Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 21:11 Pesquisa avançada

"kvm disable by bios" mensagem aparece ao ligar ubuntu

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

"kvm disable by bios" mensagem aparece ao ligar ubuntu

Mensagempor ubuntuusuario » Qua, 10 de Julho 2013, 17:01

galera, recentemente instalei o ubuntu 13.4 64 bits em meu notebook, e toda vez que eu ligo meu notebook ele aparece uma tela preta escrita com uns numeros entre os colchetes essa mensagem :

[111...] kvm disable by bios,

isso nao me atrapalha em nada, mas gostaria de saber o porquê dessa mensagem

PS: tenho um notebook E!-421 ASPIRE com processador AMD E-300

ubuntuusuario

Re: "kvm disable by bios" mensagem aparece ao ligar ubuntu

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 10 de Julho 2013, 18:46

Vamos por partes. Sobre o KVM, ou melhor, o Linux-KVM, é uma solução para hardwares x86 que contém módulos para virtualização (através da Intel VT ou AMD-V). Resumidamente é um conjunto de módulos que trabalham diretamente com primitivas de hardware com propósitos de virtualização. Portanto, são módulos que ajudam de certeza a ter um sistema mais rápido quando está a virtualizar algo.

Mas será isto importante? Bom não tenho a certeza que programas poderão usufruir de tais vantagens ao nível de computadores pessoais. O VirtualBox penso que seja incompatível pois usa os seus próprios módulos. O que sei é que por exemplo em sistemas com o emulador QEMU, isto é com certeza uma vantagem, mas isso são softwares para servidores, por exemplo o servidor do Ubuntued está em QEMU.

---

Quanto à mensagem de erro, bom, segundo vi, caso o seu processador o permita, em princípio se vocÊ aceder à BIOS provavelmente vai ter lá uma opção sobre virtualização que está desabilitada. Ao ativar, a mensagem em princípio deverá desaparecer pois o módulo KVM poderá utilizar tais primitivas.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor ubuntuusuario » Qua, 10 de Julho 2013, 19:32

Claudio Novais (10-07-2013, 18:46) escreveu:Vamos por partes. Sobre o KVM, ou melhor, o Linux-KVM, é uma solução para hardwares x86 que contém módulos para virtualização (através da Intel VT ou AMD-V). Resumidamente é um conjunto de módulos que trabalham diretamente com primitivas de hardware com propósitos de virtualização. Portanto, são módulos que ajudam de certeza a ter um sistema mais rápido quando está a virtualizar algo.

Mas será isto importante? Bom não tenho a certeza que programas poderão usufruir de tais vantagens ao nível de computadores pessoais. O VirtualBox penso que seja incompatível pois usa os seus próprios módulos. O que sei é que por exemplo em sistemas com o emulador QEMU, isto é com certeza uma vantagem, mas isso são softwares para servidores, por exemplo o servidor do Ubuntued está em QEMU.

---

Quanto à mensagem de erro, bom, segundo vi, caso o seu processador o permita, em princípio se vocÊ aceder à BIOS provavelmente vai ter lá uma opção sobre virtualização que está desabilitada. Ao ativar, a mensagem em princípio deverá desaparecer pois o módulo KVM poderá utilizar tais primitivas.

Bom cláudio, então eu devo entrar no SETUP da bios e ativar alguma opção que esteja relacionada com a virtualização?

ubuntuusuario

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 10 de Julho 2013, 20:05

Sim, em princípio sim. Não lhe sei dizer mais do que isso pois nunca tive essa necessidade. Mas é alguma opção que esteja relacionada com virtualização. Entre na BIOS e procure por alguma opção de virtualização que esteja desativada. Se houver várias, volte aqui e partilhe essa informação para analisarmos, mas creio que não deve existir.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Xterminator » Qua, 10 de Julho 2013, 20:14

No meu caso uso processador AMD existe uma opçao Secure Virtual Machine SVM processador antigo Athlon II X2 250, nos novos é o que o Cláudio falou AMD-V
Infelizmente não estou em casa para dizer exatamente onde ela fica no SETUP, sem esta opção ativada não é possível por exemplo utilizar o gnome-boxes que utiliza o qemu.
Xterminator

Mensagempor ubuntuusuario » Qui, 11 de Julho 2013, 21:20

Seguinte galera, tentei achar essa opção em minha bios e não achei. Ela mostra apenas algumas guias como Main, Boot, Security. Porém nada parecido com algum tipo de virtualização, ou VT-x. Existe algum outro modo de ativar esse KVM para parar de aparecer essa mensagem? Minhas configurações do notebook são:

Ubuntu 13.4 x64 bits
Processador AMD E-300 com APU with Radeon(tm) HD Graphics x 2
Gráficos: Gaillium 0.4 on AMD PALM
Disco: 310,7 GB

ubuntuusuario

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 17 de Julho 2013, 16:24

Dentro dessas guias não há nenhum submenu? Será que você consegue saber qual é a motherboard? Talvez por aí conseguíssemos saber algo mais. Ou isso ou o nome do notebook.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor CelticWarrior » Qua, 17 de Julho 2013, 18:33

http://www.linux-kvm.org/page/FAQ#.22KVM:_disabled_by_BIOS.22_error

É possível que a BIOS atual não tenha mesmo a opção de ativar o AMD-V mas em princípio uma atualização com UEFI terá: http://global-download.acer.com/GDFiles/BIOS/BIOS/BIOS_Acer_2.12_A_A.zip?acerid=635072928920489995&Step1=NOTEBOOK&Step2=ASPIRE&Step3=ASPIRE%20E1-421&OS=ALL&LC=pt&BC=ACER&SC=PA_3. ATENÇÃO!!! Poderá ter de reinstalar o SO depois desta atualização e usar o método recomendado para instalação com UEFI, já discutido aqui em vários tópicos. Por isso o meu conselho é não fazer nada porque essa mensagem NÃO é erro, é simplesmente informativa.
Galiza Nação!
CelticWarrior

Voltar para Questões gerais