Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 21:47 Pesquisa avançada

Computador dedicado a downloads com acesso remoto

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: Computador dedicado a downloads com acesso remoto

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 24 de Junho 2013, 19:51

Um backdoor é exatamente isso que eu sugeri antes. Você tem uma firewall super bem definida que não permite conexões de fora para dentro sem ser as conhecidas. Quer isto dizer que o sistema é completamente seguro.

O problema é que se houver algum software que abra uma porta por dentro, a segurança acaba por ficar no zero, pois ao abrir a porta a alguém, esse alguém em teoria acaba por fazer o que quiser. Não é exatamente assim, mas quase. E isto é, fazendo uma analogia, semelhante ao que aconteceria numa fortificação em muralhas. As muralhas e respetivos portões são a firewall. Ninguém consegue entrar a não ser as pessoas conhecidas que as portas são abertas para elas. No entanto se abrirem uma porta do lado de dentro como é óbvio poderão entrar.

Sobre conseguir entrar na empresa, para tal precisa de encontrar brechas, o que é algo altamente improvável, tal como está a acontecer em você tentar aceder ao seu computador e não está a conseguir.

Sobre a porta, se a 22 funciona e mais nenhuma funciona, cheira-me que existe sim uma firewall e que apenas permite acesso de fora para dentro para essa porta, e mais nenhuma. Em todo o caso, se tiver vizinhos, tente fazer duas ligações distintas a dois computadores via SSH e veja se há algum conflito.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor daniellfranco » Seg, 24 de Junho 2013, 20:37

Vou ver com os vizinhos se algum dos que tem dessa mesma empresa me emprestam o PC deles para fazer o teste rsrsrs

Mas, se eu fizer por tunelamento na porta do SSH... para poder entrar nesse túnel eu não iria precisar estar em um computador com gnu/linux ou em um windows com o PuTTy instalado?
Pois se precisar estar instalando programas nos dois computadores dai eu uso algum dos programas para fazer VPN P2P que eu achei durante essa pesquisa, por exemplo: Hamachi, EasyVPN, OpenVPN...
O mais triste é que eu até pensei em fazer por algum programa mesmo, mas nenhum deles oferece suporte ao Android... e eu queria muito poder acessar tudo isso pelo meu smartphone... Se já houvesse uma versão do Ubuntu Mobile para outros dispositivos. :(

Ta feia a coisa...

EDIT: acabei de descobrir que a rom modificada do android que eu uso tem suporte ao SSH no terminal... quando eu instalei essa ROM eu até tentei uns comandos mas não acertei nenhum, pois não tem os mesmos comandos dos desktops... e agora pouco eu fui tentar o comando SSH e ele aparece a mesma coisa que no desktop... xD
Editado pela última vez por daniellfranco em Seg, 24 de Junho 2013, 20:49, em um total de 1 vez.

daniellfranco

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 24 de Junho 2013, 20:47

Numa pesquisa de menos de 10 segundos: ;)

Do outro lado, do lado do servidor não precisa de fazer nada a não ser ter o SSH! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor daniellfranco » Seg, 24 de Junho 2013, 21:16

Claudio Novais (24-06-2013, 20:47) escreveu:Numa pesquisa de menos de 10 segundos: ;)

Do outro lado, do lado do servidor não precisa de fazer nada a não ser ter o SSH! ;)

Huuuummmmmm... mas se preciso ter o SSH do outro lado... então se eu estiver em um computador com windows (de um amigo por exemplo, para por um download direto de la) eu preciso instalar o PuTTy que é o programa que faz o SSH no windows...

Como eu disse no EDIT (você postou no mesmo momento em que eu postei uma edição no meu post anterior), meu smartphone tem SSH, então talvez desse até para fazer direto apesar que por esse programa é bem fácil também...

Bom... tenho que ver esse problema com os vizinhos la...

daniellfranco

Mensagempor daniellfranco » Sex, 28 de Junho 2013, 14:46

Fiz o teste na casa de um amigo meu que tinha internet dessa mesma empresa...
Primeiro tive que ficar de olho até o dia que os dois IP's batessem... pois o sistema deles é IP dinamico publico, so que eles dividem o mesmo IP pra muita gente, se não fosse tanto talvez não tivesse problema de abrir as portas para mim...
Enfim... eu fiz um esqueminha com o DDNS do no-ip dai eu via que IP era o dele e conferia se era o mesmo que o meu... ontem, la pelas 20:30 o IP das nossas maquinas foi atualizado e ficou igual (por sorte, isso poderia ter demorado meses), fiz o teste la na casa dele tranquilamente, e acessando o SSH pelo celular via 3G (foi muito util ter o terminal na ROM modificada que eu tenho do android) e tentei acessar primeiro o PC dele, acessou perfeitamente, repeti o logon algumas vezes e tudo tranquilo, e foi quando eu ia tentar acessar a minha maquina que eu me toquei que não tinha como! pois ela se encontrava no mesmo IP!! :\
Fora isso aconteceu outra coisa estranha... por algum motivo... depois de um tempo testando de desligar a maquina dele para acessar a minha... durante os testes eu não consegui mais acessar nenhuma das maquinas remotamente, conferi se o IP tinha mudado mas ainda continuava o mesmo :\ Depois de +- 30min eu consegui acessar tanto a minha como a do meu amigo (desde que desligasse uma delas)... então cheguei a conclusão que tem mais alguém que ta usando essa porta :\

Enfim... num vai dar certo...

Então, decidi usar o TeamViewer de uma vez... se algum dia eu achar alguma solução dai eu faço... mas por enquanto fico via TeamViewer mesmo, e como ele tem versão para dispositivos moveis não fica tão ruim... :| so fica meio chato, pois quando eu estiver fazendo algum download a conexão vai ficar meio ruim e toda vez q eu for por algo para baixar eu vou ter que digitar manualmente o caminho :| mas já é uma solução...

EDIT: vo instalar o hamachi também que cria uma rede VPN P2P entre as maquinas ;) , pena não ter para dispositivos moveis :\ , mas pelo menos eu deixo no servidor e no notebook dai eu posso acessar o servidor como se fosse uma rede local... em todo caso, nenhuma das duas alternativas ficou viável para acessar via PC de algum amigo... :notOK:

EDIT2: parece que o openvpn também faz conexão P2P com alguma modificação... se der certo é até melhor pois o openvpn tem para android :yeah:

daniellfranco

Anterior

Voltar para Questões gerais