Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 13:15 Pesquisa avançada

Cinnamon 2.0 deverá abandonar o Gnome

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Cinnamon 2.0 deverá abandonar o Gnome

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 7 de Junho 2013, 21:38

José Craveiro (07-06-2013, 19:00) escreveu:Talvez seja o menu cujo funcionamento roube a desejada fluidez no resto que eu pelo menos notei. Isto comparado com o gnome shell que uso neste momento, o cinnamon que agora experimentei estava a usar em média mais uns 30MB de ram. Só posso comparar com o que antes acontecia numa versão anterior.

Será que estava a usar o Cinnamon 2D, pelos sintomas descritos...
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 8 de Junho 2013, 2:39

Tens razão, não é cache, são registos. Troca o nome e tudo o que disse continuo a dizê-lo. Lá por mexeres em Arduinos não invalida nada do que eu disse, muito menos tira qualquer valor à minha resposta. Disse-o para te mostrar a minha opinião!

Ok não sugeres replicação então dá solução prática, em vez de mandar para o ar "ah e tal utiliza-se bibliotecas para diferentes arquiteturas com um módulo kernel-common a apontar para o sítio certo". Isto para mim pouco me diz na prática e cheira-me a redundância. O stdio foi um exemplo numa imensidão de bibliotecas.

Luis Cardoso (07-06-2013, 21:36) escreveu:Se tu pensas que o ficheiro binário que produzes vai interagir directamente com o hardware, estás muito enganado, porque se assim fosse, só poderias partilhar esse binário com quem tivesse um computador exactamente igual ao teu.

De facto isto é o que realmente acontece, mas não tão restritivo como estás a pintar. Ele vai interagir, mas nenhum software que faças vai estar nu de bibliotecas, que por conseguinte como é óbvio vai usar inúmeras bibliotecas para chegar ao seu fim, nomeadamente bibliotecas do sistema.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 8 de Junho 2013, 14:07

:roll: que eu saiba eu não disse: «"ah e tal utiliza-se bibliotecas para diferentes arquiteturas com um módulo kernel-common a apontar para o sítio certo"».

Esquece lá, por alguma razão a BIOS tradicional durou tanto tempo e o UEFI está a dar tantos problemas!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor abdo » Sáb, 8 de Junho 2013, 14:15

Cavalheiros escolham seus padrinhos e suas armas e vamos ao Duelo... A hora está se aproximando...
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor Luis Cardoso » Sáb, 8 de Junho 2013, 15:25

abdo (08-06-2013, 14:15) escreveu:Cavalheiros escolham seus padrinhos e suas armas e vamos ao Duelo... A hora está se aproximando...

:lol: Não é preciso chegar a tanto xD
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor abdo » Sáb, 8 de Junho 2013, 17:25

Luis Cardoso escreveu:
abdo (08-06-2013, 14:15) escreveu:Cavalheiros escolham seus padrinhos e suas armas e vamos ao Duelo... A hora está se aproximando...

Certamente Luis, vcs dois estão dando uma aula em vários aspectos, principalmente em questão de educação, comprovando que podemos discordar e defender nossos pontos de vistas sem insultos, respeitando a aquele que diverge de nós como a aqueles que apenas acompanham a discussão do assunto.

Bem diferente do que vemos em muitos outros foruns e blogs que permitem a interação.

Parabéns aos dois e em especial ao Claudio, por ser o pai do Ubuntued.
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor Alessandra Vianna » Sáb, 8 de Junho 2013, 17:30

abdo (08-06-2013, 17:25) escreveu:
Luis Cardoso escreveu:

Certamente Luis, vcs dois estão dando uma aula em vários aspectos, principalmente em questão de educação, comprovando que podemos discordar e defender nossos pontos de vistas sem insultos, respeitando a aquele que diverge de nós como a aqueles que apenas acompanham a discussão do assunto.

Bem diferente do que vemos em muitos outros foruns e blogs que permitem a interação.

Parabéns aos dois e em especial ao Claudio, por ser o pai do Ubuntued.

É verdade! Havia reparado a tensão aqui neste tópico e achei muito interessante essa discussão, pois diferente de vários outros fóruns que eu já vi, ela permaneceu bastante saudável.

Parabéns, Cláudio e Luís!
Alessandra Vianna

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 8 de Junho 2013, 17:36

@Luís, não disseste mas disseste algo parecido com isso mas que na prática eu ainda não compreendi como queres implementar tal coisa. :|

Sobre esta discussão, aqui pomos só as palavras bonitas, pelo gtalk já nos temos bloqueados um ao outro. LOL estou a gozar obviamente! xD
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Xterminator » Sáb, 8 de Junho 2013, 17:56

marcos.vargens (07-06-2013, 15:44) escreveu:
Xterminator (07-06-2013, 13:09) escreveu:Ou seja o Java pode ser lento, mas o GTK3 que além de ser multiplataforma tem algumas centenas de bindings não pode ser?
Lembre-se ao falar de GTK esqueça-se de Linux, pois vai muito além disto, começe olhando as licenças do seu Smartphone ou da sua TV, depois me diga se ainda concorda com o que foi dito no fórum anteriormente, que a Canonical e o Ubuntu trouxeram as empresas para o Linux, a maioria das empresas citadas por você já contribuiam com *NIX/GNOME e a Canonical só pegou carona no sucesso do Projeto GNOME.
Quando falamos GNOME, não falamos do desktop e sim da plataforma de desenvolvimento.
A idéia de se ter uma Distribuição simples "para seres humanos" foi do Projeto GNOME, então as críticas que vejo hoje, eu já ví no passado, e voltarei a ver no futuro, pois eu sou um usuário GNOME e entendo o que o projeto significa.

você não entendeu o que eu disse e ainda levou a conversa para um outro lugar.
O Java é interpretado, roda sobre uma Virtual Machine e isso já o torna mais lento por mais que ele se esforce. E o Java é 100% multiplataforma. Você não precisa compilar o fonte para um determinado SO. O mesmo binário roda em qualquer plataforma que ele esteja disponível. O GTK até onde sei não. Ele precisa ser compilado para a plataforma específica. (Me corrija se eu estiver errado por favor), então não podemos dar o desconto da VM nesse caso e sinceramente, por mim ele só rodaria no mundo Unix (mas uso o Gimp no Windows). E o java nem em sonho se propõe a ser um gerenciador gráfico como o Gnome, então sua lentidão é de certa forma compreensível dentro do seu contexto, o qual não se encaixa aqui e veja que questionei o por que de ter sido citado, mesmo entendendo o que o do Luiz quis dizer.
Quanto as críticas, eu reclamo de tudo que acho que não está bom, mas de forma alguma tiro os méritos do projeto Gnome. Se não fosse ele talvez nem usaria linux, pois como já disse, não me adaptei ao KDE, agora ficar cego e não enxergar os seus problemas, ou concordar com tudo, sinto muito mas não vou fazer isso, mesmo sendo usuário dele. Não estou gostando dos rumos que o projeto está tomando e não gosto da lentidão do GTK3. Mas você não é obrigado a concordar comigo.

Marcos gostaria de pedir que você fizesse um pequeno teste com o gtkperf com o tema que vocẽ mais utiliza, para instalar basta digitar.
sudo apt-get install gtkperf

Talvez a lentidão a que você se refere possa ser problemas com o tema/engine utilizado.
O Teste não quer dizer nada, mas dá para fazer a comparação entre alguns temas, os temas que geralmente utilizo são temas rápidos, mas isto você percebe sem precisar fazer um benchmark.
O gtkperf serve para testar o widgets mais utilizados no tema, é coisa rápida dependendo da quantidade de testes feitos.
Xterminator

Mensagempor marcos.vargens » Sáb, 8 de Junho 2013, 23:06

Xterminator, não fico mudando muito de tema. Acabo usando o que mais me agrada e evito os pesados. Utilizo esse aqui.

Abaixo o resultado do que você me pediu. Não testei no note. Essa maquina é a que tem melhor a melhor placa de vídeo.

Spoiler:
GtkPerf 0.40 - Starting testing: Sat Jun 8 18:58:09 2013

GtkEntry - time: 0,02
GtkComboBox - time: 1,02
GtkComboBoxEntry - time: 0,92
GtkSpinButton - time: 0,05
GtkProgressBar - time: 0,05
GtkToggleButton - time: 0,10
GtkCheckButton - time: 0,03
GtkRadioButton - time: 0,07
GtkTextView - Add text - time: 0,38
GtkTextView - Scroll - time: 0,06
GtkDrawingArea - Lines - time: 0,33
GtkDrawingArea - Circles - time: 0,31
GtkDrawingArea - Text - time: 0,26
GtkDrawingArea - Pixbufs - time: 0,08
---
Total time: 3,69

Mas um detalhe: Mesmo usando o XFCE não notei muita diferença de desempenho. Parece que minha maquina chegou no limite de velocidade que poderia alcançar. Aqui o Unity roda quase igual ao Gnome-Shell, com lentidão em partes específicas (como o menu global, e em determinados zooms). Mas o Windows voa comparado ao linux.
Editado pela última vez por marcos.vargens em Sáb, 8 de Junho 2013, 23:10, em um total de 1 vez.

marcos.vargens

AnteriorPróximo

Voltar para Notícias