Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 21:22 Pesquisa avançada

Instalação ubuntu 13.04

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Instalação ubuntu 13.04

Mensagempor Rogergalvao » Qua, 10 de Julho 2013, 13:36

Bom estou voltando a agora a utilizar o ubuntu , e como vi que lançou o 13.04 queria testar o mesmo, só que como o tempo de suporte do mesmo não é muito longo então acho melhor instalar com a /home separada mas ai está a dúvida.

em um HD de 500GB qual tamanho eu deixo na /home e na / e na /swap

características do note:

HD: 500GB
Memória: 8GB
Processador: i5

Rogergalvao

Re: Instalação ubuntu 13.04

Mensagempor rodrigo_sabbat » Qua, 10 de Julho 2013, 17:22

Amigo, isso varia de pessoa para pessoa, e cada caso é um caso. Entretanto, vou tentar ajudá-lo.

No caso da "/", você deixa o quanto você acha que vai usar de programas, já que é nessa partição que ficarão armazenados os arquivos do sistema e os programas. Eu tenho algo parecido também de HD, e deixei 40GB que para mim, é o suficiente (ou pelo menos era, até eu descobrir os MMORPGs pra Linux xD).

Na "/swap" é simples: coloque a mesma quantia da sua memória RAM, no caso, 8GB. :)

E o que sobrar do seu HD, é a sua pasta "/home", para você guardar seus arquivos e documentos. :D

Espero ter ajudado na sua decisão! :yeah:
Imagem
Oi, eu sou o Sabbat!
Sou novo no fórum e no mundo do Linux Ubuntu.
Pra quem não me conhece, minha apresentação está aqui.
Imagem
rodrigo_sabbat

Re: Instalação ubuntu 13.04

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 10 de Julho 2013, 17:55

É praticamente tudo isso que o Rodrigo disse :yeah:

Apenas queria frisar dois aspetos interessantes: quem não quer jogos, 10GB chegam perfeitamente para a raiz (/). Aliás eu sem jogos nunca consegui alcançar os 10GB e olhem que instalo muitos programas. Claro está que se pensam em instalar muita coisa, nomeadamente jogos, esse valor poderá disparar, mas 40Gb acho mesmo muito o.0 Só mesmo para quem tem muitos jogos, acho eu.

Quanto à SWAP, o cálculo sempre foi "o dobro da RAM", por isso teoricamente seria 16GB. Porquê? Muito simples, dantes a memória RAM não era assim tanta e portanto era preciso memória auxiliar, a SWAP, em que sempre que a RAM tivesse cheia o Kernel mandava porções para a SWAP. No entanto, com os novos sistemas, com tanta RAM, é difícil de a ocupar toda e portanto a SWAP raramente é utilizada para esse fim. Por isso, eu diria que, sim, os 8GB são suficientes. No entanto, só como precaução, caso você queira hibernar o seu sistema, toda a memória RAM vai para a partição SWAP, por isso acrescente mais um GB só para ter a certeza que cabe tudo na generalidade dos casos.

Quanto à /home o Rodrigo também disse tudo. Basicamente a Home é o local onde você vai guardar TODOS os seus ficheiros. Você não vai usar outros locais para guardar os seus ficheiros.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Questões gerais