Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 22:49 Pesquisa avançada

[RESOLVIDO] Ubuntu não inicia

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

[RESOLVIDO] Ubuntu não inicia

Mensagempor Alessandra Vianna » Qui, 25 de Julho 2013, 18:12

Olá, pessoal.

Estou precisando de uma ajuda.

O Ubuntu (12.04) não está iniciando no meu computador, já não é a primeira vez que acontece, da última vez eu tive que formatar. Mas nem isso eu consigo mais.

Quando eu ligo o PC, a primeira vista, parece que o sistema vai iniciar, com aquela tela cor de vinho brilhante, mas depois fica preta e com um ponteiro (um hífen, tracinho ou sinal de menos) piscando. Eu pressiono Ctrl+Alt+F1 para acessar o terminal, mas não adianta, a tela continua preta com o tracinho piscando.

Já tentei bootar com uns Live CDs que tenho aqui e quando eu peço para testar o Ubuntu, ou mesmo para instalar direto, ele vai para a tela preta com o tracinho piscando. Quando eu desligo pelo botão e ligo de novo, aparece o grub e quando eu coloco para iniciar, tanto no modo normal quanto no modo de recuperação, novamente, ele cai na tela preta com o tracinho piscando.

O que pode ser isso?

Desde já, eu agradeço.

Notebook HP G42-440BR - caso queiram as especificações do meu computador.
Editado pela última vez por Alessandra Vianna em Dom, 28 de Julho 2013, 17:58, em um total de 1 vez.
Alessandra Vianna

Re: Ubuntu não inicia

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 25 de Julho 2013, 18:16

Se o LiveCD não funciona e antes funcionava, à partida foi algum módulo de hardware que se estragou. Pode ser várias coisas, por isso comece por arrancar com o LiveCD e faça o teste da memória. Se o teste for bem sucedido, experimente tirar a bateria pois quando elas se estragam por vezes fazem os sistemas operativos "confundirem-se".
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Alessandra Vianna » Qui, 25 de Julho 2013, 18:17

Claudio Novais (25-07-2013, 18:16) escreveu:Se o LiveCD não funciona e antes funcionava, à partida foi algum módulo de hardware que se estragou. Pode ser várias coisas, por isso comece por arrancar com o LiveCD e faça o teste da memória. Se o teste for bem sucedido, experimente tirar a bateria pois quando elas se estragam por vezes fazem os sistemas operativos "confundirem-se".

Isso da bateria eu já fiz, eu vou ver se consigo fazer o teste de memória.
Alessandra Vianna

Mensagempor Alessandra Vianna » Qui, 25 de Julho 2013, 18:49

O teste de memória não identificou nada de estranho. Está tudo normal.
Alessandra Vianna

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 25 de Julho 2013, 18:54

Será sobreaquecimento? Está calor aí?

Se não for isso, poderá ser o disco que esteja com problemas em alguns setores, nomeadamente nos setores da partição Swap se você a tiver!!
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Alessandra Vianna » Qui, 25 de Julho 2013, 19:00

Claudio Novais (25-07-2013, 18:54) escreveu:Será sobreaquecimento? Está calor aí?

Se não for isso, poderá ser o disco que esteja com problemas em alguns setores, nomeadamente nos setores da partição Swap se você a tiver!!

Não é superaquecimento, já chequei a temperatura (do PC)está normal. O tempo aqui para os padrões de quem mora na cidade do Rio de Janeiro, a temperatura é bem baixa. Aproximadamente 12°C na orla de Copacabana e 15°C aqui na reserva florestal do Grajaú, onde eu moro. Para quem está acostumado com calor de 40°C, definitivamente é baixa devido a sensação térmica que pode ser mais baixa ainda.

Quanto a swap, será? Eu dedico 2GB para memória Swap, sendo que meu PC tem 3GB de Ram.
Alessandra Vianna

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 25 de Julho 2013, 19:30

É possível que seja algum problema na Swap, visto que se ela existir ela é usada pelo liveCD e pelo próprio Ubuntu que está no seu computador.

Só para termos a certeza que não é a SWAP, faça download do Tails e grave-o num pendrive. O tails tem uma característica muito importante que é tentar diminuir ao máximo os rastos do utilizador e por isso mesmo não usa o disco de forma alguma, nem mesmo a SWAP.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Alessandra Vianna » Qui, 25 de Julho 2013, 19:31

Claudio Novais (25-07-2013, 19:30) escreveu:É possível que seja algum problema na Swap, visto que se ela existir ela é usada pelo liveCD e pelo próprio Ubuntu que está no seu computador.

Só para termos a certeza que não é a SWAP, faça download do Tails e grave-o num pendrive. O tails tem uma característica muito importante que é tentar diminuir ao máximo os rastos do utilizador e por isso mesmo não usa o disco de forma alguma, nem mesmo a SWAP.

Vou fazer isso, Cláudio!
Alessandra Vianna

Mensagempor Alessandra Vianna » Qui, 25 de Julho 2013, 20:17

Estou baixando a .iso. Para fazer o teste via flashdrive. Depois eu posto aqui se deu certo.
Alessandra Vianna

Próximo

Voltar para Questões gerais