Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 5:23 Pesquisa avançada

Rhythmbox será o player padrão no Ubuntu 12.04

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Re: Rhythmbox será o player padrão no Ubuntu 12.04

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 25 de Novembro 2011, 17:56

Claro Miguel, mas muito do descontentamento do pessoal foi só uma reação natural do ser humano à mudança que o Unity trouxe! Eu próprio na altura não gostei nada! Mas desde que veio o U11.10, comecei a utilizar o Unity e realmente gosto e muito dele!! Funciona muito bem, e extremamente bem com vários monitores!

Claro que tem pouca personalização e o pessoal do Linux gosta disso. Mas acho que isso é algo que inevitavelmente terá de aparecer, basta esperar mais um pouco. E para além disso, o facto de ainda ser lento para computadores mais antigos é outro fator que impeditivo. De resto, acho que é já um software muito atrativo.

Sobre o Gnome3, ninguem queria, mas sinceramente ainda bem que o fizeram! Vai impulsionar o modernismo e é isso que nós queremos. Lembro-me que eu era um fanático do Windows e veio o XP. Qual foi a minha resposta? Não dizendo pelas mesmas palavras, basicamente aquilo não tinha jeito nenhum de visual às cores. Mas a verdade é que passado alguns meses toda a gente o preferia ao quadrado do 98!

O mesmo aconteceu com o Empathy (o Chat do Ubuntu). Eu detestei o facto de eles terem posto um software daqueles cheio de bugs que nem sequer tinha funcionalidades de proxy nem de vídeo. Mas porque mudaram? Simples, o pessoal do pidgin gosta do seu mundo nerd e não queria seguir o que a comunidade do Ubuntu gostava. Então a Canonical decidiu dar oportunidade a quem realmente quer trabalhar para a comunidade. O resultado atualmente, e na minha opinião, é já um messenger bastante estável e maduro que apenas lhe falta funcionalidades de plugins! Quando isso vier teremos certamente aquelas funcionalidades giras de integração de imagens e youtubes. E novamente, foi um coisa que eu não queria ser forçado a mudar mas acabei por aceitar.

Outros aspetos aconteceram que agora não me recordo, mas a verdade é que a canonical o fez para o bem geral. Claro está que houve outros aspetos que não gostei, nomeadamente a inclusão do GDM2 que acabou por nunca vingar; o Gimp que infelizmente tenho de o instalar sempre (mas verdade seja dita que quem não o conhece detesta-o, por isso para quÊ tê-lo?), a falta de VLC, a falta de um reprodutor mais consensual, a pouca personalização que traz por padrão o GRUB2, etc etc etc.

Mas tudo isto é algo que a Canonical se preocupa. Se o Mark está a fazer errado? Bem eu diria que não! Para quem não conhece o Linux ele está a fazer algo extraordinário em tudo o que decidiu! Se nós preferimos outra coisa que não o que ele decide? Bem se calhar isso é porque nós deixamos de ser utilizadores básicos e começamos a entrar no campo da "nerdisse" xD e isso faz com que sejamos esquisitos na escolha de determinados softwares. Mas esta esquisitice nossa, não significa que seja errada, mas pode ser má para os novos utilizadores. Uma boa prova disso é o facto de um Linux nunca ter vingado como começa agora a vingar com o Ubuntu: pois quem o utilizava fazia-o à sua imagem, ou seja, algo nerd. É como ter uma aplicação cheia de funcionalidades: normalmente os novatos não gostam disso, pois assusta; no entanto para nós, falo por mim, isso é ótimo para deixarmos o software com a nossa cara, ali perfeitinho!

E pronto, esta é a minha opinião sobre todas as decisões que eu próprio de inicio raramente aceito :facepalm2:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 25 de Novembro 2011, 18:28

Estou de acordo em praticamente tudo o que escreveste, até como já referi inúmeras vezes, utilizo e gosto do Unity.

Agora, acho que o Ubuntu começa a ser feito mais a pensar nos dispositivos móveis, deixando para trás os utilizadores de desk e laptops.

A não standerização (também posso inventar :upsiu:) de aplicações pela sua qualidade,caso o VLC, que referiste, mas também o Amarok, ou o Gimp (que também falaste), o Gnome-Tweak-Tool não vir já instalado (se referiste os novatos, isto só lhes complica a vida quando querem personalizar o Ubuntu), o Synaptic não vir por default (e acho que estão a pensar eliminá-lo de vez), tendo como alternativa o pesadíssimo, lento e incompleto Software Center, o caso inacreditável de um controlador maduro como é o da Atheros estar a dar problemas de estabilidade (quedas da conexão e sinal de rede fraco), a pobreza dos temas iniciais que vêm com o Ubuntu, sendo de forma alguma apelativa quer para os actuais utilizadores, quer (principalmente), para os novos. A não aglutinação da actualização automática de aplicações importantes (ex: Firefox e outras) aquando da chegada das versões estáveis (no Ubuntu 11.10 foi uma excepção a actualização para o 8 e mesmo assim 2 semanas depois da saída do mesmo, para não falar que ainda estamos à espera da prometida actualização para a versão 8 do Thunderbird), obrigando os utilizadores a procurarem os famosos PPA's (que mais uma vez para os iniciantes, novos utilizadores, é péssimo!) e podia continuar por aqui a fora (passo o chavão!).

São más decisões atrás de más decisões, por isso, embora eu apoie as boas, não posso de destacar as muitas más e algumas não referi porque não me lembrei neste momento ou porque não vale a pena.

As boas decisões são bem vindas mas isso tem que ser normal! O Mark é pago para isso! Fazer bem, decidir bem, é a obrigação dele! Agora fazer mal, já não. Embora como qualquer ser Humano ele erre e tenha o direito de errar, pode-o fazer raramente. Não é desta maneira! Burrada atrás de burrada! O Unity à pressa e cheio de "bugs"! Depois tenta tapar o Sol com a peneira quando vê que a comunidade não ficou satisfeita e faz um Gnome-Session-Fallback à pressa! Primeiro o Rythmbox já não serve porque o Banshee é que é bom, depois já não é assim, é ao contrário. E justifica essa decisão com um suposto Brainstorm através de um Maillist à pressa a perguntar à comunidade como é que é, mas temos de escolher entre os dois. Então e o VLC, porque ele não perguntou à comunidade isso?

Bem, ficava aqui o dia todo e acho que não chegava.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 25 de Novembro 2011, 18:40

Sem dúvida que o que disseste está correto, mas, basicamente de forma geral isso tem vindo a melhorar! A diferença entre o antigo Linux clássico é que todas estas decisões eram tomadas a medo. Agora são mais intrusivas para quem quer ter o último grito. Quem não quer utiliza as LTS's que são para isso mesmo!

Agora, erros gravíssimos é esse mesmo que dizes do Centro de Software entre alguns outros que mostram perfeitamente que os programadores da Canonical não são lá muito dotados para produzir algo com boa performance! Sobre a tweak tool, bem ainda bem que ele existe, teoricamente aquilo devia ter vindo até sem isso! E como isso muitas outras coisas. É preço de ter coisas atualizadas.

Mas lá está, acho que tudo leva à premissa inicial: esperar! O Ubuntu deixou de ser aquele sistema que entrava a medo nas tecnologias (e por isso era sempre dotado de uma estabilidade muito boa) e agora é dos sistemas mais à frente que há (foi por exemplo o primeiro a utilizar o Gnome3) o que significa que claro que vai trazer bugs e a faltas de funcionalidades, mas isso com o tempo, vai desaparecendo. É com este propósito que existem as versões LTS e não-LTS: umas são para mantermo-nos estáveis outras são para investirmos na tecnologia para depois a utilizar em LTSs posteriores!

Agora infelizmente, sim, há alguns problemas graves como o tal Centro de Software que está aqui para durar. Já o amarok discordo, esse é KDE, por isso tá fora de questão na minha opinião! O VLC um dia ainda vai aparecer por aqui! O Gimp certamente quando começarem a produzir versões DVD. E depois todos os tweaks com tempo vão aparecer, tal como no KDE quando teve a sua revolução, também teve muitas falhas e agora o Gnome3 tá ter também, mas em muito menor número!

Sobre o FIrefox 8 e outras aplicações mais novas, é sempre com a premissa de garantir estabilidade, por isso devemos ter em atenção isso mesmo. Sobre os atrasos nos repositórios portugueses, isso é normal: a replicação começa no servidor principal e depois vai-se expandindo, as coisas não aparecem de um momento para o outro em todo mundo! (isto sobre uma conversa que vi não sei onde no forum esta manhã :upsiu: )
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 25 de Novembro 2011, 18:59

Certo Cláudio, então porque é que arriscaram no Gnome 3 e não arriscaram com outras aplicações?

Já que não são versões LTS e é para arriscar sem medo do que é novo, então que arrisquem em tudo. Até como forma de incentivar os programadores a melhorarem. Sabendo eles que a concorrência é grande e quanto mais melhorarem o seu produto (aplicação), mais hipótese têm de a conseguirem colocar como default. E ficariam a saber se não a continuassem a melhorar, poderiam perder esse direito para outra aplicação que entretanto tivesse melhor.

Eu não coloquei em causa o atraso devido ao servidor, isso foi um desabafo, pois até nisso, uns são finos e outros são pobres (países e favorecimentos). O que eu queria afirmar, era que este tipo de actualizações deveria ser SEMPRE automático! Pois são actualizações muito importantes de segurança em relação a aplicações que utilizamos todos os dias e têm de ter o que de último está disponível a nível de avanços!

Quanto ao que viste hoje no forum, era referente a uma dúvida que eu tinha. Dá uma olhada http://www.forum.ubuntued.info/viewtopic.php?f=36&t=727

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 25 de Novembro 2011, 20:13

Miguel72 » 25 Nov 2011, 16:57 escreveu: Ok Luís, amigos na mesma. :yeah:

Lamento se errei ao dizer que sugeriste o Marlin, foi provavelmente confusão minha. Mas foi depois do post em que foi referido por ti a maneira de instalar o Marlin (já agora, o repositório mudou), que eu o testei e está cada vez melhor.

O BeatBox como já referi, é o meu "player" audio de eleição, mas ainda tem alguns "bugs".

Já agora em relação a este tema, dá uma olhada nestes artigos (estão em espanhol) e diz-me o que pensas.

Seguem os links: http://usemoslinux.blogspot.com/2011/11/la-popularidad-de-ubuntu-cae-en-picada.html

http://www.muylinux.com/2011/11/25/8-reproductores-de-musica-en-linux/

Cumps.

P.S. - Offtopic, já consegui resolver o meu problema do kernel.

:yeah:
Relativamente aos artigos, no primeiro tenho uma pergunta: Opah, pode parecer um pouco pateta, mas o que é o DistroWatch? Estou a falar a sério, já é a segunda ou terceira vez que o mencionam aqui no fórum, mas não sei o que é :facepalm2:

E deixo aqui uma pequena análise a cada um dos leitores de música:

Amarok

Já usei e no Gnome não recomendo. Para mim tem coisas a mais, metade das quais eu não utilizo. Fora do KDE é um pouco pesado.

Clementine

Já usei e até é muita bom. Peca pelo simples facto de ser QT e em alguns temas do Gnome o aspecto do leitor torna difícil lidar com ele, a menos que já tenhas decorado onde estão as coisas na lista. Já me aconteceu usar um tema de ícones, que no Clementine viam-se todos esticados impossibilitando a leitura da opção nos menus. Para além dos botões de controlo ficarem horríveis.

Rhythmbox

Já usei (como é óbvio xD) e é muito bom. A única função que lhe acrescentaria era Auto-DJ como no iTunes ou no Banshee.

Banshee

Já usei até a quantidade de bugs me aborrecer e me obrigar a partir em busca de um substituto. Adoro a função Auto-DJ que este programa tem :rox:

MPD

Nunca usei, mas hei-de experimentar xD

Exaile

A primeira vez (e única) que tentei usar, o programa dava erro logo no início :|

MOC

Parece fixe, irei juntar à minha lista de testes xD

Audacious

De início pensei que fosse como o WinAmp ou Aimp (que é o meu favorito em Sistemas Windows), mas afinal é muito limitado :roll:

P.S.: O Aimp funciona muito bem em Wine, já o usei, pelo menos na versão 2, na 3 (que está em estado alpha) ainda não experimentei!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 25 de Novembro 2011, 20:26

Concordo com a tua análise, foi por isso que experimentei e passei a utilizar o Beatbox. Muito mais leve (vala), descomplicado e cumpre. Apenas alguns bugs no Unity, tenho que o abrir, fechar e voltar abrir para não ser obrigado a tê-lo em full screen ou minimizado, ou seja poder trabalhar com ele a "meia" janela (no Gnome-Shell isto não acontece, estranho), às vezes não reage ao primeiro clique do rato e está em Inglês, o que para mim não é problema, mas para quem não sabe esta língua já poderá sê-lo. Como também gosto de ter tudo na minha língua materna ou nativa, o nosso belo Português!

Tu que és um "experimentador", has-de dar uma olhada neste, o Xnoise. http://www.ubuntips.com.ar/2011/11/21/xnoise-media-player-0-1-30-otro-buen-reproductor-multimedia/

Devo acrescentar que para ver vídeos utilizo o VLC ou o SMPlayer (front end do MPlayer.

Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 25 de Novembro 2011, 20:40

Luis Cardoso » Sex Nov 25, 2011 8:13 pm escreveu:Relativamente aos artigos, no primeiro tenho uma pergunta: Opah, pode parecer um pouco pateta, mas o que é o DistroWatch? Estou a falar a sério, já é a segunda ou terceira vez que o mencionam aqui no fórum, mas não sei o que é :facepalm2:

Fui agora ver o Ranking deles, e até próprio Mint é mais conhecido que eles:

E só para ficar claro do diferencial entre Ubuntu e outra distro qualquer, basta ver o seguinte:
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 25 de Novembro 2011, 20:52

Miguel72 » 25 Nov 2011, 20:26 escreveu:Concordo com a tua análise, foi por isso que experimentei e passei a utilizar o Beatbox. Muito mais leve (vala), descomplicado e cumpre. Apenas alguns bugs no Unity, tenho que o abrir, fechar e voltar abrir para não ser obrigado a tê-lo em full screen ou minimizado, ou seja poder trabalhar com ele a "meia" janela (no Gnome-Shell isto não acontece, estranho), às vezes não reage ao primeiro clique do rato e está em Inglês, o que para mim não é problema, mas para quem não sabe esta língua já poderá sê-lo. Como também gosto de ter tudo na minha língua materna ou nativa, o nosso belo Português!

Tu que és um "experimentador", has-de dar uma olhada neste, o Xnoise. http://www.ubuntips.com.ar/2011/11/21/xnoise-media-player-0-1-30-otro-buen-reproductor-multimedia/

Devo acrescentar que para ver vídeos utilizo o VLC ou o SMPlayer (front end do MPlayer.

Cumps.

Estranho, eu ainda não tive qualquer problema com o BeatBox...

Quanto ao Xnoise, irei juntar à lista, só espero que não faça jus ao nome :desdentado: senão pensam que isto é uma discoteca :lol:

Para ver vídeos, uso o GNOME MPlayer ou apenas o MPlayer via linha de comandos xD para ver streamming de vídeos não há melhor, ali uma janelinha com o vídeo enquanto se trabalha xD (fiz isto uma vez para assistir uma palestra pela net).
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 25 de Novembro 2011, 20:55

Quanto ao Xnoise, irei juntar à lista, só espero que não faça jus ao nome senão pensam que isto é uma discoteca

Eh! Eh! Eh! Eh! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Abraço e Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 25 de Novembro 2011, 21:17

Claudio Novais » 25 Nov 2011, 20:40 escreveu:
Luis Cardoso » Sex Nov 25, 2011 8:13 pm escreveu:Relativamente aos artigos, no primeiro tenho uma pergunta: Opah, pode parecer um pouco pateta, mas o que é o DistroWatch? Estou a falar a sério, já é a segunda ou terceira vez que o mencionam aqui no fórum, mas não sei o que é :facepalm2:

Fui agora ver o Ranking deles, e até próprio Mint é mais conhecido que eles:

E só para ficar claro do diferencial entre Ubuntu e outra distro qualquer, basta ver o seguinte:
Spoiler:

Então é normal que não o conheça, pois o Mint conheço, o Ubuntu também e o Ubuntued idem xD
Mas verdade seja dita, o DistroWatch precisava de uma remodelação das grandes, está tudo uma bagunça...
ImagemImagem
Luis Cardoso
Redator

AnteriorPróximo

Voltar para Notícias