As vendas da Nokia caíram 24% para 5,7 mil milhões de euros, no segundo trimestre do ano, informou a fabricante finlandesa em comunicado, refere a agência Bloomberg. Os valores ficaram aquém das estimativas dos analistas consultados pela agência norte-americana que apontavam para os 6,4 mil milhões de euros.
No segundo trimestre do ano, a Nokia perdeu 227 mil milhões de euros, quando os analistas previam que os prejuízos poderiam ascender aos 258,8 milhões de euros. Em igual período do ano anterior, a companhia registou perdas de 1,4 mil milhões de euros.
Em nove trimestres, a Nokia perdeu mais de 5 mil milhões de euros. Os “smartphones” da fabricante europeia continuam a agradar menos aos utilizadores do que os das rivais Apple e Samsung. No último trimestre, o volume de vendas de “smartphones” caíu 27%, em comparação com o segundo trimestre de 2012.
Já as vendas dos “smartphones” da serie Lumia, que incluem sistema operativo Windows, da Mircrosoft, aumentaram 32%, em relação ao trimestre anterior, para 7,4 milhões de unidades. Os analistas antecipavam que o volume de vendas dos Lumia atingisse 7,4 milhões de unidades.
Os modelos básicos de telefones móveis produzidos pela Nokia caíram 27% para 53,7 milhões de unidades, falhando as expectativas dos analistas consultados pela Bloomberg que apontavam para 54,4 milhões de unidades.
Antes da Apple introduzir o sistema operativo iOS e a Google criar o rival Android, há cerca de seis anos, a Nokia dominava no mercado dos telemóveis, com perto de 50% de quota. Na actualidade, a fatia de mercado detida pela companhia situar-se-á nos 3%, de acordo com os dados da consultora IDC, citados pela agência Bloomberg.
No início deste mês, a agência de notação Standard & Poor’s desceu o “rating” da Nokia, em um nível, de BB- para B+, por considerar que a liquidez da empresa seria afectada com a compra da parte da Siemens na Nokia Siemens Networks (NSN).
No mercado bolsista, a Nokia perde 4,26% para 2,966 euros. Em 2012, a empresa, cotada em Helsínquia, perdeu 22% do seu valor.
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