De acordo com Diógenes Rettori, Diretor de Marketing de Produtos Middleware da Red Rat para a América Latina, o futuro próximo da tecnologia será composto por Nuvens Híbridas (Hybrid Clouds) – migrações de uso entre Nuvens Privadas e Públicas. Segundo ele, o que diferenciará uma organização da outra será sua capacidade de gerenciamento dessas nuvens.
Para a Red Hat, não existe Cloud sem Open Source. Ela aponta, como exemplo, o virtualizador Linux KVM, hoje o mais utilizado nas nuvens públicas.
Já sobre os riscos das nuvens, o principal, segundo ele, está no ônus de desenvolvimento, que recai diretamente sobre as empresas. “Elas precisam comprar hardware para testes, aguardar a entrega, testar e configurar o sistema operacional, instalar e configurar banco de dados e cuidar das ‘application lifecycle management’ e outros itens podem ser ainda mais dramáticos”, prossegue o diretor. Para facilitar essas tarefas, a Red Hat dispõe do Openshift. O foco deve estar com o código, e não com a infraestrutura para desenvolvimento...
Big Data
Segundo Diógenes Rettori: “há uma grande barreira ainda a ser transpassada pela maioria dos usuários, que é a dificuldade de acesso ao dado, e sua federação. É preciso tomar muito cuidado com os projetos de Big Data que criam mais silos de dados. Bases de dados são vírus. A inteligência, e o que já diferencia os fornecedores, é a capacidade de atender aos grandes Vs do Big Data (Velocity, Variety, Volume) sem comprometer ou aumentar custos de gerenciamento e manutenção destes”, explica.
Para a Red Hat, a empresa que irá liderar a Big Data vai ser aquela capaz de trabalhar com padrões abertos, que não necessitam de altos investimentos de aquisição ou operação quando há expansão, e acima de tudo deve ser Open Source. O JustJava 2013 foi a 12ª edição do evento internacional de desenvolvedores, promovido pela SUCESU-SP – Sociedade Brasileira dos Usuários de Informática e Telecomunicações, que este ano contou também com a presença da Microsoft e Intel, além da Oracle e outros gigantes da TI.
Com informações de Assessoria de Imprensa Red Hat.