Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 9:22 Pesquisa avançada

Wayland 1.2: Nova Versão do Successor do X

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Wayland 1.2: Nova Versão do Successor do X

Mensagempor nuno_nunes » Qua, 17 de Julho 2013, 16:52

Uma interface de programação estável para servidores de display e o suporte para gerenciamento de cores são duas das maiores implementações disponíveis na versão 1.2 do Wayland e Weston. Os desenvolvedores disseram que a API estável de servidor permite que o compositor Wayland 1.2 como o Weston, possa trabalhar com versões mais recentes do Wayland: em seu e-mail de anúncio de lançamento, eles mencionam que ter uma API estável se trona necessário por causa dos compositores externos do Wayland estão começando a aparecer. O protocolo para clientes Wayland também foram declarados estáveis na versão 1.0.

O gerenciamento de cor com o GNOME sob o Wayland. Fonte: Richard Hughes via Google+

O suporte para gerenciamento de cores no Wayland e Weston foi programado pelos desenvolvedores principais do GNOME Colour Manager: inclusive, esse componente já pode utilizar a nova funcionalidade do Wayland. Outro código contribuído por desenvolvedores permite que o Wayland e Weston 1.2 possa escalonar janelas individuais ou telas inteiras, por exemplo, em ordem de apresentar elementos do desktop em um tamanho adequado em displays de alta resolução. Além disso, outras novidades vem embarcadas nessa versão,como a inclusão de suporte multi-seat e um backend, além do renderizador do Weston para Raspberry Pi.

É importante destacar que o Wayland está sendo promovido pro vários desenvolvedores do X.org e do kernel Linux, e já foi anteriormente considerado como o sucessor do X Server X.org, que tem o papel principal na renderização gráfica nas atuais distribuições Linux. Também vale lembrar que o Wayland não é o único candidato a sucessão do X.org. O Mir, que está sendo patrocinado pelos desenvolvedores do Ubuntu junto a Canonical e está sendo utilizado no Ubuntu 13.10, já começou a concorrer com o Wayland por essa posição. Entretanto, os desenvolvedores do GNOME, KDE e Kubuntu estão adiando o uso do Wayland. Adicionalmente, Jolla, uma start-up que surgiu do abandono do MeeGo pela Nokia, recentemente publicou uma mensagem via micro-blog Twitter de que seu primeiro smartphone com Sailfish OS irá utilizar o Wayland.

Logo após as novas versões do Wayland e Westron serem lançadas, o seu desenvolvedor, que é conhecido apenas por "nerdopolisd", lançou uma nova versão do Rebecca Black Linux. Essa versão de Linux Live baseado no Waylnd e Weston como servidor de display já utiliza a última versão de ambos os pacotes de software.

Saiba Mais: X successor Wayland 1.2 arrives (em Inglês)

Fonte: Under Linux

nuno_nunes

Re: Wayland 1.2: Nova Versão do Successor do X

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 17 de Julho 2013, 17:48

Por muito que sejam contra esta minha opinião, eu achei o MIR um pequeno ataque À comunidade open-source, uma divisão de águas desnecessária. No entanto, sou o primeiro a admitir que o Wayland merecia que aparecesse tal coisa! É que só depois do MIR ter nascido é que começaram realmente a preocuparem-se com o lento desenvolvimento do Wayland.

O pessoal que está a desenvolver o MIR em poucos meses, talvez os 12 (não sei bem), está a conseguir ter os mesmos resultados (quase) que o Wayland em 4 anos. Por isso, apesar de não ter gostado do nascimento do MIR, acho que a Canonical não tinha grandes hipóteses :|
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Qua, 17 de Julho 2013, 20:48

Por esse motivo eu digo que a Canonical é um mal necessário para o Linux. E as consequências disso é o Ubuntu, que acaba ajudando a empurrar a evolução do Linux ele querendo ou não. Tenho minhas dúvidas se outra distro adotasse o MIR daria tanta repercussão.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 17 de Julho 2013, 20:50

Sem dúvida que a afirmação da última frase é verdadeira! Aliás, basta ver na aposta que a Valve fez no Linux: completamente direcionada ao Ubuntu e só à posteriori às outras distribuições.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Exploit » Qui, 18 de Julho 2013, 2:58

vem aí tempos difíceis..
Exploit

Mensagempor marcos.vargens » Sáb, 20 de Julho 2013, 20:21

Exploit (18-07-2013, 2:58) escreveu:vem aí tempos difíceis..

Sem dúvida. Um foi feito as pressas para entregar logo, o outro não ficou pronto em anos e de repente aparece umas versões bem meia boca perto da entrega do concorrente ¬.¬
Entendo bem a sua preocupação.

marcos.vargens

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 26 de Julho 2013, 18:32

marcos.vargens (20-07-2013, 20:21) escreveu:
Exploit (18-07-2013, 2:58) escreveu:vem aí tempos difíceis..

Sem dúvida. Um foi feito as pressas para entregar logo, o outro não ficou pronto em anos e de repente aparece umas versões bem meia boca perto da entrega do concorrente ¬.¬
Entendo bem a sua preocupação.

ahahaha adorei este seu comentário!

Esta é a mais pura das verdades! O Wayland não saía da cepa torta¹ e quando apareceu o Mir já passaram a preocupar-se em trazer finalmente ao usuário final. Sinceramente continuo a não achar boa ideia o MIR por ser mais um fracionamento neste mundo mega fracionado chamado Linux. No entanto, isto era mais que necessário para o Wayland andar para a frente!

¹Quem não sabe o que é esta expressão: não sair da cepa torta: não progredir, estar sempre na mesma situação.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor marcos.vargens » Ter, 30 de Julho 2013, 16:32

Eu estou realmente com medo dos problemas que esses dois podem gerar nos jogos do Linux. A Steam estava fazendo promoção a alguns dias atrás e vi vários jogos de qualidade para o Linux. Inclusive comprei 1 que exige placa de vídeo (Trine e Trine2), e ao instalar percebi que todos os jogos da série Half Life estavam disponíveis para baixar. Pela primeira vez em anos vejo o Linux ter jogos nativos disponíveis e agora podem ser ameaçados por essa divisão.

marcos.vargens

Mensagempor CelticWarrior » Ter, 30 de Julho 2013, 16:47

Considerando que para a comunidade gamer e de desenvolvedores Linux = Ubuntu, estou muito mais optimista. O que o Ubuntu decida será o que os jogos nativos seguirão, mesmo que isso signifique incompatibilidade com outras distros.
Galiza Nação!
CelticWarrior

Mensagempor Claudio Novais » Qua, 31 de Julho 2013, 0:42

CelticWarrior (30-07-2013, 16:47) escreveu:Considerando que para a comunidade gamer e de desenvolvedores Linux = Ubuntu, estou muito mais optimista. O que o Ubuntu decida será o que os jogos nativos seguirão, mesmo que isso signifique incompatibilidade com outras distros.

Isso é uma realidade que por muito que custe a quem usa outras distribuições, não vai mudar a curto/médio prazo. Por um lado felizmente porque cria algum rumo, mas por outro infelizmente vai criar muitos problemas no rumo distinto de cada distribuição, em que temo que vão começar a talvez ceder algumas coisas da Canonical.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Próximo

Voltar para Notícias