Diminuindo a temperatura das placas de vídeo ATI Radeon no Linux
O ideal antes de se comprar um PC ou Notebook é verificar a compatibilidade dos componentes dele com a distribuição Linux que você usa. Existem algumas empresas que liberam drivers (proprietários) pra Linux, outras desenvolvem drivers Open Source e algumas outras, infelizmente não se preocupam em portar seus hardwares pra Linux.
No caso das placas de vídeo, as principais empresas do mercado (como nVidia e ATI) disponibilizam seus drivers proprietários pra Linux, apesar da comunidade também desenvolver versões open source compatíveis com estes hardwares. O problema é que nem sempre eles funcionam na mesma performance que os proprietários.
Se você possui alguma placa ATI Radeon, dependendo da sua distribuição Linux, já deve ter reparado que a mesma super aquece durante o uso. E é lógico que isso não é normal, e inclusive é perigoso.
No post de hoje vamos lhe ensinar a configurar o consumo correto de energia, diminuindo a temperatura da sua placa (Essa dica serve pra Ubuntu, Debian e Linux Mint). Vamos lá.
O primeiro passo é criar um script chamado ati-power-save, onde colocaremos as nossas opções de consumo.
sudo gedit /etc/init.d/ati-power-save
Agora nós temos duas opções pra escrever nosso script. Dependendo do seu sistema alguma delas pode não funcionar perfeitamente, logo você terá que testar pra ver qual se adapta melhor:
Dynpm
O método Dynpm é o mais eficiente, porém pode não funcionar com alguns hardwares. Este método irá ajustar a freqüência e tensão da GPU, baseado na demanda atual.
Coloque o conteúdo abaixo no seu script:
- Código: Selecionar todos
#!/bin/sh
# ATI power save echo dynpm > /sys/class/drm/card0/device/power_method
Profile
O método Profile é baseado em quatro perfis de energia que você escolher manualmente ou no momento da inicialização, usando um script como o que estamos criando aqui. Você pode escolher entre 1. “default” 2. “auto” 3. “low” 4. “high“.
Coloque o conteúdo abaixo no seu script:
- Código: Selecionar todos
#!/bin/sh
# ATI power save
echo profile > /sys/class/drm/card0/device/power_method
echo low > /sys/class/drm/card0/device/power_profile
Salve e saia do arquivo.
Agora vamos colocar nosso script na inicialização do sistema:
sudo mv ati-power-save /etc/init.d
sudo chmod +x /etc/init.d/ati-power-save
sudo update-rc.d ati-power-save defaults 99
sudo chmod +x /etc/init.d/ati-power-save
sudo update-rc.d ati-power-save defaults 99
Reinicie seu PC pra que as alterações tenham efeito.
Artigo indicado por Teles Barreto