvao » Ter, 4 de Junho 2013, 17:36

Obrigado pela atenção claudio mas não tenho nenhuma regra olha.

Código: Selecionar todos
Chain INPUT (policy ACCEPT)
target     prot opt source               destination         

Chain FORWARD (policy ACCEPT)

Chain OUTPUT (policy ACCEPT)

Não sei o que esta a acontecer no ubuntu , no windows eu simplesmente abro o servidor e clico para permitir acesso no firewall nativo do windows e pronto esta tudo liberado

Rogergalvao

Mensagempor Rogergalvao » Ter, 4 de Junho 2013, 17:44

no windows as portas abrem mas no linux não abre.

veja no windows

Rogergalvao

Mensagempor daniellfranco » Ter, 4 de Junho 2013, 21:14

O meu firewall aqui eu ativei diferente... não é o iptables... eu usei um tutorial do tecmundo que ativava o firewall assim: sudo ufw enable que é pra ser um firewall que vem pre-instalado no ubuntu... aqui o comando pra abrir e fechar portas é: sudo ufw allow [numero da porta]

Enfim, experimente ai:

sudo ufw allow 7171

ve se apareceu "regra adicionada"
em seguida:
sudo ufw allow 7172

confere se apareceu "regra adicionada" denovo.
se não apareceu "regra adicionada" então o seu firewall é diferente do meu mesmo... :roll:

Dai testa la vê se abriu essas portas! e se abriu não deixe de vir aqui confirmar :yeah:

EDIT: o gufw é um interface gráfica do firewall, se vc seguir o tutorial que o Claudio te passou (no link: Firewall no Ubuntu) vc instala o gufw e ele fica com uma interface gráfica simples quase igual ao firewall do ruWindows

t+

daniellfranco

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 5 de Junho 2013, 0:55

Daniel só uma correção sobre "não é o iptables": o Gufw é uma interface do UFW para o Gnome; por outro lado, o UFW é uma interface pelo terminal para simplificar a utilização do iptables; por fim o iptables é a firewall do ubuntu! ;)

Ou seja, na prática essas firewalls são frontends do iptables que é algo de bastante baixo nível que existe a construção manual de regras. ;)

Mas, sim, basicamente é isso que você referiu. Para iniciantes recomendo sempre o Gufw! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor daniellfranco » Qua, 5 de Junho 2013, 15:36

Claudio Novais (05-06-2013, 0:55) escreveu:Daniel só uma correção sobre "não é o iptables": o Gufw é uma interface do UFW para o Gnome; por outro lado, o UFW é uma interface pelo terminal para simplificar a utilização do iptables; por fim o iptables é a firewall do ubuntu! ;)

Ou seja, na prática essas firewalls são frontends do iptables que é algo de bastante baixo nível que existe a construção manual de regras. ;)

Mas, sim, basicamente é isso que você referiu. Para iniciantes recomendo sempre o Gufw! ;)

Ah sim... rsrsrsrsrs... é que mesmo fazendo tempo que eu tenho um computador com linux (só trabalho com o ruwindows por culpa da sociedade... dai eu conheço mais "macete" pra ele) faz pouco tempo que eu descobri que tinha firewall pra ele (também a canonical afirmava que era desnecessário firewall para o ubuntu) dai eu não sei de tudo sobre o firewall que vem nele ainda, apenas o básico necessário por enquanto... :)

@Rogergalvao conseguiu resolver o problema das portas???

daniellfranco

Mensagempor Rogergalvao » Qui, 6 de Junho 2013, 21:21

não funcionou, uma coisa que percebi é que quando meu note tava ligado no windows e com servidor aberto as portas no meu ubuntu do desktop ficavam abertas, ai quando fechei o servidor as portas do ubuntu ficaram fechadas.

Rogergalvao

Próximo

Voltar para Questões gerais