Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 11:21 Pesquisa avançada

Canonical muda planos sobre o Mir

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Canonical muda planos sobre o Mir

Mensagempor Elias L. Alves » Sáb, 29 de Junho 2013, 1:44

Segue link para notícia do tão falado Mir !!

http://www.sempreupdate.com.br/2013/06/ ... o-mir.html

Estou curioso pra testar !!
Ultrabook Samsung NP530U3C ,Ivybridge core I3, Hybrid Storage , dual-boot 12.04 /13.04 .

Elias L. Alves
 
Mensagens: 72
Registrado em: 12 Fevereiro, 2013

Re: Canonical muda planos sobre o Mir

Mensagempor Anderson Henrique » Sáb, 29 de Junho 2013, 1:48

Espero que esse Mir realmente torne o Ubuntu mais rápido para o usuário final. Sei que parece um pouco exagerado da minha parte, mas estou esperando que daqui a alguma versões, o Ubuntu volte a ter o desempenho dos seus tempos gloriosos... Talvez seja só um sonho.
Linux: mais que uma alternativa. Uma filosofia.
Imagem
Avatar do usuário
Anderson Henrique
 
Mensagens: 50
Registrado em: 09 Junho, 2011
Localização: Propriá, SE, Brasil

Re: Canonical muda planos sobre o Mir

Mensagempor Thiago Frazão » Dom, 30 de Junho 2013, 5:30

Ubuntu 13.10 Saucy Salamander está mudando para Mir Display




Os desenvolvedores do Ubuntu anunciaram nessa quinta-feira (27) que pretendem colocar o servidor de exibição Mir por padrão no Ubuntu 13.10 (Saucy Salamander) com o XMir, uma implementação do X rodando Mir.

Imagem

Quando o sistema for lançado o Unity 8 (também conhecido como Unity Next), não estará disponível por padrão, e em vez disso, o Ubuntu 13.10 usará Unity 7, a base de código que já está em desenvolvimento.
O anúncio diz que o XMir será usado somente para drivers de gráficos de código aberto (Intel, Nouveau e Radeon). Drivers gráficos proprietários(Nvidia, ATI) não suportam Mir ainda e os computadores que usam esses drivers irão usar uma sessão fallback do servidor X regular. No futuro, Mir deverá ter suporte a drivers proprietários para que a sessão fallback do servidor X regular seja removida no Ubuntu 14.04.

Com XMir sendo usado por padrão no Ubuntu 13.10 e, portanto, utilizado por um grande número de usuários, os desenvolvedores esperam “compreender melhor as necessidades dos usuários, corrigir e resolver problemas de caso de borda, e no geral, trabalharem no Mir e XMir para torná-los muito mais rápido no longo caminho para as próximas versões LTS do Ubuntu”

Olli Ries, diretor de engenharia Canonical para Unity e Mir, publicou um roteiro da transição do Ubuntu para o Mir, na Ubuntu devel mailing list:

[*] Ubuntu 13.10: XMir na Mir por padrão, com uma sessão de fallback para X onde não há nenhum suporte de driver de Mir, com suporte para 9 meses;
[*] Ubuntu 14.04 LTS: XMir como padrão com a sessão fallback removida, completo suporte de driver de Mir, tradicionais LTS suporte para 5 anos;
[*] Ubuntu 14.10 e versões posteriores: pilha Mir como padrão, incluindo suporte X sem raízes para aplicações X legadas, suportado por 9 meses.

Ele também acrescenta que o XMir estará usando Unity 7 (então basicamente, Unity 7 não será usado apenas para o Ubuntu 13.10, mas também para Ubuntu 14.04), enquanto o Ubuntu 14.10 e versões posteriores, usarão Mir em conjunto com o Unity 8 como shell de sessão.

A mensagem diz ainda que “A Canonical está empenhada em apoiar o XMir por 5 anos durante o ciclo de vida 14.04, o que dará aos derivados do Ubuntu (Xubuntu, Kubuntu e etc), tempo suficiente para avaliar a paisagem de pilha de gráficos e tomar decisões necessárias, quando eles estiverem prontos.“
O anúncio de hoje refere-se estritamente ao Mir sendo feito para o Ubuntu Desktop padrão- o sabor principal do Ubuntu. Não há nenhuma notícia sobre os outros sabores de Ubuntu, exceto o Kubuntu, que não mudará para Mir.
Abaixo, você pode assistir a um vídeo demos Unidade 7, GNOME 3, KDE, Xfce e LXDE rodando em XMir:


Fonte: Blog do Edivaldo
Editado pela última vez por Thiago Frazão em Dom, 30 de Junho 2013, 5:32, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Thiago Frazão
 
Mensagens: 245
Registrado em: 22 Maio, 2013
Localização: Itaboraí - RJ, Brasil

Re: Canonical muda planos sobre o Mir

Mensagempor Thiago Frazão » Dom, 30 de Junho 2013, 5:31

Desculpem-me, acabei duplicando o tópico :ups:
Avatar do usuário
Thiago Frazão
 
Mensagens: 245
Registrado em: 22 Maio, 2013
Localização: Itaboraí - RJ, Brasil

Re: Canonical muda planos sobre o Mir

Mensagempor Thiago Frazão » Dom, 30 de Junho 2013, 5:37

Anderson Henrique (29-06-2013, 1:48) escreveu:Espero que esse Mir realmente torne o Ubuntu mais rápido para o usuário final. Sei que parece um pouco exagerado da minha parte, mas estou esperando que daqui a alguma versões, o Ubuntu volte a ter o desempenho dos seus tempos gloriosos... Talvez seja só um sonho.


Não cheguei a pegar essa época gloriosa do ubuntu, mas sinto que ele é mais pesado se comparado com o elementary, por exemplo. Espero realmente que no 13.10 esteja mais leve, e ainda mais leve na versão 14.04, pois pelas notícias esse unity next está prometendo!
Avatar do usuário
Thiago Frazão
 
Mensagens: 245
Registrado em: 22 Maio, 2013
Localização: Itaboraí - RJ, Brasil

Re: Canonical muda planos sobre o Mir

Mensagempor Bitetti » Seg, 1 de Julho 2013, 12:31

Sinceramente tenho notado poucos problemas com a Unity atual, só começa a sofrer desempenho quando eu apelo e abro minhas 40 abas do Chrome, Blender, jogos 3d e cia.
A estratégia da Canonical parece dar um pouco de prioridade a máquians mais conteporaneas. Isto ajuda e muito a abrir oportunidades de venda com empresas de hardware. Pensem bem, a Apple fez isso.
A "retro-compatibilidade" esta bem gerida pelo resto do mundo Linux. Apesar de eu preferir o Ubuntu sempre soubemos q a variedade de versões com seus usos é uma das maiores armas do Linux.
Avatar do usuário
Bitetti
 
Mensagens: 875
Registrado em: 03 Janeiro, 2012
Localização: São Paulo

Re: Canonical muda planos sobre o Mir

Mensagempor Claudio Novais » Seg, 1 de Julho 2013, 15:34

@Bitetti realmente você tocou num ponto MUITO importante. A necessidade de obsolescência tem obrigatoriamente de passar pelo software no caso dos computadores, por isso realmente você tem toda a razão ao dizer que com esta evolução possivelmente há um maior apoio.

Em todo o caso, apesar de mais rápido, continuo a achar um Unity tremendamente lento. Ah, mas uso-o diariamente mas isso não quer dizer que eu tenha de ser parcial nesta opinião! ;)
Avatar do usuário
Claudio Novais
Editor do Ubuntued
 
Mensagens: 16869
Registrado em: 25 Maio, 2011


Voltar para Notícias

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 65 visitantes

cron