Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 13:51 Pesquisa avançada

Jitsi: uma alternativa opensource ao Skype

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Jitsi: uma alternativa opensource ao Skype

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 12 de Junho 2013, 14:17

Se você já se cansou do Skype ou quer uma alternativa livre e opensource para chat e video chamadas, talvez ? Conheça o Jitsi.

Jitsi é um softphone com suporte a áudio, vídeo e mensagens instantâneas, escrito em Java. Ele suporta algumas das mensagens instantâneas mais popular e protocolos de telefonia, tais como SIP, Jabber / XMPP (e, portanto, Facebook e Google Talk), AIM, ICQ, MSN, Yahoo! Messenger.

O desenvolvimento de Jitsi iniciou na University of Strasbourg, França. Originalmente, o projeto era conhecido como SIP Communicator. Ao longo dos anos a comunidade cresceu e agora inclui membros e colaboradores do Brasil, Bulgária, Camarões, China, Estônia, França, Alemanha, Índia, Japão, Romênia, Espanha, Suíça, Reino Unido, EUA, e outros.

Jitsi é baseado na arquitetura OSGi usando a implementação do Apache Felix. Isto torna muito extensível e com desenvolvimento particularmente amigável.

Aqui você encontra uma lista de features do Jitsi. Vale a pena dar uma olhada.

Ficou curioso? Visite o site oficial do Jitsi e faça já seu download. Tem versões para GNU/Linux, Mac e Windows.

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Jitsi: uma alternativa opensource ao Skype

Mensagempor Luis Cardoso » Qua, 12 de Junho 2013, 18:41

Pelo que vi no site, tem uma interface bem mais agradável que a do Skype!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 12 de Junho 2013, 22:26

só falha em ser java xD Gostava de ver um compilador que tipo o vala para Java :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Pablo R. Dinella » Qua, 12 de Junho 2013, 23:11

Procurei esses tempos e não tinha achado uma boa alternativa, mas esse parece estar a altura!
Pablo R. Dinella

Mensagempor lajportugal91 » Qua, 12 de Junho 2013, 23:26

Claudio Novais por que acha que a falha do programa é ser escrito em java?
lajportugal91

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 12 de Junho 2013, 23:33

Porque com ele, ao abri-lo, vem de arrasto uma máquina virtual de 100MB de memória. As aplicações Java funcionam de uma maneira bastante equivalente a uma aplicação do Windows no Ubuntu, via Wine. E infelizmente essas coisas não são boas ao nível de performance. :|

Aliás, eu estou a comparar ao Wine, mas o Wine até funciona bastante bem, já o java traz uma máquina adicional de 100MB (isto falando em 32bits, no caso de 64bits deve ser ainda mais, mas nem sei porque não tenho aplicações java).
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor lajportugal91 » Qui, 13 de Junho 2013, 0:08

Claudio Novais (12-06-2013, 23:33) escreveu:Porque com ele, ao abri-lo, vem de arrasto uma máquina virtual de 100MB de memória. As aplicações Java funcionam de uma maneira bastante equivalente a uma aplicação do Windows no Ubuntu, via Wine. E infelizmente essas coisas não são boas ao nível de performance. :|

Aliás, eu estou a comparar ao Wine, mas o Wine até funciona bastante bem, já o java traz uma máquina adicional de 100MB (isto falando em 32bits, no caso de 64bits deve ser ainda mais, mas nem sei porque não tenho aplicações java).

Eu uso bastante o Wine com algumas aplicações que não encontro para GNU/Linux e nunca tive problemas e algumas aplicações em java também e ao menos em meu computador não apresentaram performace reduzida.
lajportugal91

Mensagempor Rafael Schonberg » Qui, 13 de Junho 2013, 0:11

Se o computador for bon claro que não.
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 13 de Junho 2013, 10:56

Aparentemente provavelmente não @lajportugal91, mas tendo em conta que há um conjunto de bibliotecas redundantes que são as do wine para simular o windows, inevitavelmente isso é mau. Claro que em computadores bons isso praticamente não se sente. Em todo o caso, quem usa a bateria preocupa-se com estes pequenos pormenores que fazem a diferença! ;)

Aliás, sobre a bateria o java é das piores coisas que nós podemos ter, infelizmente. :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Qui, 13 de Junho 2013, 13:46

Claudio Novais (13-06-2013, 10:56) escreveu:Aparentemente provavelmente não @lajportugal91, mas tendo em conta que há um conjunto de bibliotecas redundantes que são as do wine para simular o windows, inevitavelmente isso é mau. Claro que em computadores bons isso praticamente não se sente. Em todo o caso, quem usa a bateria preocupa-se com estes pequenos pormenores que fazem a diferença! ;)

Aliás, sobre a bateria o java é das piores coisas que nós podemos ter, infelizmente. :|

Não sei porque usas o Wine para dar exemplo, garanto-te que qualquer problema que tenhas, deve ser algo relacionado com a tua máquina, até porque posso gabar-me de correr aplicações desenhadas para Windows, com mais velocidade, mais estabilidade, usando Linux + Wine! Aliás, o Wine apenas se resume a redireccionar as chamadas para a função X ou Y, desta ou daquela biblioteca, para usar as funções nativas do Sistema.
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Próximo

Voltar para Notícias