Bem-vindo: Qua, 27 de Novembro 2024, 7:19 Pesquisa avançada

Cuidado com o Facebook

Secção dedicada a Noticias! Aqui poderá partilhar todas as notícias relativas ao Ubuntu. No entanto, poderá publicar também notícias sobre software livre em geral: outras distribuições e até conferências

Cuidado com o Facebook

Mensagempor Miguel Fonseca » Sex, 2 de Dezembro 2011, 20:37

Vejam este vídeo e tirem as vossas próprias conclusões-

Os vossos dados estam a ser usados para criar bases de dados sobre tudo o que diz respeito aos usuários do Facebook.

Aquilo que vocês excluem permanentemente não é excluído!

E agora com a nova função Time Line, poderão estar a colocar à disposição do Facebook toda a vossa vida.

E sem a possibilidade de excluírem esses dados!

As vossas mensagens mais privadas, gostos pessoais, orientação sexual, opinião politica, manifestações onde tenham participado, etc, etc, etc!

Imaginem o que o Facebook poderá saber em relação a vocês! Imaginem essa informação ao dispor do Facebook para venda e até entrega dessa mesma informação às autoridades quando estas quiserem saber "tudo" sobre vocês!

Bem, não me vou adiantar mais, como disse no principio do texto, vejam o vídeo e tirem as vossas elações.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Re: Cuidado com o Facebook

Mensagempor Davysson Silva » Sex, 2 de Dezembro 2011, 21:36

E realmente preocupante oque está acontecendo hoje em dia.
Qualquer semelhança com o livro 1984 não é mera coincidência.
Davysson Silva

Mensagempor Claudio Novais » Sex, 2 de Dezembro 2011, 21:51

Não vi o vídeo pois neste momento não tenho tempo, no entanto, li o que escreveu Miguel e, claro, verdade! Já sabe do porquê do Zuckerberg estar rico! Não foi por fazer servidores com inteligência artificial. Foi, sim, por criar publicidade direcionada a preferências resultantes de análises aos nossos dados.

Isso é óbvio e óbvio também o facto de o moral ser divido em dois: um otimizado, e utilizado pela maioria dos utilizadores pois tem bons filtros e outro com todas as informações não filtradas. Como acham que o moral apresenta o que gostamos? Isso é óbvio!

Como solucionar o problema? Não é criando processos no Facebook. Aliás, eu acho que processos contra o Facebook são algo bastante controverso que nunca deveriam ganhar ao Facebook. Porquê? Porque vocês "alimentam o animal" de livre vontade, por isso é normal que ele depois cresça. Se estão de livre vontade a dar os vossos dados ao Facebook, por não trabalhá-los para obter rendimentos?! Eu diria que é óbvio e normal isso :\
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Luis Cardoso » Sex, 2 de Dezembro 2011, 21:58

Claudio Novais » 02 Dez 2011, 21:51 escreveu:(...) Foi, sim, por criar publicidade direcionada a preferências resultantes de análises aos nossos dados.
(...)

Quanto a mim, a publicidade que aparece é mais aleatória que direccionada... :lol: Até hoje, não acertou uma! E de um momento para o outro passou a indicar é o que meus amigos do FB gostam (visto, não ter muita sorte em direccionar publicidade)!
xD
ImagemImagem
«Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar um só dia na tua vida» - Confúcio
Luis Cardoso
Redator

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 3 de Dezembro 2011, 3:16

Claudio Novais » Sex Dez 02, 2011 9:51 pm escreveu:Não vi o vídeo pois neste momento não tenho tempo, no entanto, li o que escreveu Miguel e, claro, verdade! Já sabe do porquê do Zuckerberg estar rico! Não foi por fazer servidores com inteligência artificial. Foi, sim, por criar publicidade direcionada a preferências resultantes de análises aos nossos dados.

Isso é óbvio e óbvio também o facto de o moral ser divido em dois: um otimizado, e utilizado pela maioria dos utilizadores pois tem bons filtros e outro com todas as informações não filtradas. Como acham que o moral apresenta o que gostamos? Isso é óbvio!

Como solucionar o problema? Não é criando processos no Facebook. Aliás, eu acho que processos contra o Facebook são algo bastante controverso que nunca deveriam ganhar ao Facebook. Porquê? Porque vocês "alimentam o animal" de livre vontade, por isso é normal que ele depois cresça. Se estão de livre vontade a dar os vossos dados ao Facebook, por não trabalhá-los para obter rendimentos?! Eu diria que é óbvio e normal isso :\

Boas Cláudio, convém que vejas o vídeo e percebas que este e outros processos contra o Facebook são mais do que justificáveis!

O caso deste estudante, como de certeza de muitos outros, é que ele excluiu as informações pessoais dele e passado bastante tempo, quando, depois de pressionar o Facebook, conseguiu que lhe enviassem um CD com os dados dele, ainda constavam lá "TODOS" os dados que ele havia excluído (não apagado) permanentemente! Inclusive, mensagens que ele havia excluído!

A partir do momento que algo é excluído pelo utilizador, não poderá permanecer registo algum dessa exclusão na base de dados (ou servidores)! Isso é algo que é certo! Ou pelo menos devia!

E, devido às provas apresentadas por este estudante e, devido ao facto do Facebook ter sede na Irlanda (ou seja, Europa), pela suposta redução de impostos, os utilizadores Europeus do Facebook acedem agora através desses servidores na Irlanda.

Nesse caso, está debaixo da alçada, ou seja, das leis Europeias, neste caso, da CEE. Isso faz, como é dito no vídeo, por um representante Europeu na Irlanda do Departamento que investiga estas situações, "ILEGAL"!

Como tal, foi aberta uma investigação oficial deste caso e, como também é dito no vídeo, o Facebook recusou-se a comentar (e estamos a falar da Reuters e não do jornal da aldeia!), limitando-se a enviar um e-mail com uma das desculpas mais absurdas que eu já ouvi na minha vida.

Onde há fumo, há fogo!

O povo é sábio e este dizer explica bem o que se está a passar aqui.

Eu, pela minha parte, nunca coloquei, não coloco e não colocarei nada do foro privado no Facebook!

Este não é o primeiro, nem o segundo, nem... caso em que o Facebook é posto em causa por um sem número de ilegalidades relativamente à maneira como usa e ABUSA da informação dos seus usuários.

E o facto de se tornarem legalmente proprietários da nossa informação assim que a lá colocamos é uma monstruosidade de todo o tamanho!

Só mesmo nos EUA é que tal seria permitido! Aqui na Europa, nem pensar, como todos sabem.

Tu não achares mal que façam negócio com a informação dos usuários, sem o seu consentimento é algo que me choca!

Mas, tens direito à tua opinião e eu devo respeitá-la. Mas, devo dizer mais uma vez, que ela me chocou e que estou em total desacordo com a mesma.

Cumps.
It is only in Love and Murder, that we still remain sincere! - Friedrich Durrenmatt
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Exploit » Sáb, 3 de Dezembro 2011, 3:33

Ele não disse isso.. o Cláudio pelo que entendi disse estava a dizer que se metemos lá informação é porque queremos.. ou seja não podemos depois queixar de termos dado os dados..

É como dar uma prenda a alguem e depois pedi-la de volta...
Exploit

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 3 de Dezembro 2011, 4:26

Exploit » Sáb Dez 03, 2011 3:33 am escreveu:Ele não disse isso.. o Cláudio pelo que entendi disse estava a dizer que se metemos lá informação é porque queremos.. ou seja não podemos depois queixar de termos dado os dados..

É como dar uma prenda a alguem e depois pedi-la de volta...

Atenção Exploit, nós não "DAMOS" os dados ao Facebook! Nós utilizamos o mesmo como rede social.
Ou seja, com modo de partilharmos o que quisermos, com quem nós quisermos!
Eu não autorizei a partilha dos meus dados com o Facebook! Tu autorizaste?

Eles apenas servem como ponto gratuito de armazenamento desses dados e, seguindo as NOSSAS directrizes (não as deles!), partilhamos o conteúdo com outros usuários.
Eles oferecem um serviço e em troca não ganham nada!
Dizem eles, porque depois pegam nos nosso dados, guardam-nos mesmo depois de nós termos decidido excluí-los e utilizam-nos para receberem dinheiro em troca de acesso aos mesmos (sem nossa autorização!) por parte dos gigantes da publicidade e quem sabe a mais quem!

Isso é ilegal! Minha opinião e pelos vistos, dos tribunais Europeus.

Ora o Cláudio escreveu que depois de lá termos colocado os dados não nos poderíamos queixar de ganharem dinheiro com eles. Portanto concordando com esta ilegalidade (na minha opinião!).
Isso não é assim! Como escrevi mais acima, quando abrimos uma conta no Facebook, não nos é dito em lado nenhum, que iram guardar os nossos dados mesmo depois de os excluirmos, contra a nossa vontade e também não nos informam que vão utilizar esses mesmos dados para os vender a empresas de publicidade de modo a eles ganharem dinheiro connosco!
Ou disseram-te a ti?

Pois a mim, não. E eu já me dei ao trabalho de ler os termos e condições do Facebook no que toca a este ponto (paciência!). E nada disto é lá referido!

Mas devo dizer e que fique bem explícito, que tenho imenso respeito pelo Cláudio e pelo trabalho que ele realiza tanto no blog como no forum.
Não se trata de um ataque pessoal, mas somente e apenas, de um diferença de opiniões.
E o Cláudio como pessoa inteligente que é, sabe-o de certeza!

Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor Claudio Novais » Sáb, 3 de Dezembro 2011, 15:14

Miguel72 » Sáb Dez 03, 2011 4:26 am escreveu: Ora o Cláudio escreveu que depois de lá termos colocado os dados não nos poderíamos queixar de ganharem dinheiro com eles. Portanto concordando com esta ilegalidade (na minha opinião!).
Isso não é assim! Como escrevi mais acima, quando abrimos uma conta no Facebook, não nos é dito em lado nenhum, que iram guardar os nossos dados mesmo depois de os excluirmos, contra a nossa vontade e também não nos informam que vão utilizar esses mesmos dados para os vender a empresas de publicidade de modo a eles ganharem dinheiro connosco!

Olá Miguel,

Antes de mais, longe de estar afetado com alguma coisa relativa a diferenças de opinião! Somos livres, pelo menos aqui no fórum de dizer o que quisermos desde que não infrinja a liberdade de outrem ou as regras que são poucas do Forum.

Entretanto, a minha opinião realmente é mais ou menos o que o Exploit disse. Mas friso que o que está a negrito está completamente certo e é daí que os utilizadores podem ganhar em tribunal com o Facebook.

Agora o que digo sobre o resto é o seguinte: o Facebook é um serviço de alguém (de uma pessoa dona dos seus servidores), não é uma loja à qual podemos pedir o livro de reclamações por estar aberta ao público; nem é outra coisa qualquer regida de regras normais no mundo real.

Ou seja, tal como o Exploit disse, se eu for a uma casa e inserir no respetivo correio uma carta com os segredos da minha vida, o que poderão os donos da casa fazer? O que quiserem pois fui eu que meti lá os dados e eles simplesmente receberam-nos. Não vamos agora tirar liberdade a eles pois eles não têm culpa de eu de livre vontade ir lá meter informação minha. É apenas neste sentido que me refiro e que fico do lado do facebook e Google. Somos nós que lhes estamos a alimentar e não eles que estão a roubar informação.

Agora, isto não significa que apoie as políticas deles. Aliás, eu não gosto nada de saber que eles conhecem os meus gostos, no entanto, se utilizo os serviços deles, tenho de me contentar com isso mesmo. Cada um é livre de escolher o que quiserem, se não gostam que tratem dos nossos dados simplesmente não utilizem o Facebook.

Aliás este tema de conversa fez-me lembrar um processo de uma empresa grande (bem como muitas outras mais pequenas) à Google por esta ter retirado a empresa dos índices de pesquisa. A tal empresa dizia que a Google tinha de pagar todos os prejuízos à empresa pois não andava a receber utilizadores da Google que normalmente lhe davam dinheiro. Mas agora pergunto: e a Google não pode fazer o que quiser nela própria? Se a Google quiser não pode simplesmente desligar o motor de busca e pronto?

Temos acima de tudo ter cuidado que a nossa liberdade não pode embater na liberdade do outro. E, por isso mesmo, se dou algo a alguém depois não posso querer alterar a liberdade do outro pelas asneiras que eu fiz. Ok? basicamente era esta a minha opinião que é mais relativa à liberdade das empresas e não às asneiras, que condeno, que elas fazem.
Claudio Novais
Editor do Ubuntued

Mensagempor Miguel Fonseca » Sáb, 3 de Dezembro 2011, 21:23

Boas Cláudio, estou de acordo contigo quando dizes que a culpa também é dos utilizadores, pois são eles que colocam à disposição da "maldade" do Facebook e outros os seus dados.

Mas isso não dá o direito ao Facebook de fazer o que quiser com esses mesmos dados, como tu próprio também o escreveste.

Quanto à Google, estamos em desacordo outra vez.
Se concordo contigo quando dizes que eles podem "fechar" o motor de pesquisa de vez, já discordo no ponto em que eles podem retirar da pesquisa quem eles quiserem.

Se observares os termos e condições do motor de busca em si, estão lá definidos os parâmetros de funcionamento do mesmo e, somente em caso de judicialmente ser encerrado um qualquer site, à Google não é permitido a parcialidade na inclusão de qualquer resultado. Ou seja, a Google não pode ser parcial, só porque tem um "problema pessoal" com determinado/a site/empresa. O serviço que dizem apresentar ao utilizador do motor de busca está sustentado em alguns parâmetros (ex. resultados apresentados por incidência na quantidade de visitas), mas nos mesmos não está, nem pode legalmente estar incluído um parâmetro de parcialidade na exclusão de um resultado baseado em gostos pessoais ou interesses económicos.

Eu tenho de dizer que não tinha conhecimento em particular do caso que referenciaste, mas provavelmente a Google terá perdido esse processo (pelo menos se foi na Europa é quase certo que o perdeu!).

Visto isto e, como disseste, não podemos apoiar estas "manobras" resultantes de interesses ilegais que entram em confronto com direitos fundamentais dos utilizadores destes tipos de serviços.

Sei, como escreveste, que também condenas este tipo de atitudes. E a ignorância de "alguns" utilizadores não pode ser utilizada como arma de arremesso em desfavor dos mesmos. Ainda para mais, quando os mecanismos utilizados para esse efeito são ilegais e com o único intuito do ganho financeiro por parte de empresas/pessoas gananciosas e sem escrúpulos.

Cumps.
Miguel Fonseca
Bleeding-edge Helper

Mensagempor José Craveiro » Dom, 4 de Dezembro 2011, 17:40

Já se escreveu muito aqui tanto na 1ª pessoa do singular mas sobretudo do plural e de uma forma muito generalista, o que aliás parece ser a única forma de podermos abordar a questão do facebook.

Seria mais fácil resolver tudo isto até há relativamente poucos anos quando em matéria de circulação de dados os métodos eram bem mais rudimentares, morosos e tantas vezes ineficazes em situações de real necessidade, mas de uma coisa poderíamos estar mais certos, se o facebook tivesse surgido nessa altura não seria mais do que uma sala cujos membros ou participantes interagissem com toda a discrição, ou pelo menos não teriam os dissabores que atualmente surgem como neste caso. Mas hoje a febre do “here and now” move o mundo inteiro e de uma coisa podemos estar certos, não há como travar este processo. Jamais enterremos a cabeça na areia negando que a palavra “acesso” veio para ficar e que certamente assuma proporções nunca antes vistas.

É desde há algum tempo urgente abrir os olhos não apenas literalmente e há muito boa gente cuja obsessão, não de comunicar e se expor (simplesmente falando), mas na forma como o faz conjugado com as ferramentas que utiliza, agora o que eu particularmente não aceito é que alguém se queixe dos resultados que estão plenamente sujeitos a esta entidade e que os canaliza, que a meu ver detém justamente os direitos sobre estes conteúdos; se somos enganados ou redirecionados para outra perspetiva aquando da suposta eliminação de conteúdos, ok, surge ou não o fator "embuste" e em caso positivo não é agradável e surge o direito de reclamar. Acho que boa parte não tem a verdadeira noção de que o facebook é uma empresa e não está nos seus estatutos integrar o grupo das sem fins lucrativos! Podemos ler imensas páginas acerca da gestão deste monopólio mas talvez não interiorizamos o suficiente ao ponto de encararmos este facto com a maior das normalidades. Abertura de conta grátis com direito à socialização nas suas diversas vertentes. Para muitos isto basta!
O facto é que não falta quem se entusiasme para além de uma linha de segurança que cada um devia saber determinar estabelecendo limites ao tipo de conteúdos que canaliza para estes espaços alicerçados no conceito de uma liberdade que se não é total muito se aproxima, se bem que este conceito se expanda com o tempo!

No meu caso particular, a minha atual conta no facebook é já a 3ª. Problemas com a 1ª devido à inexperiência e com vontade de deixar de ser uma ave rara face aos outros à minha volta querendo também ter uma conta; a 2ª de olhos mais abertos mas não o suficiente e daí também alguns problemas; a atual apenas com circulação não de pessoas mas de entidades ligadas à comunicação social para me manter informado das novidades. De modo algum coloco isto como exemplo porque nem sei se se considera como tal e muito menos estou preocupado em avaliar isso. É um espaço meu e como tal tomei essa liberdade e farto das grandes listas de pseudoamigos nem sempre bem acompanhados resultando em situações menos felizes, desde aí não voltei a ter problemas.
Escusado será dizer que todo o cuidado é pouco, mas levando em conta que o que quer que divulgue pode beneficiar-me ou comprometer-me, a minha linha de segurança está bem mais treinada e restritiva e como ajuda vale-me o facto de estar com as minhas atenções focadas em outros espaços para além do facebook. ;)
José Craveiro

Voltar para Notícias