Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 5:35 Pesquisa avançada

Rhythmbox será o player padrão no Ubuntu 12.04

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Rhythmbox será o player padrão no Ubuntu 12.04

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 24 de Novembro 2011, 22:46

Calma Miguel! :desdentado: Isso não é de todo verdade! Aliás, a Canonical utiliza muito o Brainstorm que a comunidade participa ativamente! Aliás, eles costumam satisfazer dezenas e dezenas de Brainstorms por cada versão do Ubuntu.

Quando eu iniciei essa queixa relativa às decisões tomadas, inclinava-me na escolha de aplicações! Nomeadamente a não utilização do VLC, no player de músicas, não trazer wine instalado, etc etc etc.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 25 de Novembro 2011, 1:54

Claudio Novais » Qui Nov 24, 2011 10:46 pm escreveu:Calma Miguel! :desdentado: Isso não é de todo verdade! Aliás, a Canonical utiliza muito o Brainstorm que a comunidade participa ativamente! Aliás, eles costumam satisfazer dezenas e dezenas de Brainstorms por cada versão do Ubuntu.

Quando eu iniciei essa queixa relativa às decisões tomadas, inclinava-me na escolha de aplicações! Nomeadamente a não utilização do VLC, no player de músicas, não trazer wine instalado, etc etc etc.

É verdade tudo o que disseste Cláudio, mas as dezenas de pedidos que são satisfeitos, não são em relação às decisões de fundo!

Como o caso do ambiente gráfico (ou desktop enviorement), ou o caso que referiste, do VLC, que deve ser um dos melhores, senão o melhor "player" que existe. Como é possível não ser aceite o melhor como standard ou default?

E sabes bem que foi devido às milhares de queixas em relação ao Unity, que foi criado à pressa o gnome fallback.

Mas isso não é satisfazer a comunidade, isso é dar umas "migalhas" para os manter calados.

Tenho vagueado pela "net" e, a insatisfação por parte da comunidade é bem visível! E tu, como pessoa informada, de certeza que tens visto o mesmo que eu.

Até alguns utilizadores deste forum já expressaram o seu descontentamento e já mudaram ou aconselharam a mudança de distribuição. O Luciano já fez várias referências ao Mint como alternativa muito boa ao Ubuntu. E o Luís, por exemplo, manteve-se no Ubuntu, mas mudou-se para o ambiente gráfico LXDE.

E esta mudança de liderança em pesquisa no Distrowatch é mais um indicador da insatisfação geral da comunidade.
Pois, podes ter a certeza, que os acessos às outras distribuições neste site são feitos em 99% por utilizadores actuais de Linux, à procura de alternativas ao Ubuntu e o outro 1% então é que é de utilizadores de Windows ou de Mac à procura de informações e de, quem sabe, a sua primeira tentativa no mundo Linux.

Esta é a minha opinião em relação a tudo o que tenho visto acontecer e lido por essa internet fora.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 25 de Novembro 2011, 12:42

Miguel72 » 25 Nov 2011, 01:54 escreveu:(...) E o Luís, por exemplo, manteve-se no Ubuntu, mas mudou-se para o ambiente gráfico LXDE.
(...)

Não querendo deitar mais água na fervura, eu estou no LXDE porque não consigo ficar muito tempo no mesmo Ambiente, tenho de variar :lol: porque em caso de ser mesmo pelos problemas Unity, Gnome 3, etc, teria instalado o Lubuntu logo de raiz xD. Eu é que gosto de espreitar os diferentes Ambientes. O próximo na lista é o e17, mas não pode ser na mesma máquina, pois isto já está a ficar uma aberração autêntica (no Gnome claro, pois o OpenBox+Gnome fica um pouco estranho, é preciso chegar a algum acordo entre ambos :lol: ). É que o LXDE tem o GTK2 e o GTK3 a coabitarem sob o mesmo tecto - OpenBox :lol:
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 25 de Novembro 2011, 12:48

Luis Cardoso » Sex Nov 25, 2011 12:42 pm escreveu:
Miguel72 » 25 Nov 2011, 01:54 escreveu:(...) E o Luís, por exemplo, manteve-se no Ubuntu, mas mudou-se para o ambiente gráfico LXDE.
(...)

Não querendo deitar mais água na fervura, eu estou no LXDE porque não consigo ficar muito tempo no mesmo Ambiente, tenho de variar :lol: porque em caso de ser mesmo pelos problemas Unity, Gnome 3, etc, teria instalado o Lubuntu logo de raiz xD. Eu é que gosto de espreitar os diferentes Ambientes. O próximo na lista é o e17, mas não pode ser na mesma máquina, pois isto já está a ficar uma aberração autêntica (no Gnome claro, pois o OpenBox+Gnome fica um pouco estranho, é preciso chegar a algum acordo entre ambos :lol: ). É que o LXDE tem o GTK2 e o GTK3 a coabitarem sob o mesmo tecto - OpenBox :lol:

Boas Luís, desculpa ter-te referido como exemplo, mas acho que percebeste o que queria demonstrar.

E, embora sejas um "experimentador" nato, se tivesses contente com o Unity ou com o Gnome-Shell, não terias tanta vontade em testar outros ambientes. Lembro-me de te ver ver escrever com muito agrado sobre o ambiente Gnome 2 no teu 10.10.

De qualquer maneira, no final, será sempre uma questão de gostos. E, como escrevi, eu até gosto do Unity e utilizo-o.

Apenas gostava que a Canonical olhasse mais (como no passado) para a vontade da comunidade.

Abraço e Cumps.

P.S.- Um offtopic, já agora Luís, se puderes dá uma olhada na dúvida que eu coloquei no tópico Questões Gerais. Talvez me possas ajudar.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 25 de Novembro 2011, 13:30

Miguel72 » 25 Nov 2011, 12:48 escreveu:
Luis Cardoso » Sex Nov 25, 2011 12:42 pm escreveu:
(...)

Boas Luís, desculpa ter-te referido como exemplo, mas acho que percebeste o que queria demonstrar.

E, embora sejas um "experimentador" nato, se tivesses contente com o Unity ou com o Gnome-Shell, não terias tanta vontade em testar outros ambientes. Lembro-me de te ver ver escrever com muito agrado sobre o ambiente Gnome 2 no teu 10.10.

De qualquer maneira, no final, será sempre uma questão de gostos. E, como escrevi, eu até gosto do Unity e utilizo-o.

Apenas gostava que a Canonical olhasse mais (como no passado) para a vontade da comunidade.

Abraço e Cumps.

P.S.- Um offtopic, já agora Luís, se puderes dá uma olhada na dúvida que eu coloquei no tópico Questões Gerais. Talvez me possas ajudar.

Sim, eu percebi o que queria demonstrar ;)

Quanto "experimentador", foi o que me levou a experimentar Linux (OpenSuse, Ubuntu 7.04, Mepis Linux, Fedora, Mint, etc...) e escolhi Ubuntu pela sua simplicidade e pela existência do :ubuntued: para me ajudar a encontrar as soluções correctas xD. Também experimentei o OpenSolaris, mas aquilo está longe de ser usado no dia a dia... Quando me referi ao Gnome 2, refiro aos tempos em que podíamos personalizar bastante os temas (ver os temas apresentados pelo Roger faz-me recordar esses tempos fantásticos), pois se reparar para o GTK3 ainda há poucos temas e os que há andam basicamente atrás uns dos outros, não havendo muita diferença entre eles...

Quanto a isto:

Apenas tenho a dizer, cuidado com o que se deseja... Pois não sei se está lembrado, mas a comunidade andava a pedir mudanças, que o sistema tinha de evoluir em aspecto gráfico pois estava a ficar para trás do Windows 7 e afins. Esses pedidos foram responsáveis pela apresentação do Unity (que junta muitos desses pedidos) pode é não corresponder ao que a comunidade tinha em mente. Ou seja, pediram mudança, mas esta foi feita de modo radical. Agora a comunidade vem pedir à Canonical para ter calma e que afinal preferiam como estava? Querem que melhorem o Gnome 2.x, mas sem serem muito radicais... Não estou a dizer que o Miguel está a dizer isto, apenas me baseio nas reacções que vou vendo pela internet!

Bom, esta é apenas a minha opinião!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 25 de Novembro 2011, 13:53

Bem Luís, penso que não percebeste que não estou-me a referir só ao ambiente gráfico, até porque não tenho (muitas) razões de queixa dele, falo principalmente das aplicações no seu conjunto.

A passagem para o Banshee mais pareceu uma birrinha da Canonical e agora volta atrás e volta a colocar o Rythmbox.

É este tipo de decisões que não se percebe! Se o Banshee não é estável agora, era-o quando mudaram para ele?! Não se percebe!

E este caminho escolhido de claramente apostar nos servidores (empresas) e dispositivos móveis é quase um adeus por parte da Canonical aos utilizadores de Desktops e Laptops.

Mas tudo bem, é uma questão de opiniões. O futuro irá dar razão a um de nós. E, espero sinceramente que sejas tu a estar certo e eu errado!

Quanto à personalização no Unity e Gnome-Shell estou perfeitamente de acordo contigo quando dizes que é escassa comparando com o Gnome 2.

Mas já se vê algumas coisas bastante agradáveis na minha opinião.

Vê lá estes screen shots e dá-me a tua opinião se faz favor, é claro.

Imagem

Imagem

Imagem

O tema é o Elementary do projecto Elementary OS e estou a utilizar, depois de sugestão tua, o Marlin, também do mesmo projecto.

Que é muito bom e tem aqueles breadcrumbs como o nautilus elementary tinha.

Abraço e Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 25 de Novembro 2011, 16:01

Miguel,

Eu apenas referi o Unity apenas por exemplo, mais nada (daí ter colocado isto: «Não estou a dizer que o Miguel está a dizer isto, apenas me baseio nas reacções que vou vendo pela internet!»), apenas estava a referir-me que estas alterações recentes no Ubuntu deve-se a alguns pedidos. Mas já que fala do Banshee, então também tenho de lhe pedir que tenha em atenção que havia muita gente a pedir à Canonical para apostar no Banshee (pensando tal como o Miguel pensou, que com o Ubuntu a apostar neste programa que ele fosse evoluir), mas saiu-lhes o tiro pela culatra, pois se formos ver a lista de Bugs, aqueles que haviam antes da inclusão padrão no Ubuntu, permanecem actualmente o que é inadmissível. Visto que a equipa do Banshee não está a trabalhar para resolver essa questão junto da Canonical, esta decide voltar atrás e escutando as queixas voltar a estabelecer o Rhythmbox como leitor padrão.

Mas pronto, quanto a isto, é como refere, esperar para ver, pode ser que mude de rumo entretanto e esta conversa que estamos a ter sobre a posição da Canonical deixe de fazer qualquer sentido xD

Quanto ao seu desktop, se ainda não o fez, recomendo a partilhar no tópico dos Desktops, pois está fantástico, principalmente gostei do estilo de letra usado :yeah:
Só uma correcção, eu até hoje não sugeri o Marlin, pois nunca o testei, houve um utilizador a perguntar onde o podia obter para o Ubuntu 11.10 e eu indiquei onde o podia arranjar, mas avisei que vinha de um repositório que poderia vir a deixar o Sistema instável, pois é onde se encontram as novidades mais quentinhas do projecto ElementaryOS. O único software que recomendei vindo desse repositório foi o excelente BeatBox, uso-o no dia a dia e não tenho qualquer queixa dele :rox:

Quanto aos temas GTK3 tem de se ter em atenção, pois existem alguns muito bonitos mas ainda não são compatíveis com Gnome 3.2. Pelos vistos houve grandes alterações na maneira de fazer os temas de Gnome 3.0 para Gnome 3.2! Por exemplo, alguns temas para Gnome-Shell que apenas sejam compatíveis com Gnome 3.0 podem empancar o Sistema Operativo no Gnome 3.2. É preciso aguardar que todos os temas iniciais do GTK3 sejam corrigidos para a mais recente versão.
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 25 de Novembro 2011, 16:57

Luis Cardoso » Sex Nov 25, 2011 4:01 pm escreveu:Miguel,

Eu apenas referi o Unity apenas por exemplo, mais nada (daí ter colocado isto: «Não estou a dizer que o Miguel está a dizer isto, apenas me baseio nas reacções que vou vendo pela internet!»), apenas estava a referir-me que estas alterações recentes no Ubuntu deve-se a alguns pedidos. Mas já que fala do Banshee, então também tenho de lhe pedir que tenha em atenção que havia muita gente a pedir à Canonical para apostar no Banshee (pensando tal como o Miguel pensou, que com o Ubuntu a apostar neste programa que ele fosse evoluir), mas saiu-lhes o tiro pela culatra, pois se formos ver a lista de Bugs, aqueles que haviam antes da inclusão padrão no Ubuntu, permanecem actualmente o que é inadmissível. Visto que a equipa do Banshee não está a trabalhar para resolver essa questão junto da Canonical, esta decide voltar atrás e escutando as queixas voltar a estabelecer o Rhythmbox como leitor padrão.

Mas pronto, quanto a isto, é como refere, esperar para ver, pode ser que mude de rumo entretanto e esta conversa que estamos a ter sobre a posição da Canonical deixe de fazer qualquer sentido xD

Quanto ao seu desktop, se ainda não o fez, recomendo a partilhar no tópico dos Desktops, pois está fantástico, principalmente gostei do estilo de letra usado :yeah:
Só uma correcção, eu até hoje não sugeri o Marlin, pois nunca o testei, houve um utilizador a perguntar onde o podia obter para o Ubuntu 11.10 e eu indiquei onde o podia arranjar, mas avisei que vinha de um repositório que poderia vir a deixar o Sistema instável, pois é onde se encontram as novidades mais quentinhas do projecto ElementaryOS. O único software que recomendei vindo desse repositório foi o excelente BeatBox, uso-o no dia a dia e não tenho qualquer queixa dele :rox:

Quanto aos temas GTK3 tem de se ter em atenção, pois existem alguns muito bonitos mas ainda não são compatíveis com Gnome 3.2. Pelos vistos houve grandes alterações na maneira de fazer os temas de Gnome 3.0 para Gnome 3.2! Por exemplo, alguns temas para Gnome-Shell que apenas sejam compatíveis com Gnome 3.0 podem empancar o Sistema Operativo no Gnome 3.2. É preciso aguardar que todos os temas iniciais do GTK3 sejam corrigidos para a mais recente versão.

Ok Luís, amigos na mesma. :yeah:

Lamento se errei ao dizer que sugeriste o Marlin, foi provavelmente confusão minha. Mas foi depois do post em que foi referido por ti a maneira de instalar o Marlin (já agora, o repositório mudou), que eu o testei e está cada vez melhor.

O BeatBox como já referi, é o meu "player" audio de eleição, mas ainda tem alguns "bugs".

Já agora em relação a este tema, dá uma olhada nestes artigos (estão em espanhol) e diz-me o que pensas.

Seguem os links: http://usemoslinux.blogspot.com/2011/11/la-popularidad-de-ubuntu-cae-en-picada.html

http://www.muylinux.com/2011/11/25/8-reproductores-de-musica-en-linux/

Cumps.

P.S. - Offtopic, já consegui resolver o meu problema do kernel.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 25 de Novembro 2011, 17:22

Miguel a primeira pergunta que faço é a seguinte: no Brasil (e muito menos em Portugal) quem conhece esse distrowatch? Qual é a relevância das estatísticas de pesquisas internas deles num mundo inteiro que quer é usar os seus computadores?

Em segundo lugar, não querendo dizer que eles são mentirosos, existe um conceito que qualquer blogger conhece por ser algo extremamente poderoso: a "virabilidade" de oposto sensacionalista (inventei esta frase, mas é isto mesmo!). Ou seja, qualquer blogger procura, sem se reduzir à incompetência, criar uma matéria no seu site que seja altamente sensacionalista e muito preferencialmente oposta à normalidade para criar discussão. Com isto, conseguirá criar um artigo viral que passará por todos os sites e mais alguns, fora as redes sociais que são tão influenciáveis ao sensacionalismo imediato.

O que quero dizer com isto? Bem, eles criaram uma matéria em que basicamente queria dizer que o mundo inteiro já estava era a utilizar Mint e não o Ubuntu, deixando em letras pequenas que isso era com base nas suas meras estatísticas internas. Com isto conseguiram produzir uma quantidade gigante de informação direcionada a eles (pois foram os autores), originando certamente uma visibilidade incrível, o que pode ser um indicatório de retorno bastante elevado. Ou seja, perfeito para eles e um sucesso imediato na estratégia!

Agora na minha opinião e pensando bem, acham mesmo que o Mint tem mais utilizadores que o Ubuntu? atualmente pelo menos, de certeza que não. Basta ter a pequena noção que o Forum do ubuntu é dos maiores do Mundo! Até pode ter conversas do Mint, mas não é assim que o Mint consegue realmente ultrapassar o Ubuntu, até porque o Mint tem de esperar sempre que o Ubuntu seja publicado para que ele exista!

Se um dia o Mint ultrapassará o UBuntu? Talvez isso não aposto, mas aí não acredito que ainda seja um fork do Ubuntu! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 25 de Novembro 2011, 17:41

Claudio Novais » Sex Nov 25, 2011 5:22 pm escreveu:Miguel a primeira pergunta que faço é a seguinte: no Brasil (e muito menos em Portugal) quem conhece esse distrowatch? Qual é a relevância das estatísticas de pesquisas internas deles num mundo inteiro que quer é usar os seus computadores?

Em segundo lugar, não querendo dizer que eles são mentirosos, existe um conceito que qualquer blogger conhece por ser algo extremamente poderoso: a "virabilidade" de oposto sensacionalista (inventei esta frase, mas é isto mesmo!). Ou seja, qualquer blogger procura, sem se reduzir à incompetência, criar uma matéria no seu site que seja altamente sensacionalista e muito preferencialmente oposta à normalidade para criar discussão. Com isto, conseguirá criar um artigo viral que passará por todos os sites e mais alguns, fora as redes sociais que são tão influenciáveis ao sensacionalismo imediato.

O que quero dizer com isto? Bem, eles criaram uma matéria em que basicamente queria dizer que o mundo inteiro já estava era a utilizar Mint e não o Ubuntu, deixando em letras pequenas que isso era com base nas suas meras estatísticas internas. Com isto conseguiram produzir uma quantidade gigante de informação direcionada a eles (pois foram os autores), originando certamente uma visibilidade incrível, o que pode ser um indicatório de retorno bastante elevado. Ou seja, perfeito para eles e um sucesso imediato na estratégia!

Agora na minha opinião e pensando bem, acham mesmo que o Mint tem mais utilizadores que o Ubuntu? atualmente pelo menos, de certeza que não. Basta ter a pequena noção que o Forum do ubuntu é dos maiores do Mundo! Até pode ter conversas do Mint, mas não é assim que o Mint consegue realmente ultrapassar o Ubuntu, até porque o Mint tem de esperar sempre que o Ubuntu seja publicado para que ele exista!

Se um dia o Mint ultrapassará o UBuntu? Talvez isso não aposto, mas aí não acredito que ainda seja um fork do Ubuntu! ;)

Boas Cláudio, antes demais, boa tarde, espero que te encontres bem.

No artigo o qual deixei o link, não está apenas a referência ao Distrowatch (que eu conheço desde que comecei no Mundo Linux/Ubuntu a sério à 1 ano), mas também à pesquisa no Google que se calhar não reparaste.

Por outro lado, apenas apresentei esse link, no seguimento de um debate :upsiu: que estava a ter com o Luís no sentido de demonstrar o descontentamento da comunidade.

Também quero afirmar, que tenho a perfeita noção que o Ubuntu é e, continuará a ser a mais utilizada distribuição open source no Planeta. Estes dados que são apresentados no link que deixei são apenas relativamente a consultas feitas pelos internautas e não valores reais de número dos utilizadores por distribuição. O sensacionalismo, infelizmente faz parte do mundo das pseudo-noticias.

Mas este e muitos outros artigos e forums (como este), têm demonstrado a insatisfação geral de grande parte da comunidade em relação ao caminho traçado pela Canonical (eu sou um deles). Pelos mais variados motivos e eue apontei aqueles que na minha opinião, me fazem discordar desse caminho.

Quanto ao Mint, Cláudio, se leste o 1º artigo e também já vi referências a essa possibilidade noutros sites, o Mint poderá estar a passar a basear-se em Debian e deixar de ser um fork do Ubuntu. Nesse caso a espera do Mint pelo Ubuntu que referes deixaria de existir. E a questão também de se dedicarem somente à LDME (rolling distro) também está a ser equacionada.
Isto tudo, juntamente com o projecto Mate, começa a deixar muitos utilizadores de água na boca.

Sou e continuarei a ser utilizador do Ubuntu! Mas isso não quer dizer que não discorde com algumas coisas, ideias, etc.
E também não quer dizer que não concorde e apoie outras.

Mas como sempre, quero deixar isso bem claro, é um prazer debater :upsiu: estes e outros assuntos contigo, com o Luís ou com qualquer utilizador deste forum, mantendo o respeito mútuo pelas pessoas e as suas ideias, podendo no entanto não concordar com elas.

Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

AnteriorPróximo

Voltar para Notícias