Os dados transmitidos na Internet são fracionados em pequenos conjuntos de bytes, pacotes físicos, para que as comunicações possam ser feitas com alguma segurança ao nível da qualidade dos dados. Em que se algum desses pequenos conjuntos estiver corrompido rapidamente é retransmitido esse pedaço em vez de todos os dados novamente. Ora, o MTU (Maximum Transmission Unit) identifica o tamanho máximo desses pacotes.
Como a página do facebook é constituída por um conjunto grande de pequenos "módulos HTML", então ao carregar a página pela primeira vez são transmitidos muitos pacotes até que a página é carregada. Em teoria, o problema do Facebook demorar muito tempo a carregar está aqui. Assim, sugere-se pela Internet que se utilize um valor grande de MTU pois a opção "automática" do Ubuntu utiliza valores não ótimos.
Segundo vi por este site, conforme a nossa ligação à Internet esse valor varia, no entanto a opção automática do Ubuntu "não sabe" qual é a velocidade da nossa ligação à Internet principalmente quando estamos numa rede com um router, em que provavelmente tem uma velocidade Gigabit mas a ligação à Internet são alguns megas, ou muitas vezes menos. Segundo o referido site, os valores são os seguintes:
Network | MTU(Bytes) |
---|---|
16 Mbit/Sec Token Ring | 17914 |
4 Mbits/Sec Token Ring | 4464 |
FDDI | 4352 |
Ethernet | 1500 |
IEEE 802.3/802.2 | 1492 |
X.25 | 576 |
Serão estes valores plausíveis e corretos para utilizar no nosso computador para que aumentem a velocidade do Facebook? Vamos ver as dicas da Internet na secção seguinte.
Como alterar o valor do MTU para que o Facebook seja mais rápido:
Vendo pelos sites da Internet, nomeadamente o VivaOLinux e Ubuntu Dicas, é sugerido que se utilize o valor 1450. Ora, pelo que se vê na tabela anterior, provavelmente estão a supor uma conexão Wireless como algo comum.
Então para realizar esta alteração, devemos abrir as configurações de rede, no canto superior direito da tela (imagem abaixo à esquerda) e depois, na nova janela, selecionar a rede que queremos modificar este valor MTU e clicar em "Editar" (imagem abaixo à direita):
Na nova janela, a última opção é o valor MTU que deveremos alterar para 1450 (valor que sugerem) tal como se pode ver pela imagem abaixo à esquerda. Depois, feche as várias janelas e desligue a ligação à internet e volte a ligar (imagem abaixo à direita).
Quando a nova ligação estiver estabelecida, experimente abrir o Facebook. Supostamente, ele deverá estar mais rápido.
Realização dos testes
Apesar do feedback ser bastante positivo, pelo menos vendo pelos comentários dos referidos sites, na verdade os meus resultados são muito inconclusivos. Aliás, eu gravei um vídeo que demonstra precisamente isso: os resultados são semelhantes ou piores em deep-refresh, ou seja, seu eu mandar carregar o Facebook completamente de novo, fazendo download de todos os pormenores da página, sem utilizar Cache. Veja o vídeo abaixo em que se demontra os testes que fiz e que estão materializados na tabela seguinte que mostra as diferenças de carramento:
MTU | Tempo de carregamento |
---|---|
Automático | 17.62s |
1450 | 42.45s |
1400 | 32.05s |
Automático | 29.48s |
De seguida, ainda tomei a liberdade de fazer um teste com valores na ordem dos 4464, uma vez que a minha ligação à Internet é 4MB. Resultados? Bom, foram ainda piores, na ordem do triplo do tempo de espera:
MTU | Tempo de carregamento |
---|---|
4464 | 1m 4s |
4464 | 1m.2s |
Portanto, em termos de deep-refresh as conclusões foram mais que óbvia pelo menos no meu computador: não houve diferenças positivos, até pelo contrário. E quanto à navegação normal pelo facebook? Bom a resposta parece voltar a ser a mesma: não há diferenças positivas, apesar de parecer sensivelmente mais rápido. Fazendo um pequeno teste, que pode ver no vídeo abaixo. Vejamos as conclusões na tabela seguinte, em que se mostra o tempo de clique de navegação:
1º click | 2º click | 3º click | Média | |
MTU Automático | 2.65s | 3.3s | 2.45s | 2.8s |
---|---|---|---|---|
MTU 1450 | 6.35s | 3.16s | 2.8s | 4.1s |
Conclusão
A conclusão imediata é a seguinte: Não fez diferença positiva no meu caso. Em teoria efetivamente parece fazer sentido esta modificação, mas talvez o sistema automático do Ubuntu funcione melhor no meu caso que nos casos apresentados no Brasil.
Por este motivo, convido a todos vocês que experimentem fazer esta alteração pois há muitos utilizadores do Brasil que confirmaram que a velocidade do Facebook foi melhorada. Como é óbvio, peço-vos que partilhem aqui os vossos resultados. Se apresentarem resultados concretos, detalhados, perfeito. No entanto, dizer que foi melhor ou pior já será algo muito positivo. Por isso participem nesta discussão!