O Slackware comemorou o seu vigésimo aniversário na quarta-feira passada (dia 17 de julho) e por esse motivo, apesar de um pouco atrasado, não posso deixar de dar os parabéns publicamente à distribuição Linux mais antiga que se mantém ativa.
Há cerca de 20 anos atrás (a 17 de julho de 1993), uma idade bem grande para um software, Patrick Volkerding fez o Slackware 1.0 ver a luz do dia pela primeira vez! Esta foi a primeira versão de um sistema que se manteve sempre com a mesma filosofia KISS (Keep it Simple): fornecer uma distribuição estável e totalmente personalizável pelo utilizador.
Apesar das muitas mudanças, esta filosofia do Slackware manteve-se ao longo destas duas décadas de existência, aliás, o instalador é idêntico e a decisão de não ter resolução de dependências automáticas mantem-se. Esta decisão afastou muitos utilizadores mas conseguiu trazer mentes muito inteligentes e completamente fãs deste tipo de sistemas. Aliás, a comunidade ficou até conhecida por ser um pouco alternativa e fechada relativamente a utilizadores novatos.
Bom, a verdade é que apesar de tudo isto, o Slackware mantém-se vivo ao fim de 20 anos e continua igualmente impressionante em termos de performance em comparação com muitas outras distribuições.
Entretanto se estiver curioso, veja o gráfico das distribuições Linux baseadas em Slackware que nasceram ao longo do tempo: