Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 11:38 Pesquisa avançada

Slackware, a distro em atividade mais antiga, faz 20 anos!!

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Slackware, a distro em atividade mais antiga, faz 20 anos!!

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 19 de Julho 2013, 18:08

O Slackware comemorou o seu vigésimo aniversário na quarta-feira passada (dia 17 de julho) e por esse motivo, apesar de um pouco atrasado, não posso deixar de dar os parabéns publicamente à distribuição Linux mais antiga que se mantém ativa.

Há cerca de 20 anos atrás (a 17 de julho de 1993), uma idade bem grande para um software, Patrick Volkerding fez o Slackware 1.0 ver a luz do dia pela primeira vez! Esta foi a primeira versão de um sistema que se manteve sempre com a mesma filosofia KISS (Keep it Simple): fornecer uma distribuição estável e totalmente personalizável pelo utilizador.

Apesar das muitas mudanças, esta filosofia do Slackware manteve-se ao longo destas duas décadas de existência, aliás, o instalador é idêntico e a decisão de não ter resolução de dependências automáticas mantem-se. Esta decisão afastou muitos utilizadores mas conseguiu trazer mentes muito inteligentes e completamente fãs deste tipo de sistemas. Aliás, a comunidade ficou até conhecida por ser um pouco alternativa e fechada relativamente a utilizadores novatos.

Bom, a verdade é que apesar de tudo isto, o Slackware mantém-se vivo ao fim de 20 anos e continua igualmente impressionante em termos de performance em comparação com muitas outras distribuições.

Entretanto se estiver curioso, veja o gráfico das distribuições Linux baseadas em Slackware que nasceram ao longo do tempo:

Referências:

Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Re: Slackware, a distro em atividade mais antiga, faz 20 ano

Mensagempor Xterminator » Sex, 19 de Julho 2013, 18:58

Parabéns ao bom e velho Slackware, amado e odiado rs rs já passei por estas 2 fases.
Xterminator

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 19 de Julho 2013, 21:35

Sinceramente... não tenho paciência para um funcionamento destes. O próprio Gentoo para mim é completamente fora da margem de aceitação xD

Exigem demasiado investimento, demasiado tempo dispendido. Claro que os resultados são muito bons, mas não tenho paciência. xD
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor abdo » Sáb, 20 de Julho 2013, 0:36

Claudio Novais escreveu:Sinceramente... não tenho paciência para um funcionamento destes. O próprio Gentoo para mim é completamente fora da margem de aceitação xD
Exigem demasiado investimento, demasiado tempo dispendido. Claro que os resultados são muito bons, mas não tenho paciência. xD

Boas Claudio
Uma vez, nos meus primórdios do Linux fui testar uma distro Gentoo, usando um destes CDs que vinham em revistas especializadas, e como não era muito experto acabei apagando o disco inteiro e ficando com trauma deste nome Gentoo...
Quanto ao Slack sempre tive receio pois sempre li que eles não eram muito pacientes com novatos, mas sempre tive curiosidade sobre ele...
Não sei se é muito mais difícil que o Arch, este já me aventurei um pouquinho no Archbang e não saí traumatizado...
E depois que usei o Ubuntu pelo minimalCD perdi um pouco o medo de testar estes "Bichos Papões"
/+/ Não digo que sou um Vascaíno doente, pois doente é quem não é Vascaíno /+/
Carlos Drummond de Andrade. Vascainos sempre em boa cia...
Club de Regatas Vasco da Gama

Imagem
abdo

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 20 de Julho 2013, 15:04

Sim, mas essa situação de ter formatado tudo foi provavelmente um descuido. Eu quando falei do Gentoo referi-me a um aspeto muito característico que é ter de deixar durante a noite a compilar o kernel e afins, porque tudo é compilado na hora. Por um lado isso é excelente visto que os resultados são muito objetivos ao nosso hardware. Por outro é algo incomportável ter de se ficar à espera durante dias para que se tenha um sistema usável.

Sobre o Slack, esse é precisamente o maior problema dele: é uma distribuição complexa para mentes inteligentes/habituadas ao Linux. Caso contrário a comunidade é conhecida pela sua arrogância. Ou pelo menos era conhecida até há uns anos. Desde que o Ubuntu se destacou muito que não ouço falar desse aspeto: não sei se porque o Ubuntu os abafou; ou porque perderam muitos utilizadores; ou simplesmente porque mudaram um pouco essa atitude. Não sei mesmo.

Sobre o Ubuntu Minimal, esse é simples, é Debian. Basta saber o que se quer e pronto, manda-se instalar e vem tudo atrás! Aliás, instalar o pacote ubuntu-desktop ao Ubuntu-minimal provavelmente tem-se logo um ubuntu pronto. Só para mostrar as facilidades que um sistema com dependências automáticas e meta-pacotes consegue ter.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Voltar para Notícias