Robert May, fundador e principal desenvolvedor do site de compartilhamento de fotografias Photographer.io, anunciou recentemente no blog do projeto que ele estaria abrindo o código para a aplicação que roda a plataforma online. O site Photographer.io está atualmente em beta e oferece aos usuários armazenamento ilimitado para fotógrafos com um limite de upload de 100 fotos por mês que pode ser expandido ao indicar o site para outros usuários. O serviço é livre de propaganda e será mantido através de assinaturas e links de afiliados para hardware de fotografia no futuro, de acordo com sua about page.
May diz que está abrindo o código fonte desta aplicação porque isso é algo que ele sempre desejou fazer com um de seus projetos, e porque ter desenvolvedores adicionais e ter a base de código avaliada por terceiros tiraria alguma pressão dele como único desenvolvedor do projeto. A aplicação está em fase de desenvolvimento por aproximadamente dois meses e May diz que desejava abrir o código fonte da aplicação desde o início do projeto. Ao descrever o atual progresso do projeto, May disse: “Existe muito o que fazer, incluindo documentação e testes, porém o mesmo afortunadamente [se encontra] em um estado que você consegue olhar o código e ter um entendimento do que está acontecendo”.
O código fonte para o software Photographer.io está disponível sob a licença MIT no GitHub. O desenvolvedor também havia prometido publicar mais informação em como os interessados poderiam contribuir para o desenvolvimento do projeto. Neste meio tempo, ele solicita que os contribuidores em potencial encaminhem seus questionamentos para a conta do Twitter do projeto.