A Portugal Telecom integra a lista de oito operadores que forma o Carrier Advisory Group para a versão móvel do Ubuntu, que vai concorrer com o Android ainda este ano.
O grupo de operadores alinhados neste grupo vão realizar encontros regulares para discutir temas como modelos de partilha de receita, posicionamento da marca em termos de segmentos, normas HTML5 ou diferenciação de terminais.
Além de aconselharem a empresa sul-africana no rumo de desenvolvimento da versão móvel da distribuição Linux mais popular do mundo, estas empresas ganham acesso exclusivo e antecipado a informação sobre todos os desenvolvimentos feitos em redor da plataforma, quer ao nível do software, quer no que se refere ao hardware - planos para lançamento de novos terminais.
Outra garantia destes parceiros é que serão os únicos a poder garantir uma oferta Ubuntu Mobile à data de lançamento do sistema operativo.
Além da PT, incluem-se nesta lista de parceiros a Deutsche Telekom, Everything Everywhere, Korea Telecom, LG UPlus, SK Telecom, Telecom Italia e um operador móvel espanhol cujo nome não foi revelado.
A prazo é possível que o grupo aumente, uma vez que a Canonical lançou o convite a "qualquer operador nacional ou internacional que queira juntar-se ao projeto".
De acordo com os dados disponibilizados pela Canonical, que desenvolve o Ubuntu, a versão móvel do sistema operativo será lançada em outubro.
Recorde-se que a PT também está a acompanhar de perto os desenvolvimentos associados a outras plataformas móveis em fase de desenvolvimento. Em fevereiro a fundação Mozilla revelou que a TMN estava na lista das quase duas dezenas de operadores que à data apoiavam a iniciativa Open Web, materializada no Firefox OS.
Na altura o TeK contactou a operadora para perceber o significado deste apoio. A TMN sublinhou que a associação à plataforma não pode ser lida como uma confirmação de lançamento de equipamentos com o sistema operativo. É antes uma forma de seguir de perto os desenvolvimentos do mercado nesta área, referiu ao TeK fonte oficial naquela altura.
Em abril a fundação Mozilla confirmou, no entanto, que Portugal está na lista de países que vão estrear o Firefox OS.