Bem-vindo: Dom, 24 de Novembro 2024, 0:28 Pesquisa avançada

Comparação de lentidões entre Xubuntu e Kubuntu.

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: Comparação de lentidões entre Xubuntu e Kubuntu.

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 5 de Junho 2013, 10:11

Realmente tens razão! Então as possibilidades começam a afunilar, será utilização excessiva de python? Não me parece. Se fosse o Unity, aí poderia ser, mas no LXDE e Xfce acho que não usam muitas aplicações escritas em python, correto?
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor portaro » Qua, 5 de Junho 2013, 12:04

Nos tópicos que tenho aberto nos fóruns internacionais não há respostas, no entanto basta abrir os tais para ver alguns problemas similares de pessoas a queixarem-se de lentidões e freezings.

No meu caso o Jupiter não me ajudou muito.

No Kubuntu tenho uma fluência normal tão rápida quanto o xfce, em modo bateria não há paragens.

Gosto mais do Xfce mas tendo em conta os constrangimentos que causa em determinado momento precisar mesmo de usar a bateria e saber que não vai dar é preferivel manter o KDE.

portaro

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 5 de Junho 2013, 22:14

portaro (05-06-2013, 12:04) escreveu:Nos tópicos que tenho aberto nos fóruns internacionais não há respostas, no entanto basta abrir os tais para ver alguns problemas similares de pessoas a queixarem-se de lentidões e freezings.

No meu caso o Jupiter não me ajudou muito.

No Kubuntu tenho uma fluência normal tão rápida quanto o xfce, em modo bateria não há paragens.

Gosto mais do Xfce mas tendo em conta os constrangimentos que causa em determinado momento precisar mesmo de usar a bateria e saber que não vai dar é preferivel manter o KDE.

Experimente mudar de gestor de energia no Xubuntu ou Lubuntu (será mais fácil neste, já que é tudo modular e poucas dependências entre aplicações).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 5 de Junho 2013, 22:15

Claudio Novais (05-06-2013, 10:11) escreveu:Realmente tens razão! Então as possibilidades começam a afunilar, será utilização excessiva de python? Não me parece. Se fosse o Unity, aí poderia ser, mas no LXDE e Xfce acho que não usam muitas aplicações escritas em python, correto?

Nem tem assim grande utilização de Python... Por isso não deve ser disso.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 6 de Junho 2013, 1:16

Então como é possível a velocidade do Xubuntu e do Kubuntu ser similar? o.0
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor portaro » Qui, 6 de Junho 2013, 1:18

Certamente é alguma coisa que me passou ou que eu não tenho conhecimentos para o contornar, agora que ando no kde tento ver como vão as coisas e já notei também que a memória em cache tende a ser muito menor que no xfce e lxde, são algumas diferenças que vou vendo.

No entanto não tenho nem ideia de qual seria a solução para o meu real problema - paragens em modo bateria no xfce.

Passei um calvário desde que comecei a usar o Xfce nos pcs primeiros penseiq ue seriam os kerneis, a gestão gráfica por um acaso dei com a solução aos problemas de paragem sem bateria e estavam de facto relacionados com a gráfica mas no modo bateria os freezings continuaram, de resto o Xfce é muito bom.

Agora com KDE tenho o problema resolvido, mesmo assim se houvesse maneira de dar com a solução seria muito bom porque assim o pessoalque nos fóruns se queixa de paragens e suspeitamos que possa ser isso teriam também os probelmas resolvidos.

Abraço.

portaro

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 6 de Junho 2013, 1:21

Não há logs com informação útil? Pode ser que haja alguma exceção que esteja a ser documentada que poderá ajudar :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor portaro » Qui, 6 de Junho 2013, 1:25

Claudio Novais (06-06-2013, 1:16) escreveu:Então como é possível a velocidade do Xubuntu e do Kubuntu ser similar? o.0

Para mim tem a ver com o rendimento gráfico que se retira em determinado ambiente, e como as libs desse mesmo lidam com os recursos fisicos.

Já não é a primeira vez que vejo sistemas com gestores ligeiros serem mais lentos que sistemas gnome ou KDE, no passado dei com algumas surpresas assim, recordo-me de quando usei pela primeira vez o epidemic linux em que notei uma diferença muito significativa de rapidez em relação a outros que fui usando nomeadamente gnome.

Mudei-me para Xfce e mais uma vez comprovo que o KDE se mantem muito afinado pelo menos para retirar mais sumo talvez da minha arquitectura, nã sei.

Mas numa comparação rápida, lembrei-me agora de que testei recentemente o GAlpon Minino estive a tentar instalar no portátil e logo no primeiro boot ao entrar no ambiente parou uns bons minutos e o calvário continuava em raíz, numa distro que devia ser muito rápida por alguma razão existe algo que em determinadas arquitecturas congela os pcs . Há muitos tópicos destes nos fóruns, desde o 11.04 e alguns parecem ser problemas temporalmente estendidos por isso quando após 3 lançamentos o Xfce continua a dar paragens quase de certeza é alguma config ode algum arquivo que pode estar a causar este problema.

Pensando no pessoal que abre tópicos em busca de ajuda, seria bom solucionar estes problemas.

portaro

Mensagempor portaro » Qui, 6 de Junho 2013, 1:29

Não há logs, neste caso não tenho o xfce instalado, como havia dito gosto de trabalhar no mesmo ambiente nos meus pcs.

No entanto eu procurei onde podia /var/logs etc e não havia menção a nada simplesmente parava e voltava no jupiter nunca obtive nada, lembro-me de mexer ans opções do system settings do Xfce e nada no power manager, retirar autostarts nada, só consegui obter resultados instalando o mesa-utils, mas no caso do portátil em modo bateria parava na mesma.
Testei o Xubuntu 13.04 e parava a mesma, e o Lubuntu deve ir assim, o Galpon debian derivado também e algumas outras tipo comfusion.

portaro

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 6 de Junho 2013, 1:33

portaro (06-06-2013, 1:25) escreveu:Mas numa comparação rápida, lembrei-me agora de que testei recentemente o GAlpon Minino estive a tentar instalar no portátil e logo no primeiro boot ao entrar no ambiente parou uns bons minutos e o calvário continuava em raíz, numa distro que devia ser muito rápida por alguma razão existe algo que em determinadas arquitecturas congela os pcs . Há muitos tópicos destes nos fóruns, desde o 11.04 e alguns parecem ser problemas temporalmente estendidos por isso quando após 3 lançamentos o Xfce continua a dar paragens quase de certeza é alguma config ode algum arquivo que pode estar a causar este problema.

Certo, mas este tipo de acontecimentos que você fala normalmente estão muito interligados com placas de vídeo que têm muitos problemas com drivers open-source. Normalmente esta é a maior causa de problemas. Aliás, basta ver que praticamente qualquer computador que tenha apenas uma placa de vídeo integrada da marca Intel, funciona perfeitamente há MUITOS anos!

No meu portátil antigo, que tinha apenas uma placa de vídeo Intel, nunca precisei de configurar rigorosamente nada da placa de vídeo. Mesmo em Ubuntus de 2007 (e talvez de 2006 não me recordo ao certo agora)! Portanto isto também é bastante culpa das empresas que não facilitam o desenvolvimento open-source e não dão bons drivers livres com licenças adequadas. Se fizessem como a Intel muita coisa seria diferente.

Já agora, com a entrada do Ubuntu/Mir no mercado nos próximos meses acho que as empresas vão começar a abrir melhor o seu hardware e portanto penso que novos materiais terão uma boa probabilidade de começarem a ser compatíveis de raiz, como ocorre com as placas de vídeo Intel.

--

Sobre os logs, se não há, então é difícil de descobrir. Entretanto tenho notado que nos últimos anos a maioria dos logs têm vindo a desaparecer nos Ubuntus. Talvez possa haver alguma coisa que se possa ativar, mas não sei. :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

AnteriorPróximo

Voltar para Questões gerais