Moz (03-05-2013, 23:31) escreveu:Confesso que não percebi muito bem como funciona o Ubuntu com um sistema SSD. Funciona em paralelo com um HDD normal? Ficaria o SSD com a / em EXT4 e o HDD convencional com a pasta /home?
Tudo depende do seu nível de
nerdisse!
Agora a falar a sério, depende do que você realmente quer fazer. Por exemplo se não se importa com
a história de ter a /home separada, nem faz essas coisas. Depois, para além disso, depende também do seu investimento. Um disco SSD apesar de agora não estar tão caro, ele ainda é consideravelmente mais caro que um HDD.
Precisamente por esse motivo, eu quis obter todo o potencial dos SSDs sem gastar muito dinheiro. Solução? Comprei um disco "pequeno". Na verdade eu queria mais pequeno mas os preços não variavam praticamente nada e então comprei um disco de 128GB. Eu nem os 128 GB uso, na verdade. No entanto quis manter o outro disco para fazer as minhas experiências com outras distribuições. O que fiz? Como tenho um portátil, tirei o CD-ROM e pus o HDD lá (eu acho que nunca usei o meu CD-ROM neste computador que já tem dois anos e meio
Moz (03-05-2013, 23:31) escreveu:No mais, apenas duas notas a acrescentar: Core i5 ultrapassado? 'Tou tramado. Portanto, tenho de começar a pensar em mudar de PC, dado que por aqui moram dois pobres e ultrapassados coitados, um i3 no desktop, e um i5 no portátil.
O problema não é ser i5 no geral. Até porque isso é talvez o nome de um melhores processadores da atualidade. O problema é que o meu i5 é uma das primeiras versões, não ivy nem sandy bridge. Há diferenças de performance consideráveis e até de bateria.
Moz (03-05-2013, 23:31) escreveu:Uma última nota: este tópico adensou o meu interesse em SSD's, e numa breve espreitadela, fui ver preços pela web. 120gb, ainda assim, dificilmente se conseguirão por menos de 100 euros, creio. Caro ou barato, dependerá da necessidade de cada um, e da utilidade acrescida que um incremento deste género poderá provocar na produtividade de cada um.
Como disse antes, estes discos não são tão baratos como os HDDs, no entanto, repare, os preços não andam diferentes, a verdade é que você têm é muitos menos GB pelo mesmo preço. Para quem não se interessa com muito espaço como eu, vai dar ao mesmo. Repare, eu vivi durante muitos anos com 4GB de disco. Quando comprei um disco de 20GB fiquei maravilhado e claro que o ocupava todo mas sempre vivi com isso. Você precisa de muito mais de 50GB? Só se for para filmes e grandes jogos. Mas... você quer os filmes para quÊ? Veja e remova. Jogos? Passe-os e remova-os! Na verdade o problema está em querermos guardar tudo. já fui um pouco assim, mas rapidamente voltei ao normal
Em todo o caso, se acha que 128 (e digo este valor pois é o melhor dos mais baratos, pois infelizmente as empresas não querem vender mais pequenos) faça como eu, retire o CD-ROM e mantenha o outro disco também. Se me dessem hipótese de comprar um disco de 16GB por 10€ eu teria comprado! Eu só quero o SSD para o meu Ubuntu, não para os meus dados. Infelizmente como não me deram essa hipótese tive de gastar os tais cerca de 100€ e uso os resto do espaço também para os ficheiros, mas não era esse o propósito!
Muito obrigado!
Luis Cardoso (05-05-2013, 11:53) escreveu:Dificilmente a série Core i3/5/7 vai ser considerada ultrapassada (nos próximos tempos), na verdade é a melhor série que a Intel tem no momento! Sou dono de um Intel Core i5 no desktop e já utilizei um Intel Core i7 num desktop no trabalho, como tal, sabendo do potencial, diria que com uma boa motherboard, montes de RAM (quando trabalhei com o i7, o PC tinha 12 GB de RAM, por isso dá para ter uma ideia da quantidade de processamento que o bicho fazia, já que tinha muita memória para ser usada
), uma boa gráfica e fica-se com um computador super competente! Aliás, o meu Core i5 só não tem todo esse poder de fogo, porque apenas possui 4GB de RAM, porque se tivesse mais, a quantidade de processamento que eu não faria em paralelo
O meu processador é a primeira versão dos i5's. Há claramente diferenças de performance, principalmente no que toca à placa de vídeo integrada.