Claudio Novais escreveu:Abdo isso é fácil de explicar
O ambiente gráfico KDE é um software muito direcionado ao público nerd, no sentido de ser direcionado ao pessoal que adora investir tempo a personalizar ao máximo o seu sistema digital. Ora, todas essas distros são (foram) claramente usadas por maioritariamente pessoal com um bom background em informática.
Qual seria a percentagem de utilizadores "normais" (e atenção que nesta conversa nenhum de nós o é pois temos já bons conhecimentos de Linux) nessas distros? Já no caso das distros não-KDE normalmente essas percentagens destacam-se mais.
Estou a dizer isto sem fundamentação concreta, no entanto, pelo que vejo, a minha opinião acaba por recair nisto.
boas Claudio
Na minha visão é justamente o contrário, o KDE por ser um ambiente mais completo acaba sendo mais acessível aos novatos que pouco ou nada precisariam acrescentar, diferentemente do Gnome...
Veja que o KDE apresenta um menu iniciar unico a la Windows enquanto o Gnome apresenta um iniciar dividido em 3, estou falando do Gnome 2...
Quando tomei contato com o linux pela primeira vez foi no século passado com Mandrake 8 ou 9 não me recordo bem, mas ele te dava a opção de escolher qual ambiente instalar, e aí optei pelo Gnome, porque? porque me amarrei no nome e no logotipo (o pezinho) já viu que foi uma escolha bem Técnica não é mesmo...
Bom neste meu primeiro contato com o Linux foi apenas para conhecimento pois ainda não tinha como acessar a internet e continuei com o windows. Nunca fui nerd ou entendido em informática, principalmnete naqueles tempos e mesmo com o windows acabei aprendendo a utilizar na marra de tanto fuçar e depois de detona-lo duas vezes, tendo de pagar para reinstalar o mesmo.
Tempos depois conheci o Kurumin e aí já consegui acessar a internet e passei a usar majoritariamente o pinguim, e como eu falei, todas as distros brasileiras de destaque naquela epoca usavam o KDE por padrão, e eu é que instalava depois o gnome. Aprendi bastante então com o Morimoto (através de artigos em seu site e forum) que era o mantenedor do Kurumin bem como em revistas especializadas em linux e que mensalmente distribuiam um cd com uma distro, e daí é que comecei mesmo a fuçar e testar outras distros.
Ainda podemos acrescentar a aquela lista de distros que usavam o KDE o próprio Red Hat que ainda não tinha se desdobrado em Red Hat e Fedora...
E, talvez como você disse, eu não seja um usuário normal, mas estarei apenas um nada acima disto pois nunca estudei o Linux, apenas o uso, fuço e procuro solução nos foruns disponiveis na net. E depois que aprendi a particionar o disco, aí mesmo que perdi o medo de detonar um SO nas minhas experiencias, já que não havia mais riscos para os meus arquivos... o que não aconteceu com o windows...