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http://www.plantaonerd.com/blog/2013/07 ... dos-games/O novo Kinect, sensor de movimentos do videogame Xbox One, é uma ferramenta turbinada para jogadores: enxerga melhor, ouve melhor e entende melhor quem está à sua frente. O dispositivo, porém, tem potencial para ser a janela que a Microsoft e anunciantes precisavam para recolher dados do mundo off-line de seus clientes.
Três patentes da Microsoft, que foram descobertas recentemente, mostram algumas das intenções da empresa.
Um dos registros fala sobre como o sistema de câmeras do Kinect poderia ser usado para verificar o comportamento de pessoas enquanto assistem à TV. Nele, a empresa discute como um sistema de recompensas poderia ser implementado para tornar a televisão mais interativa.
Ao assistir à primeira semana completa da próxima novela das 21h, por exemplo, você atingiria um objetivo e ganharia pontos (algo parecido com o que acontece no mundo dos games).
No documento, a Microsoft escreve que o sistema poderia ser usado para registrar hábitos de uma ou mais pessoas, que seriam compilados em relatórios sobre o comportamento de audiências.
Outra patente revelada recentemente fala sobre como a empresa poderia identificar expressões faciais pelo Kinect para exibir propagandas que combinem com as supostas emoções dos usuários. Pessoas com expressões alegres receberiam anúncios de viagens ou festas, por exemplo.
Uma terceira patente fala sobre como o Kinect poderia identificar o número de pessoas na sala para assistir ao streaming de um filme e passar a cobrar um valor extra caso o número de pessoas fosse maior do que o permitido pela licença de exibição.
É claro que, por sua natureza, patentes podem servir apenas para descrever conceitos que nunca se tornarão realidade, mas elas demonstram o que a empresa imagina para o futuro.