Bem-vindo: Sáb, 30 de Novembro 2024, 17:32 Pesquisa avançada

Linux Mint 16 - Petra - Foco em Estabilidade?

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Linux Mint 16 - Petra - Foco em Estabilidade?

Mensagempor AmmonMa » Ter, 25 de Junho 2013, 16:34

Rock Solid

Imagem

No dia 22, a equipe do Linux Mint anunciou que sua nova versão se chamará "Petra" e virá no final de Novembro/2013

Petra como explica no blog vem do grego "pedra" e é um nome próprio na Alemanha, Hungria e República Checa, padrão da distribuição em utilizar nomes.

Petra virá nas versões Cinnamon, Mate, KDE e XFCE.

Ao analisar os comentários da comunidade,coisa que é fácil de se fazer numa distribuição aberta como o mint percebemos muita especulação pelo nome significar que a versão trará estabilidade e ainda vemos gente pedindo a volta do sabor LXDE para a distribuição

Clement Lefebvre, criador da distribuição em seu blog discute muito acerta de uma nova funcionalidade que é a de usar melhor o espaçamento da tela para que precisemos menos de dois monitores, funcionalidade que ele e a equipe pretendem se inspirar do KDE.

E vocês? O que acham que está por vir no novo Mint? Será que a equipe atacará mais os bugs, incentivará os programadores applets/desklets/extensões que é pequena e jovem? Ou atacará novamente com outras funcionalidades?

Leia os artigos do blog do Clem e tire suas conclusões

Fonte: Mint Blog
http://blog.linuxmint.com/?p=2373
AmmonMa

Re: Linux Mint 16 - Petra - Foco em Estabilidade?

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 29 de Junho 2013, 20:21

Das duas uma: ou definitivamente apostarão no Debian; ou então teremos finalmente o Mint como um fork do Ubuntu.

Muita gente critica o Mint por usar os repositórios do Ubuntu e por esse motivo acharem anti-ético. Ok. Compreendo o ponto de vista. Mas compreendo o ponto de vista de quem acha que estão a "roubar" banda da Canonical. E não aceito é desculpas similares de que "estão a usar o trabalho árduo do Ubuntu". Esta última desculpa, é talvez das mais frequentes e tendenciosas, isto porque o Ubuntu faz praticamente igual em relação ao Debian. Aliás a primeira ação em cada nova versão do Ubuntu é realizar um mirror aos servidores do Debian. Portanto essa desculpa não faz sentido.

Em todo o caso muita gente critica destas duas maneiras e então simplesmente descarta do Mint. Por esse motivo, acho que se o Mint finalmente tiver os seus repositórios acho que vai realmente disputar um lugar a par com o Ubuntu. Enquanto isso não acontece vão continuar na sombra do Ubuntu.

No caso de eles investirem num sistema baseado no Debian, que eu acho que deviam fazer, acho que ainda terão mais visibilidade. O problema disso é que os repositórios do launchpad serão um verdadeiro problema, algo que todas as distribuições têm de pensar e que acabam por escolher o Ubuntu. Aliás, acho que este deve ser o verdadeiro motivo de o mint ainda estar a usar o Ubuntu como base de trabalho.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Core » Sáb, 29 de Junho 2013, 20:33

Como eu tinha comentado no facebook, eu realmente acho interessante o foco em estabilidade de sistema, apesar que... eu mesmo usando o Mint em vários desktops nunca tive problemas de instabilidade no sistema todo, usei o Mint 14, 15 também e não tive problemas.
Intel Core i5 2500k @3.7GHZ - ASRock B75 Pro3-M - 2x4GB Kingston DDR3 1333 MHz - Corsair A50 - XPredator X1 - Corsair CX500W V2 - LG 18,5" 1366x768. Running Ubuntu 13.04.
Core

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 29 de Junho 2013, 20:50

Por acaso a maioria das pessoas sempre disse isso, a estabilidade é superior. No entanto há um bom conjunto de pessoas que pelo contrário diz que nunca se adaptaram a alguns problemas.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor AmmonMa » Sáb, 29 de Junho 2013, 23:47

Claudio Novais (29-06-2013, 20:21) escreveu:Das duas uma: ou definitivamente apostarão no Debian; ou então teremos finalmente o Mint como um fork do Ubuntu.

Muita gente critica o Mint por usar os repositórios do Ubuntu e por esse motivo acharem anti-ético. Ok. Compreendo o ponto de vista. Mas compreendo o ponto de vista de quem acha que estão a "roubar" banda da Canonical. E não aceito é desculpas similares de que "estão a usar o trabalho árduo do Ubuntu". Esta última desculpa, é talvez das mais frequentes e tendenciosas, isto porque o Ubuntu faz praticamente igual em relação ao Debian. Aliás a primeira ação em cada nova versão do Ubuntu é realizar um mirror aos servidores do Debian. Portanto essa desculpa não faz sentido.

Isso é uma grande desculpa mesmo. Os repositórios da canonical não são privados e eu conheço muita gente que usa-os no debian.

Acho que não, não será feito um fork do ubuntu. Até por que a grande vantagem do mint para muitos é ser um derivativo do ubuntu.Acho que o foco será em estabilidade mesmo. Eu ainda tenho instabilidade nesse mint 15 e os outros sempre tive problemas (e como disse no meu testemunho nao sou o unico). Acho que o linux mint petra trará correções de bugs e otimizações.

Pra falar a verdade para mim a grande feature será essa parte de divisão de telas que clem tanto fala em pegar do KDE.
AmmonMa

Mensagempor Rafael Schonberg » Sáb, 29 de Junho 2013, 23:59

Que Divisão é essa?
O homem não consegue descobrir novos oceanos se não tiver a coragem de perder de vista a costa. — André Gide
Rafael Schonberg

Mensagempor Claudio Novais » Dom, 30 de Junho 2013, 1:57

Marcos o problema dos repositórios é que não há uma versão literalmente equivalente entre Debian e Ubuntu. Talvez a mais próxima seja o Ubuntu 12.04, mas mesmo assim há muita coisa diferente ao nível de verões que poderá dar asneira. É preciso ter um cuidado muito grande nesse aspeto, algo que poderá dar muitas dores de cabeça a quem não souber.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Exploit » Dom, 30 de Junho 2013, 4:21

mais estabilidade é dificil.. deve ser o debian porque o mir vem nessa versão..
Exploit

Mensagempor AmmonMa » Dom, 30 de Junho 2013, 21:43

Exploit (30-06-2013, 4:21) escreveu:mais estabilidade é dificil.. deve ser o debian porque o mir vem nessa versão..

Não deve ser difícil continuar usando o X (ou mesmo o Xmir) e ainda ser um derivativo do ubuntu...Ainda, é especulação, por mais que o nome nos de essa interpretação pode não ter nada a ver com estabilidade.

Claudio Novais escreveu:Marcos o problema dos repositórios é que não há uma versão literalmente equivalente entre Debian e Ubuntu. Talvez a mais próxima seja o Ubuntu 12.04, mas mesmo assim há muita coisa diferente ao nível de verões que poderá dar asneira. É preciso ter um cuidado muito grande nesse aspeto, algo que poderá dar muitas dores de cabeça a quem não souber.

O LMDE ja acrescenta uma parcela de dificuldade que eu não quero adicionar a um computador de trabalho, imagina um usuário comum? Se o Mint usar essa estratégia agora, vai perder muito de sua base de usuários. Repito, uma de suas maiores vantagens ainda é ser compatível com o ubuntu.

Rafael Schonberg escreveu:Que Divisão é essa?

No próprio artigo coloquei os links do clem falando disso Rafael. é uma funcionalidade que está sendo discutida para a próxima versão que promete aproveitar melhor nossos espaços quando estamos utilizando multiplos monitores.
AmmonMa

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 1 de Julho 2013, 16:48

Estou curioso sobre essa funcionalidade. É que para mim, o Unity tem uma enorme vantagem com os outros ambientes gráficos no quesito de dual-monitor. Gosto mesmo muito de usar o Unity em dual-monitor e acho sempre que os outros ambientes têm vários problemas, não só de bugs mas também funcionais.

Sobre o LMDE, sim, eu acho que serão enormes os problemas ao nível de programas vindos dos repositórios. De resto, o Debian é muito bom mesmo por isso acredito que não houvesse problema nenhum! Agora a questão de se poder adicionar repositórios é um problema complicado pois é uma coisa que os tutoriais do Ubuntu que existem pela Internet ficam imediatamente incompatíveis.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Próximo

Voltar para Notícias