Bem-vindo: Sáb, 23 de Novembro 2024, 21:45 Pesquisa avançada

[RESOLVIDO] Ubuntu não inicia

Area de suporte geral. Aqui poderá fazer as questões que quiser relativas ao Ubuntu que não se enquadrem em nenhuma das outras secções do Fórum!

Re: Ubuntu não inicia

Mensagempor Alessandra Vianna » Qui, 25 de Julho 2013, 20:38

O Tails abriu com o boot pelo flashdrive. Será mesmo a SWAP? Pois mesmo com o sistema instalado no hd, ele não inicia e como você disse o Live CD faz uso da SWAP certo?
Alessandra Vianna

Mensagempor Claudio Novais » Qui, 25 de Julho 2013, 20:49

Sim faz uso. Mas só para termos a certeza absoluta, grave num pen-drive outro Ubuntu. Se não funcionar, em princípio o problema está definitivamente no disco corrompido na zona de SWAP (pelo menos).
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Alessandra Vianna » Qui, 25 de Julho 2013, 21:01

Claudio Novais (25-07-2013, 20:49) escreveu:Sim faz uso. Mas só para termos a certeza absoluta, grave num pen-drive outro Ubuntu. Se não funcionar, em princípio o problema está definitivamente no disco corrompido na zona de SWAP (pelo menos).

Okay, Cláudio! Vou fazer isso e posto aqui o resultado.
Alessandra Vianna

Mensagempor Alessandra Vianna » Qui, 25 de Julho 2013, 21:29

Não funcionou, Cláudio.
Alessandra Vianna

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 26 de Julho 2013, 19:03

Hmm então acho que deve ser mesmo problema na SWAP. Bom, vamos tentar experimentar umas coisas? Vamos experimentar usar o Tails para usar o Gparted e apagar a SWAP. Eu não sei se ele tem o Gparted instalado, mas sendo ele baseado em Debian você pode instalar na sessão live o Gparted.

Depois disso, abra então o gparted e apague a partição SWAP! Mas só essa e não meta nada dentro dessa partição, deixe-a ficar como espaço não alocado. Aplique as modificações e reinicie a ver se o seu Ubuntu já arranca. Se arrancar está encontrado o problema: disco corrompido na partição SWAP.

Se não arrancar, volte a tentar arrancar o Ubuntu via LiveCD. Se o LiveCD arrancar, o problema é generalizado pelo disco e não só na SWAP.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 26 de Julho 2013, 19:15

Que tal desactivar a aceleração gráfica, é que isso parece-me problema com o driver gráfico! Qual é o modo a configurar no arranque para não carregar o suporte 3D, Cláudio?
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Alessandra Vianna » Sex, 26 de Julho 2013, 19:23

Claudio Novais (26-07-2013, 19:03) escreveu:Hmm então acho que deve ser mesmo problema na SWAP. Bom, vamos tentar experimentar umas coisas? Vamos experimentar usar o Tails para usar o Gparted e apagar a SWAP. Eu não sei se ele tem o Gparted instalado, mas sendo ele baseado em Debian você pode instalar na sessão live o Gparted.

Depois disso, abra então o gparted e apague a partição SWAP! Mas só essa e não meta nada dentro dessa partição, deixe-a ficar como espaço não alocado. Aplique as modificações e reinicie a ver se o seu Ubuntu já arranca. Se arrancar está encontrado o problema: disco corrompido na partição SWAP.

Se não arrancar, volte a tentar arrancar o Ubuntu via LiveCD. Se o LiveCD arrancar, o problema é generalizado pelo disco e não só na SWAP.

Vou testar isso mais tarde, Cláudio. Depois posto aqui o Resultado.

Entretanto, como disse o Luís, é possível que seja a placa gráfica?

Enquanto isso, já coloquei meu PCV (Personal Computer Velhaco) a funcionar, caso eu tenha que colocar meu laptop numa assistência técnica, se o problema não for resolvido.
Alessandra Vianna

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 26 de Julho 2013, 19:25

Até pode ser, mas tendo em conta que sempre funcionou...

Em todo o caso, é a flag nomodeset! ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 26 de Julho 2013, 19:29

Claudio Novais (26-07-2013, 19:25) escreveu:Até pode ser, mas tendo em conta que sempre funcionou...

Em todo o caso, é a flag nomodeset! ;)

Pois, mas no arranque, a grafismo é de baixo nível, que pode ser feito mesmo com uma gráfica reles, mas ao chegar à parte que realmente interessa, apenas fica o cursor (possivelmente resultado da falha das funções mais avançadas da gráfica)!
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 26 de Julho 2013, 19:31

Talvez, mas o Tails funcionou ;)
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

AnteriorPróximo

Voltar para Questões gerais